Se há alguns anos você dissesse para Eric Santos, CEO da Resultado Digitais, que em 2017 ele teria 10 mil clientes e que seu evento, RD Summit, seria o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina, ele não acreditaria.

Eric despertou seu interesse pelo empreendedorismo quando ainda estava na faculdade trabalhando em uma empresa de tecnologia e começou a se aproximar do ecossistema de Florianópolis, que hoje está consolidado no cenário mundial como um Polo Tecnológico, o terceiro maior do Brasil.

“Eu comecei a pensar na possibilidade de abrir meu próprio negócio, o que até então, não passava pela minha cabeça e percebi que era o momento certo, pois estava começando minha carreira e se nada desse certo, eu poderia voltar para o mercado de trabalho. Em 2004 abri minha primeira empresa de Mobile, mas o bichinho do empreendedorismo me picou e nunca mais saiu”, comenta.

E foi em 2011 que Eric fundou a Resultados Digitais com o objetivo de ajudar empresas de todos os portes e segmentos a entender e a aproveitar os benefícios do marketing digital, conquistando resultados reais e efetivos para seus negócios. Hoje a empresa é líder do mercado latino-americano em soluções de automação de marketing e vendas. A companhia é desenvolvedora do RD Station, uma plataforma que ajuda pequenas e médias empresas a ampliar a geração de negócios e vendas utilizando ferramentas de marketing digital.

O software reúne uma série de soluções de automação de marketing para geração e nutrição de leads, email marketing, gestão de contatos e oportunidades, mídias sociais, otimização de sites e SEO, além de business intelligence e analytics.

Desafios

Eric conta que teve desafios diferentes em diferentes momentos da sua trajetória. No início, por exemplo, foi Market Fit, achar um produto que as pessoas estivessem dispostas pagar. Outro desafio foi encontrar um modelo previsível de crescer, adquirir clientes, depois escalabilidade. Segundo Eric, os desafios vão apenas mudando de figura, mas eles estão sempre presentes. Importante ressaltar que a Resultados Digitais se manteve por dois anos com bootstrapping , apenas com recurso próprio.

E como superar os desafios? Parte fundamental é contar com mentores experientes que podem contribuir com o seu negócio. Eric destaca que é muito importante os empreendedores buscarem experiências e insights em diferentes fontes. No caso da Resultados Digitais, eles contaram e ainda contam com a ajuda de vários mentores e muitos deles, estavam palestrando durante o RD Summit 2017.

Expansão do RD Summit

Eric contou ao Startupi que frequenta muitos eventos e acha que o papel deles nos últimos anos mudou. Ao invés de apenas passar informação eles devem fazer conexões, trazer inspirações e conhecimento para que os participantes coloquem tudo em pratica quando voltarem para casa.

Em 2011 eles começaram um projeto de conteúdo na RD e sentiram falta de um contato físico com clientes e espectadores e como ninguém estava fazendo algo parecido no mercado, decidiram criar o RD Summit. Existiam outros eventos de marketing, mas totalmente diferente da proposta que eles tinham, que era pegar pessoas que estavam realmente utilizando técnicas no seu dia a dia e gerar conteúdos práticos com um nível de conteúdo muito alto a ponto do palestrante fazer sua apresentação e sentar para ver o próximo. “Foi esse espírito que trouxemos desde o primeiro evento, que foi muito diferente do que temos hoje, ele tinha uma estrutura pequena, mas sempre com pessoas dispostas a contribuir, criar e pensar na comunidade”.

Hoje o RD Summit é o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina e este ano, aconteceu no Centro de Convenções Centro Sul. Durante três dias, reuniu mais de 8 mil pessoas que participaram de 93 horas de palestras simultâneas em sete salas. O evento contou também com 80 expositores na feira de negócios.

Com o sucesso das edições anuais, foi criado o RD on the Road, um projeto itinerante que vem aumentando e diversificando sua presença pelo país. Em 2016 ele passou por 11 cidades, entre elas: Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Goiânia. A ideia é expandir essa ação cada vez mais levando conteúdos de qualidade para mais cidades. Sobre o RD Summit, quem participou de outras edições, notou uma mudança significativa no tamanho no evento. Segundo Eric, os planos para as próximas edições, é manter o crescimento, mas com qualidade e quem sabe, não focar o evento em apenas um local, mas contar com eventos simultâneos espalhados pela cidade como o SXSW por exemplo.

E será mesmo que Eric não imaginava todo esse sucesso? Na sua cabeça talvez não, mas as planilhas da Resultados Digitais não negam e se você olhar, estava tudo ali. Eric acredita muito na visão de longo prazo e cita o Experimento do marshmallow como exemplo. Se você desse um marshmallow para um criança e dissesse para ela esperar 15 minutos e que se ela conseguisse ficaria com 2 marshmallows, quantas você acha que conseguiriam aguardar?

Veja o vídeo abaixo!

Isso tudo trata-se de um teste realizados nos anos 70 liderado por um psicólogo professor da Universidade de Stanford. Os pesquisadores descobriram que as crianças que foram capazes de esperar por mais tempo pela possível recompensa apresentaram tendência de ter melhor êxito na vida.

Trocar algo imediato por algo a longo prazo é muito difícil, e nós vivemos isso no dia a dia e pode ser facilmente aplicado na vida dos empreendedores por que afinal, é ainda mais difícil entender o impacto que tendências exponenciais tem a longo prazo. Segundo Eric, curvas exponenciais começam muito ruins, e é naturalmente o momento da frustração em que você investe, investe e seu crescimento é muito devagar. “Grandes transformações são criadas com visão de longo prazo, viés para execução, muito aprendizado e resiliência”, comenta Eric.

Próximos planos

A Resultados Digitais recebeu um investimento total de R$83 milhões, possui 10 mil clientes e no momento estão focados no plano de expansão do seu modelo de negócio no Brasil e também América Latina. Eles começaram com Colômbia e México, e depois o plano é alcançar Argentina Espanha e Portugal. “Essa iniciativa, apesar de pequena, está crescendo mais rápida do que cresceu aqui no Brasil, estamos muito esperançosos e plantando para colher os resultados no futuro”, finaliza.