A TOTVS lançou hoje sua nova iniciativa para fomentar o empreendedorismo e a inovação: o iDEXO, um instituto sem fins lucrativos, que tem o propósito de conectar startups, empreendedores, desenvolvedores e grandes empresas na busca por novas soluções de negócios.

Segundo Gustavo Torres, diretor geral do iDEXO, o grande diferencial da iniciativa é que ela disponibilizará infraestrutura e tecnologias (incluindo abertura de APIs), aplicadas com as mais modernas metodologias globais de mentoria, além de estimular a possibilidade de investimento junto a empresas associadas.”A ideia é criar um grande ecossistema baseado no conceito de coinovação, ou seja, incentivando a conexão entre empresas já consolidadas de mercado com novos empreendedores para que, juntos, possam inovar e criar soluções para demandas de organizações e setores”, destaca o diretor.

O programa começa com as seleções, que acontecerão três vezes ao ano, para novos empreendedores, sejam startups ou desenvolvedores autônomos, que desejem se juntar ao instituto e colaborar nos projetos. A primeira delas está prevista para novembro deste ano.

Eles estão em busca de soluções que utilizem Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Blockchain para diversos segmentos como Varejo, Educação, Saúde, Fintech, Travel & Hospitality, Supply Chain e Logísitca.

Depois disso, as startups selecionadas participarão de um programa de aceleração com duração de três meses onde os empreendedores receberão todo apoio técnico, infraestrutura e mentoria para desenvolverem seus produtos. No final, eles farão uma apresentação de Pitch  para uma banca avaliadora formada por profissionais do mercado e de empresas associadas, que escolherão os ganhadores. As soluções que já estiverem maduras poderão receber investimentos das organizações parceiras, para continuarem seus negócios de forma independente.

Todo programa acontecerá no espaço iDEXO, localizado dentro da nova sede da TOTVS, na Zona Norte de São Paulo, que conta com 180 estações de trabalho e irá abrigar cerca de 40 startups.

Parceiros da iniciativa

Todo programa contará com a consultoria da Hyper Island, uma das mais renomadas escolas de inovação digital do mundo com foco no desenvolvimento do pensamento criativo. Ela irá trabalhar fortemente o mindset e cultura dos empreendedores selecionados. “Acreditamos que criar espaços para acelerar a experimentação e o aprendizado pode gerar benefícios diretos e indiretos muito valiosos para o nosso ecossistema como um todo. Ficamos muito honrados de poder colaborar com esta iniciativa”, diz Nathalie Trutmann, Managing Director Latin America da Hyper Island.

A iniciativa conta também com apoio do Banco ABC, um banco múltiplo especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte e a Soluti, empresa especializada em certificação digital. Além do Governo de Ontário, principal província canadense, que apoiará na divulgação internacional do projeto e captação das startups; a Mobile Marketing Association (MMA), iMaster; ESPM; Tupia Lab e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs).

“O iDEXO não é só um espaço, um coworking ou uma aceleradora, ele foi pensado para estimular a criação de novas empresas e fortalecer cada vez mais o ecossistema. Queremos criar um sólido programa de incentivo ao empreendedorismo no País, com a formação de profissionais preparados para adaptarem seus negócios a um mundo em constante mudança”, finaliza Laércio Cosentino, CEO da TOTVS.