Este mês conversamos com Roberta Noronha, Diretora de RI e Planejamento Estratégico da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, empresa do Grupo Jereissati voltada para o segmento de shopping centers no Brasil. A empresa conta com participação em 17 shopping centers, 1 Premium Outlet e 4 torres comerciais, que geram mais de 3500 empregos diretos e mais de 25 mil empregos indiretos. A empresa acaba de lançar um novo projeto da sua área de inovação que tem como objetivo se aproximar do ecossistema de startups e gerar inovação para a companhia.

 

Sabemos que os sistemas de gestão, as estruturas organizacionais e os métodos de bonificação de executivos são estruturados de forma a orientar os recursos da corporação, mas muitas companhias já perceberam que se quiserem continuar atuando de forma representativa em seus mercados, precisam de agilidade e pensar fora da caixa, coisa que as startups fazem muito bem. Pensando nisso, a Iguatemi lançou o Pitch, uma iniciativa que irá promover encontros rápidos, de 15 minutos, uma vez por mês, para que os profissionais interessados apresentem soluções inovadoras, novos produtos ou serviços para um comitê executivo da empresa.

“A maioria das pessoas logo pensam em varejo, mas nosso mercado é muito mais abrangente, precisamos de soluções para segurança, limpeza e muitas outras áreas”, destaca Roberta.

Segundo a Diretora, a companhia está em busca de soluções disruptivas, por isso o programa abrange soluções para as áreas de Administração e Serviços, Comerciais e Mídia, Controladoria, Desenvolvimento e Gestão Imobiliária, Financeiro, Engenharia e Arquitetura, Jurídico, Marketing e Relacionamento, Mix, Varejo, Operações, RH e Gestão e TI, o único requisito é que sejam focadas e que se apliquem no business da companhia.

“Somos a primeira empresa de shoppings do Brasil a criar um projeto deste segmento, que irá dar visibilidade para startups e empresas, impulsionando o empreendedorismo. Moderna, ágil e criativa, a Iguatemi sempre esteve focada em desenvolver projetos e soluções inovadoras capazes de atender às demandas do ciclo de desenvolvimento do país e o Pitch é uma verdadeira tradução deste pilar”, conta Cristina Betts, Vice-Presidente de finanças e RI da companhia.

O primeiro encontro entre empreendedores e executivos da companhia aconteceu no último dia 6 e segundo Roberta, teve resultados muito positivos. “Foi uma experiência muito bacana e fizemos questão que representantes de diferentes áreas estivessem presentes para entender a dinâmica e enxergar que é possível inovar de forma rápida junto com os empreendedores”. O encontro contou com empresas ligadas a temas como reconhecimento facial, gestão de contrato jurídico, estruturação de dados internos para ferramentas de buscas, ferramentas de comunicação interativa, oportunidades para terceira idade, análise de comportamento e relacionamento com colaboradores.

Ficou animado para participar? É simples, basta se inscrever no programa por meio do site e contar em poucas palavras o que sua startup ou empresa faz de inovador e seus diferenciais. A Iguatemi fará uma avaliação e você poderá ser convidado para participar do encontro em que terá 15 minutos para apresentar sua solução.