* Por Lauro Freire
O Customer Success (sucesso do cliente, em inglês), é um conceito que possui cada vez mais relevância dentro das empresas e para nós gestores. Aos poucos, passamos a perceber a importância de possuir uma cultura centrada no consumidor, de maneira alinhar sua estratégia corporativa ao sucesso de seu público-alvo.
Entenda o conceito
Ao longo dos anos tenho percebido que a expectativa dos consumidores em relação às companhias prestadoras de serviço mudou. Hoje, entregar apenas um bom produto a um preço convidativo não é o bastante. Vejo que os clientes buscam por experiências únicas, e é por isso que o Customer Success garante a melhor vivência por meio da geração de valor. Em outras palavras, cabe ao gestor concentrar em um setor todo o sistema de atendimento de maneira a ir além da entrega ou instalação do software, no caso de empresas de tecnologia. Assim, é possível verificar as interações conforme elas acontecem, o que permite que o líder encontre pontos fracos na operação e identifique o que pode ser melhorado.
Fidelizar é a chave do sucesso
Philip Kotler, o guru do Marketing, afirma que conquistar um novo cliente custa entre cinco e sete vezes mais do que mantê-lo. Ou seja, nós gestores precisamos ter em mente que a fidelização é a alma do negócio, pois o valor que seria gasto para recuperar um consumidor perdido, poderia ser usado para cativar um novo.
A meu ver, o Customer Success permite maior assertividade na oferta de produtos e serviços, além de possibilitar um relacionamento profundo e duradouro com o público. Quando demonstramos para ele a sua importância e tudo que o envolve, a empresa o conquista, o que é meio caminho andado para uma parceria de sucesso.
Considero o feedback do cliente como um dos melhores indicadores de qualidade. Por isso, acredito que a área de Customer Success permite que o gestor seja capaz de ponderar cada avaliação e utilizar suas críticas e sugestões como maneira de melhorar sua abordagem e serviços.
Por isso, avalio que manter um relacionamento de confiança também faz com que a empresa enxergue uma possibilidade de ofertar um upgrade de produto ou serviço ao notar que o consumidor mudou de patamar em aspecto comercial. Dessa maneira, ele não será apenas fiel, mas também recorrente. E esse é o melhor dos mundos para demonstrar que há credibilidade.
* Lauro Freire é sócio-diretor da BgmRodotec, empresa do segmento de software de gestão para companhias de transporte
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.