No Oracle OpenWorld 2017, o presidente do Conselho de Administração da Oracle e o CTO Larry Ellison apresentou o primeiro banco de dados autônomo na nuvem do mundo. Desenvolvido pela Oracle Database 18c , a próxima geração do banco de dados líder do setor, a Oracle Autonomous Database Cloud traz inovação com o conhecimento de máquinas para habilitar a automação que elimina o trabalho e erro humano e ajuste manual, para permitir disponibilidade, alto desempenho e segurança sem precedentes a um custo muito mais baixo.

“Isso é o mais importante que fizemos por muito tempo”, disse Ellison. “A automoção faz tudo. Nós podemos garantir disponibilidade de 99.995%, menos de 30 minutos de tempo de inatividade planejado ou não planejado.”.

O Oracle Autonomous Database Cloud elimina o trabalho humano associado ao ajuste, reparação, atualização e manutenção do banco de dados e inclui os seguintes recursos:

  • Auto-condução: fornece um ajuste de performance adaptável contínuo baseado na aprendizagem de máquina. Aplica automaticamente atualizações de segurança enquanto está sendo executado para proteger contra ataques cibernéticos.
  • Auto-dimensionamento: redimensiona instantaneamente cálculos/computação e armazenamento sem tempo de inatividade. As economias são multiplicadas porque a Oracle Autonomous Database Cloud consome menos cálculos/computação e armazenamento que o da Amazon, com menores custos de administração manual.
  • Auto-reparação: fornece proteção automática contra o tempo de inatividade. O SLA (Service Level of Agreement) garante 99.995% de confiabilidade e disponibilidade, o que reduz o custo do tempo de inatividade planejado e não planejado para menos de 30 minutos por ano.

O Oracle Autonomous Database Cloud l conta com muitos estilos de carga de trabalho diferentes, incluindo transações, cargas de trabalhos variadas, armazenamentos de dados, análise de gráficos, aplicativos departamentais, lojas de documentos e loT. A disponibilidade da Autonomous Database Cloud para carga de trabalho para armazenamento de dados está prevista para o ano-calendário de 2017.

Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud

Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud é um serviço na nuvem de próxima geração, construído com base na tecnologia autônoma/auto dirigível/auto-dirigido de banco de dados autônomo da Oracle, que usa aprendizagem de máquinas para oferecer performance, confiabilidade e facilidade de implantação sem precedentes para armazenamento de dados. Como um serviço de nuvem autônomo/auto dirigível/auto-dirigido, elimina tarefas de gerenciamento manual propensas a erros e liberta recursos DBA, que agora podem ser aplicados na implementação de projetos comerciais mais estratégicos.

“Toda organização está tentando aproveitar a enorme quantidade de dados gerados em nossa economia digital”, disse Carl Olofson, vice-presidente de pesquisa da IDC. “Com uma história de liderança estabelecida no segmento de mercado de software de banco de dados, não é surpresa que a Oracle seja pioneira em uma plataforma de gerenciamento de dados de próxima geração. Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud foi projetado para fornecer performance de tecnologia líder do setor de banco de dados com flexibilidade incomparável, escala empresarial e simplicidade. O intuito é garantir que as empresas obtenham mais valor de seus dados e modernizar a forma como os dados são gerenciados”.

Os destaques do Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud incluem:

  • Simplicidade: Ao contrário dos serviços tradicionais na nuvem com configurações complexas e manuais que requerem um especialista em banco de dados para especificar chaves de distribuição de dados e chaves de classificação, criar índices, reorganizar dados ou ajustar a compressão, o Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud é um serviço simples de “carregar e ir”. Os usuários especificam tabelas, carregam dados e, em seguida, executam suas cargas de trabalho em questão de segundos – não é necessária nenhuma sintonização manual.
  • Desempenho líder da indústria: Ao contrário dos serviços tradicionais na nuvem, que usam formas de computação/cálculos genéricas para serviços de nuvem de banco de dados, o Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud é construído na plataforma Oracle Exadata de alto performance. A performance é ainda melhorada por algoritmos de aprendizagem de máquina totalmente integrados que geram cache automático, indexação adaptável e compressão avançada.
  • Elasticidade instantânea: Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud aloca novos armazenamento de dados de qualquer tamanho em segundos e as escalas computam/calculam e armazenam recursos independentemente um do outro sem tempo de inatividade. A elasticidade permite aos clientes pagar exatamente pelos recursos que as cargas de trabalho do banco de dados exigem à medida que crescem e diminuem.