A startup britânica Tandem, que pretende construir um banco 100% digital, anunciou na segunda-feira que assinou um acordo para comprar o negócio bancário da loja de departamento de luxo Harrods. Os dados financeiros do negócio não foram divulgados.

Os proprietários do Qatari do Harrods Bank estão injetando 80 milhões de libras no banco como parte do negócio, um impulso para a Tandem após um recuo de financiamento no início deste ano.

A Tandem anunciou em dezembro passado que garantiu um investimento de 35 milhões de libras na loja de departamentos da Fraser. No entanto, House of Fraser é de propriedade do Sanpower da China, e uma repressão de Pequim na fuga de capitais levou uma queda ao investimento depois que a Tandem recebeu apenas 6 milhões de libras dos 35 milhões investidos.

O recuo de financiamento levou a Tandem a perder sua licença bancária, pois já não atendeu aos requisitos de capital. A startup, fundada em 2014, também reduziu números de pessoal total de cerca de 120 a 80.

A Tandem disse em uma postagem em seu blog anunciando o acordo do Harrods Bank de que a transação significa que seu “futuro está seguro”.

O Harrods Bank traz um livro de empréstimo de cerca de 200 milhões de libras e mais de 300 milhões de libras de depósitos. O banco perdeu 8,4 milhões de libras no ano passado.

O atraso no financiamento e a emissão de licenças da Tandem atrasaram o lançamento de sua conta de poupança, mas a Tandem disse na segunda-feira que o acordo deve ajudar a acelerar o lançamento, permitindo que ele aconteça até o final do ano.

Ricky Knox, fundador e CEO da Tandem, disse em um comunicado: “A Tandem foi construída com base em mais de 11 mil cofundadores, que nos ajudaram a moldar produtos e serviços que realmente fazem a diferença em suas vidas. Essa aquisição nos permitirá dimensionar o negócio e garantir que possamos introduzir tantas pessoas quanto possível para uma nova forma de operação bancária”.

A marca Harrods Bank será eliminada em favor da Tandem.

No mês passado, a Tandem lançou seu aplicativo para sua comunidade de “cofundadores”. O aplicativo permite que as pessoas vejam todas as contas bancárias em um único lugar e monitorem os gastos. A Tandem também está testando seus cartões de crédito internamente, com planos para lançar ao público no final deste ano.

A Tandem é um dos vários bancos de aplicativos criados na Grã-Bretanha nos últimos anos. Outros incluem Monzo, Atom e Starling. A Tandem arrecadou mais de 25 milhões de libras até agora de investidores, incluindo o fundador da eBay, Pierre Omidyar.

As informações são do Business Insider.