A mudança no comportamento do consumidor gerou a necessidade de reinvenção por parte do varejo. A facilidade de pesquisa, comparação de preços e informações detalhadas, além da comodidade em adquirir um produto sem sair de casa, tem impulsionado um mercado que dobrou de tamanho nos últimos quatro anos e movimentou mais de R$ 50 bilhões em 2016, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além disso, o cliente, cada vez mais omnichannel, utiliza diversos canais para realizar sua compra ou buscar informações sobre o que vê nas prateleiras.

Na era da Transformação Digital, assimilar essa tendência tem sido uma dificuldade para a Indústria, uma vez que os dados e estudos disponíveis ao mercado pouco ajudam as marcas a enxergar e entender a jornada do consumidor online. Neste contexto, a Intellibrand chega com a proposta de auxiliar fabricantes e o varejo digital a colaborarem por meio de uma solução prática de Digital Trade Marketing, que consegue traduzir os fundamentos de venda das marcas em uma loja física, como, por exemplo, a participação e a visibilidade de uma marca na gôndola, o merchandising, a precificação, entre outras informações estratégicas, para uma ação assertiva e em tempo real nas lojas virtuais.

A Intellibrand é a evolução da eRA, empresa especializada em varejo digital fundada em 2013 pelos sócios Chau Sanh e Francesco Weiss, eque em 2017 aportaram mais de R$ 5 milhões em conjunto com a DGF Investimentos, fundo reconhecido por investir em empresas de alta tecnologia e líderes em seus segmentos. Após anos de estudos sobre o comportamento do consumidor online, e com ampla experiência erelacionamento com os principais players do varejo digital, os sócios criaram uma solução inovadora e capaz de entregar aos fabricantes dados acionáveis – externos e internos – das lojas virtuais, adicionando inteligência estratégica às marcas para desenvolver o canal digital em conjunto com o e-commerce, a fim de melhorar a experiência de compra e alavancar as vendas.

De acordo com o CCO Francesco Weiss, a transformação digital e o desenvolvimento do e-commerce estão no radar dos gestores, que ainda não sabem como melhorar a eficiência e formato de atuação. “Estamos desenvolvendo o mercado para auxiliar as marcas na adaptação de uma nova forma de venda. Quem investir e acreditar agora sairá na frente, liderando um novo nicho ao qual seus concorrentes ainda não dãoa devida atenção”, afirma o executivo.

Expansão internacional

A companhia fundada inicialmente como eRA, hoje Intellibrand, é responsável pela geração de inteligência competitiva e integração do varejo para grandes players de representação global como Unilever, Reckitt Beckinser, Johnson & Johnson, Pernod Ricard, entre outros. Segundo o CEO Chau Sanh, o início da expansão do uso da solução por parte dos clientes em outros países demonstra a importância que a solução tem no futuro dos negócios das grandes indústrias. “Nosso rápido crescimento e o reconhecimento do fundo DGF impulsionaram nossa necessidade de reposicionamento e expansão para o mercado internacional, a fim de atender a demanda dos nossos parceiros também naAmérica Latina”, finaliza Chau.