O prefeito João Doria assinou nesta sexta-feira (25), um acordo de cooperação com Horácio Larreta, prefeito de Buenos Aires. O documento pretende intensificar as relações de negócios entre São Paulo e a cidade argentina, que é a terceira maior parceira comercial do Brasil. Este é o primeiro documento deste tipo firmado entre os dois municípios e busca definir uma agenda conjunta de negócios, investimentos e exportações.

O acordo é realizado em conjunto com os presidentes da São Paulo Negócios, Juan Quirós, e da Invest Buenos Aires, Alejo Baltazar Rodriguez, e tem validade de dois anos, com a possibilidade de renovação por mais dois. A proposta é realizar rodadas de negócios, uma missão comercial a Buenos Aires e dois roadshows de investimentos, um em cada cidade.

Nos últimos meses, a São Paulo Negócios realizou levantamento de oportunidades envolvendo os principais produtos e serviços negociados entre as duas cidades. Com os dados, a agência identificou três áreas de atuação: abertura de mercado para novos produtos (como alimentos, em especial o setor de frutas); setores que podem ser consolidados (como o aeronáutico); e os setores em devemos recuperar mercado. Nessa área, são mais de 160 itens, com destaque para máquinas, equipamentos industriais e motores; cosméticos e produtos químicos. Na área de exportação de serviços, o objetivo é alavancar os setores de produções audiovisuais, serviços de entretenimento e produções artísticas, tecnologia da informação (em especial desenvolvimento de aplicativos e sistemas de gerenciamento) e produção de conteúdo online.

“A finalidade deste acordo é incrementar a corrente de comércio entre ambas as cidades, que hoje gira em torno de US$ 583 milhões por ano, uma cifra pequena diante do tamanho das empresas de Buenos Aires e São Paulo. Esse acordo nos permite abrir novas oportunidades de negócios para as empresas paulistanas”, afirma Quirós.

Na manhã desta sexta-feira, houve uma reunião com mais de 150 empresários paulistanos e argentinos no Hotel Intercontinental para um seminário organizado pela Apex-Brasil, a SP Negócios e a Invest BA. Na ocasião, os municípios apresentaram as oportunidades de negócios, investimentos e exportações aos participantes.