Por Nils Kauwertz

Buscar forças nas adversidades é uma ação rotineira na vida dos empreendedores brasileiros. Muitas e muitas vezes nos vemos em situações complicadas e justamente nos problemas, encontramos soluções. Outro dia estava conversando com um amigo, também empreendedor, e ele me contava que estava conseguindo aumentar as vendas e ganhar notoriedade junto ao seu público. O diálogo que tivemos foi assim:

Ele: Você enxerga alguma vantagem em vender menos?

Eu: Não, existe alguma?

Ele: Sim, com as vendas em baixa, tive tempo de investir em personalização para meus clientes.

Eu:  E como estão as vendas depois disso?

Ele: Estão aumentando e o pessoal está falando de mim!

Esse é um ótimo exemplo de como encontrar soluções em um problema. Mas, além disso a solução encontrada é, sem dúvida, uma saída de mestre que pode ser replicada por muitos empreendedores que estão começando ou que buscam ganhar terreno em seu setor.

Os grandes players vendem muito, produzem em massa e tudo é igual, só variando modelo e preço. Um exemplo de como um pequeno detalhe muda a forma que o produto é visto é o café no Starbucks, que coloca o nome do cliente no copo e chama a pessoa pelo nome. É simples, mas o fato de não ser um número em um painel já transforma a relação da pessoa com o produto e a marca.

Para criar personalizações nem sempre é preciso aumentar os gastos, é possível criar pequenos detalhes como, por exemplo, um bilhete com nome do seu cliente e um pequeno texto com dicas ou agradecimento para mostrar que ele é especial para você.

Existem empresas que se dedicam ao máximo em criar personalizações e atender o cliente sempre de forma única. O Nubank é uma empresa que faz isso com maestria, além de entrar em um mercado altamente competitivo como o setor bancário. Imagine, você é uma empresa nova que está entrando em um mercado onde os principais concorrentes têm lucro de bilhões a cada trimestre.

Enfim, o Nubank ganha espaço atuando com um cartão sem taxas, algo quase único nesse mercado e que sem dúvidas atrai muitas pessoas. Porém, é no atendimento ao cliente que a empresa vem ganhando destaque. Atuando de forma personalizada e muito próxima ao público, o banco ganha repercussão nas redes sociais e imprensa a cada atendimento bem feito.

Ações de personalização que são bem executadas sempre trarão bons resultados, podemos pensar que uma boa ideia de personalização pode fidelizar um cliente, criará uma repercussão entre os familiares e amigos desse consumidor satisfeito e pode alcançar patamares mais altos se for bem divulgada.

Pense como você pode transformar seu produto em algo exclusivo e direcionado para aquele cliente, de qual maneira você pode transformar a experiência dele e criar uma sensação de exclusividade e atenção que vão mudar a interação do seu cliente com seu produto e sua marca. Lembre-se da última vez que uma empresa te fez sentir especial e perceba: você continua com essa empresa.

O que aprendemos hoje? Primeiro, não veja toda adversidade como uma coisa ruim, busque olhar seus desafios por vários ângulos e sacar algo bom de cada experiência. Segundo, detalhes e personificação unem seu cliente à sua marca e criam uma experiência totalmente diferente, mas com o mesmo produto, se você tiver a oportunidade de fazer algo único para o seu cliente, não deixe passar e faça!


Nils Kauwertz, CEO & Cofundador: Apaixonado por marketing, empreendedorismo, educação e tecnologia, fundou a Wunder Digital. Acredito que a educação e tecnologia estão ligadas para revolucionar as micro, pequenas e médias empresas do Brasil. Quer bater um papo? Pode me conectar no Linkedin: Nils Kauwertz.