* Por Diego Carmona

Como diz o velho ditado popular: “A propaganda é a alma do negócio”. De fato, você pode ter o produto da melhor qualidade, mas se não conseguir atingir as pessoas que gostariam de adquiri-lo, dificilmente conseguirá vender de maneira escalável, certo?

Antigamente isso era bem mais complicado. Isso porque as maneiras tradicionais e offline de anunciar possuíam – e ainda possuem – custos elevadíssimos, que nem sempre garantem os resultados desejados. Até porque quase nunca dá para mensurar fidedignamente o retorno do investimento nesses casos.

Contudo, hoje em dia, com o Marketing Digital tudo ficou mais fácil e democrático: Empresas dos mais diferentes tamanhos e setores podem anunciar, crescer e aparecer para o seu público sem dificuldade.

E o Facebook Ads é uma das alternativas mais importantes, porém, muitos negócios ainda não investem e têm certo receio em começar a anunciar por lá. Pensando nisso, eu resolvi listar 5 bons motivos para você pensar mais nessa possibilidade.

Vamos conferir cada um deles?

1 – Possibilidade de escala

O primeiro motivo para anunciar no Facebook é o mais óbvio, mas vale salientar: O Facebook é a maior rede social da atualidade, com 2 bilhões de usuários ativos em todo o planeta.

É tanta gente reunida no mesmo lugar que encontramos facilmente pessoas dos mais diferentes interesses e nichos. O que quer dizer que não importa muito o segmento que você atua, é quase certo que seu público-alvo esteja por lá.

Outro ponto positivo é que grande parte dessas pessoas passa a maior parte do tempo livre conferindo o seu feed de notícias. Para se ter uma ideia da magnitude, segundo uma pesquisa realizada pelo Face, 99% das pessoas afirmaram que leem os posts das marcas no Face e 68% relataram utilizar a rede para descobrir novos produtos.

Como se não bastasse tudo isso, ao anunciar no Facebook você tem a opção de anunciar também na rede social que mais cresceu nos últimos anos: O Instagram.

Pode ser que você esteja se perguntando: ‘Mas não basta postar por lá organicamente?’ É claro que isso ajuda, é essencial ter uma presença forte e constante por lá.

Mas lembre-se que o famoso algoritmo do Facebook limita muito o alcance das suas postagens até entre as pessoas que já curtiram e acompanham sua página. Investir um pouco de dinheiro para divulgar seu conteúdo por lá acaba sendo a forcinha que você precisa para alcançar as pessoas certas.

2 – Impactar pessoas em estágios diferentes do Funil de Vendas

Outra grande razão para anunciar no Facebook com certeza é essa. Se você anuncia no Google Adwords, sabe que este depende da busca do usuário no Google, certo? No Facebook não é assim que acontece.

O seu público pode estar acompanhando o feed tranquilamente e de repente se deparar com um anúncio feito por você. Isso quer dizer que o Facebook possibilita que você impacte pessoas que nem sequer sabiam que possuíam um problema e, portanto, nunca fariam uma busca para saber mais ele.

Ou seja, enquanto o Google Adwords é bom para alcançar pessoas que estão mais avançadas no Funil de Vendas, o Facebook Ads é perfeito para atrair as pessoas que ainda não estão prontas para a compra.

O que é extremamente relevante para empresas que estão iniciando e ainda não conquistaram a confiança do seu público. Afinal, redes sociais são os lugares perfeitos para se relacionar com pessoas interessantes para o seu negócio.

Sem contar que os formatos de anúncios que o Facebook oferece são bastante atrativos, o que facilita a atração de pessoas que não conhecem a sua marca. Entendeu agora por que aderir ao Facebook Ads pode elevar e muito o alcance da sua marca?

Gosto de dizer que o Facebook Ads é ajuda para os empreendedores darem aquele pontapé inicial e conquistarem autoridade no nicho de atuação. Principalmente, se você trabalhar para nutrir o seu público com bons conteúdos de modo a aumentar sua credibilidade e, assim, a chance de fechar a venda.

3 – Segmentação eficiente

Um dos maiores motivos para anunciar no Facebook com certeza é esse: A segmentação eficiente. E não preciso dizer que ao direcionar os seus anúncios fica muito mais fácil aumentar as vendas do seu negócio, certo?

Isso acontece porque nas redes sociais, diferente do Google, as pessoas acabam inserindo dados importantes delas, informações estas que o Facebook utiliza para levar o conteúdo certo para o público certo.

Aliás, não apenas por isso. A rede do tio Mark permite a criação de públicos com base em interações na sua própria página do Facebook ou até mesmo fora dele, como o seu site, por meio do chamado ‘Pixel do Facebook’.

Não tem como não atingir as pessoas do seu interesse assim. E com anúncios mais segmentados, os leads se tornam mais qualificados, o que significa custo menor, que é justamente o que falaremos a seguir.

4 – Baixo custo

Isso mesmo. Se você comparar com os outras formas de anunciar, verá que o no Facebook o investimento é mais baixo, você pode ter grandes resultados com pouco reais. Para quem está começando isso, com certeza, é uma baita vantagem.

De fato, no Facebook há opções para todos os bolsos e como muitos especialistas da área afirma: Se a quantidade de dinheiro fosse tão determinante assim, nós jamais seríamos impactados por anúncios de pequenas empresas por lá, as grandes dominariam nosso feed de notícias.

No Facebook assim como em qualquer outro lugar, a estratégia vale mais que o dinheiro. Estude, pense, planeje, teste e colha os frutos do seu trabalho mesmo começando com pouco.

5 – Análise dos seus anúncios

Para fechar os cinco maiores motivos para anunciar no Facebook Ads, eu não poderia deixar de citar esse.

Afinal, o Facebook oferece tudo que você precisa para acompanhar os resultados dos anúncios criados por você. Isso é fundamental para que você saiba o que está funcionando mais e menos dentro das suas campanhas, concentrando seus esforços onde realmente existe retorno.

Enfim, se no Marketing Digital a máxima é ‘Erre rápido e erre barato’, o Facebook Ads com certeza é uma das ferramentas que permitem que isso aconteça.

Apenas lembre-se que não basta ter todas as métricas possíveis se você não analisar continuamente os dados gerados. Acompanhe, analise e corra na direção do seu sucesso.

É, como você deve ter percebido, não é à toa que ano passado a primeira rede social de Zuckerberg contava com mais de 3 milhões de anunciantes ativos no mundo. E você, será o próximo?


Diego CarmonaDiego Carmona é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet. O leadlovers é uma plataforma pioneira no país que oferece serviços completos em automação de marketing para startups, pequenas e médias empresas e produtores do mercado digital.