“Preparem-se: se hoje as atividades realizadas pela internet, incluindo o Marketing Digital, já ocupam este espaço enorme, em poucos anos a Inteligência Artificial e o Machine Learning, ou aprendizado por máquinas, vão levar a atividade a um patamar muito mais elevado”, foi assim que Avinash Kaushik, autor de dois best best-sellers sobre análise de dados de marketing (Web Analytics 2.0 e Web Analytics: An Hour A Day) e evangelista de Marketing Digital do Google, começou sua palestra no RD Summit, maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina.

Hoje o aprendizado por máquinas já colocado em prática por ferramentas existentes no próprio Google, ajudam empresas a Aprender, Construir e Lucrar, a tríade mágica segundo Avinash Kaushik. Para ele, toda empresa de Marketing Digital deve ter e investir em uma equipe cada vez mais especializada em aprendizado por máquinas (Aprender).

Hoje o Google já oferece várias tecnologias que podem ser usadas nas empresas, como os filtros em que se podem digitar uma necessidade e ele devolve como informação somente aquilo que o perfil de quem procura permite transformar em negociação. Os dados filtrados geram velocidade, a empresa de Marketing tira proveito desta velocidade, deixando clientes mais satisfeitos (Construir).

A Inteligência Artificial vai ajudar a compreender o comportamento do consumidor, muito além da necessidade de um produto, a partir de uma simples busca pelo Google. O Google Analytics, por exemplo, coleta e seleciona dados a partir de uma rede neural que analisa bilhões de pessoas e direciona a solução correta a partir de uma necessidade, e a empresa atende com mais eficiência, gerando mais negócios (Lucrar).

Se a Inteligência Artificial como conhecemos hoje já mudou o mundo, em pouco tempo, com a Computação Quântica, as mudanças serão infinitamente maiores… É a Super Inteligência. Portanto, Kaushik recomenda: 5% da força de trabalho de cada empresa deve ser voltada para o treino em aprendizagem por máquinas; 25% do próprio funcionamento da empresa deve estar ligado e girar por meio do aprendizado por máquinas; e ainda: 50% do Marketing Digital promovido pela empresa deve envolver Machine Learning.