No Brasil, existem atualmente 193 startups com soluções para o segmento automotivo, sendo que 28% investem na área de logística e transporte, 27% em recursos para mobilidade, 23% em tecnologia automotiva e 22% em tecnologia aplicada. É o que mostra o Liga Insights AutoTech, maior estudo já feito no Brasil sobre startups do setor, realizado pela Liga Ventures – aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas – que analisou um banco de dados com mais de 5 mil startups no país e separou as que atendem o mercado auto.

estudo mostra algumas tendências para o setor. Uma das principais é a expansão no Brasil do compartilhamento de veículos, com uma série de startups focadas em facilitar esta prática. “O compartilhamento já é conhecido entre consumidores, mas começa a entrar no mundo das empresas. Esta nova cultura de mobilidade vai mudar tudo, incluindo a forma de produzir o veículo, o design, autonomia e durabilidade”, explica Rogério Tamassia, sócio-diretor da Liga Ventures. “Para a indústria, é importante não encarar esta mudança como ameaça, mas entender o processo, se adaptar e buscar oportunidades de negócios”, afirma.

Carro Automatizado e Assistência ao motorista

A automação é outra disrupção no segmento. Já há no Brasil iniciativas de carros que ligam e desligam sozinhos, têm o perímetro de utilização predefinido pelo proprietário, dispositivos de check-in e check-out do veículo pelo celular e sensores inteligentes que monitoram toda a frota e comportamento dos motoristas, entre outras. “São tecnologias ainda incipientes no país, mas que prometem tornar os veículos ainda mais inteligentes no futuro”, explica Rogério.

Indústria 4.0 e Smart City

A forma de produzir veículos e controlar as frotas também devem mudar, com a adoção da Indústria 4.0 e de sistemas inteligentes de gestão. Tecnologias como realidade aumentada, inteligência artificial e Internet das Coisas passam a entrar no radar das empresas do segmento, com sistemas conectados e dados em tempo real para o monitoramento de processos de qualidade, garantia de conformidade de produção e busca por melhorias e eficiência nas linhas e cadeias produtivas.

Outra novidade são soluções com alto impacto social, como algumas iniciativas de “Smart City” – em que o veículo e o motorista ajudam a identificar e reportar problemas na cidade – e sistemas de educação e otimização do uso de transporte público, coletivo ecompartilhado.

Ranking de Inovação

Considerando o número de startups por categoria, o Liga Insights AutoTech mostra que a maioria das soluções estão na área de Logística e Transporte, seguido pelas áreas de Mobilidade, Tecnologias Automotivas e Tecnologias Aplicadas. “O estudo apontou 22 categorias principais de negócio, bastante diversas e complementares, que vão desde soluções de Gestão de Frotas e roteirização, até Drones e Experiência do cliente em compra, venda e revendas de automóveis, com soluções que têm potencial para aprimorar este mercado de forma expressiva”, afirma o especialista.

Liga Insights AutoTech – Banco de dados com 5.420 mil startups brasileiras, que incluem inscrições para os programas de aceleração e eventos da Liga Ventures, recomendações, notícias em portais de negócios e busca ativa de startups.

Número de startups no segmento: 193

Principais áreas das startups

1) Logística e transporte

2) Soluções para mobilidade

3) Tecnologia aplicada

4) Tecnologia automotiva

22 categorias de com aplicações no setor Autotech

Categorias com mais startups

E-hailing/car-sharing

Ferramentas de Gestão / CRM

Last-mile delivery / Logística Reversa / Entregas

Marketplace Carros, Peças e Pesados

Serviços de Manutenção

Gestão de frotas e serviços de manutenção on-demand para veículos

1) Compartilhamento de veículos e frota e Soluções para Last-mile delivery

2) Serviços de Manutenção

Projetos para a comunidade

1) Soluções em Smart City – em que o veículo ajuda a identificar problemas na cidade

2) Sistemas de educação e otimização do transporte público

Categorias mais disruptivas

1) Indústria 4.0

2) Monitoramento do veículo / Automação

Confira o levantamento completo aqui.