Os acidentes vasculares cerebrais podem acontecer com qualquer pessoa em qualquer momento e o número de AVCs que os jovens experimentam está aumentando. Na América, houve um aumento de 44 % no número de adultos jovens hospitalizados por acidente vascular cerebral nos últimos 10 anos. Globalmente, é a segunda causa de morte.

Para ajudar encontrar uma solução para este problema, a Qualcomm está ajudando médicos e outras pessoas a diagnosticar AVC mais rápido e, por sua vez, reduzir o impacto a longo prazo da doença. “Colaboramos com os pioneiros da indústria VR ForwardXP e Leap Motion, bem como o Dr. Raj Dahiya, oncologista de radiação de renome e fundador de um laboratório de testes de diagnóstico de alta complexidade, para criar Think FAST, uma aplicação de vanguarda de realidade virtual para demonstrar como esta tecnologia pode ser utilizada para educar pessoas sobre AVC e, finalmente, para salvar vidas. A aplicação aproveita a prova FAST para diagnósticos de acidente vascular cerebral, aprovada pela American Stroke Association”, diz o comunicado da Qualcomm.

Com o objetivo de reinventar educação e treinamento em saúde, o Think F.A.S.T. imersa qualquer pessoa, de estudantes de medicina a pacientes, em um ambiente de VR médica onde eles recebem conteúdo de instrução prático que simula um exame de AVC abrangente do mundo real. Na verdade, se você suspeita de ter sofrido um acidente vascular cerebral, você pode identificar seus sintomas e auto-diagnosticar sua condição, permitindo que você reaja rapidamente e procure ajuda médica, o que poderia aumentar suas chances de recuperação.

O aplicativo fornece um pequeno tutorial sobre sintomas de acidente vascular cerebral e acompanha o usuário através do exame, utilizando o F.A.S.T internacionalmente reconhecido, sistema para diagnosticar um paciente: F.A.S.T = F = facial drooping; A = arm weakness; S = slurred speech or speech difficulty; T = time to medical help. Além disso, o usuário da aplicação também poderá interagir com o paciente, por meio de perguntas e imagem, para que o programa ajude a encontrar sintomas de AVC.