Acontece esta semana o Expo Fórum Digitalks, um dos maiores eventos de marketing digital do Brasil. Durante a conferência, a Bossa Nova Investimentos – micro venture capital brasileiro especializado em startups com potencial de escala -, realizou uma parceria inédia com o Digitalks, empresa realizadora do evento, para uma competição de startups.

“Esta parceria com a Bossa Nova é inédita para o evento, que completa seu oitavo ano rodando o Brasil. Começamos muito bem a primeira edição da competição de startups, com empresas competentes e um fundo de investimento sério. Nós esperamos que possamos ter esta premiação anualmente, e que ela cresça a cada vez”, diz Flávio Horta, CEO do Digitalks.

Apresentada no Palco Experience, focado em talk shows, games, workshops e experiências, a competição recebeu o pitch de nove startups com soluções focadas no mercado de marketing digital. Foram elas Fluxio, Choicely, ComunicaWeb, Zeeng, GateKeepers, Omnize, Digital Influencers, Sim Marketing e Standout. Participaram do juri avaliador investidores e grandes especialistas do mercado de marketing digital do Brasil.

Flávio Horta, da Digitalks, e João Kepler, da Bossa Nova

Pitches

A primeira empresa a se apresentar foi a empresa mineira Fluxio. A startup organiza toda a cadeia de comunicação em grandes empresas, entregando ao time de marketing dos clientes o poder que ele precisa para centralizar, demandar e aprovar todas as solicitações de jobs de sua empresa, garantindo eficiência e redução de custos.

Em seguida, o palco foi tomado para a apresentação da finlandesa Choicely. A empresa é uma comunidade para as pessoas explorarem, se cadastrarem e votarem em algo que seja de interesse do público online. A plataforma pode ser utilizada por apps IOS e Android e desktop.Fundada em 2014, a Choicely tem a missão de se tornar a plataforma de votação mais popular do mundo em breve.

Pitch Fluxio

A ComunicaWeb é uma empresa que projeta e desenvolve soluções tecnológicas online. Atualmente, a equipe da empresa está focada em desenvolver soluções para o e-commerce. São elas: Venda.la (hub para gestão de pedidos), Simplifique (gerenciador de anúncios e produtos), Atentools (sistema para automação de processos) e CW Store (Plataforma de e-commerce integrada com os maiores marketplaces).

Zeeng é uma plataforma de Big Data Analytics voltada para as áreas de marketing e comunicação do mercado brasileiro. Com ela, é possível descobrir os lançamentos de produtos antes de chegarem no mercado a partir de registros do Ministério da Agricultura, Anvisa e INPI e antecipar suas estratégias de acesso e defesa de mercado, por exemplo. Há também serviços de Social Brand Behavior, monitoramento de notícias e promoções, análise de presença digital e Data Visualization Experience.

Pitch Choicely

A Gatekeeper é uma curadoria de conteúdo e publicidade para e-mail marketing. Através do comportamento de leitura dos usuários, a inteligência da startup identifica qual é o melhor conteúdo e horário a ser entregue, proporcionando uma maior aceitação da sua newsletter. A empresa também identifica em tempo real qual é a melhor publicidade para ser apresentada a cada leitor.

De acordo com uma pesquisa da Forrester, 77% dos usuários que abandonam uma compra online citam como principal motivo a inabilidade de falar com alguém. Para ajudar os e-commerces a resolver este problema nasceu a Omnize. A startup é um software de relacionamento multicanal feito para que as empresas atendam seus clientes com eficiência por diversas formas. Em 5 minutos é possível se cadastrar, configurar sua conta e começar a atender por chat, voz, vídeo, redes sociais e mensageiros. Em breve, a empresa disponibilizará também sua plataforma em WhatsApp, redes sociais, e-mail e outros.

Pitch Omnize

A Digital Influencers, sétima empresa a se apresentar na noite, é uma plataforma de conexão com influenciadores digitais. A empresa, já investida pela Bossa Nova, promete às empresas muito mais resultado ativando influenciadores de 3 mil a 200 mil seguidores de todo o Brasil nas redes sociais com uma fração do investimento que fariam em grandes celebridades.

A SIM Marketing é uma plataforma de marketing digital que oferece uma série de funcionalidades aos seus clientes. Algumas delas são Dashboard, Estratégia de Projeto, Persona, Pauta de Conteúdo, Conteúdo, Calendários, Relatórios, Sincronização e mais.

Por fim, a última apresentação foi da Standout, inteligência em Trade Marketing Digital. A startup é uma plataforma de publicação de vitrines em lojas online, que realiza uma ponte entre as indústrias e os sites de e-commerce. A empresa torna a experiência de compra online mais próxima a uma experiência de loja física, por meio de vitrines mais claras, conteúdo mais rico, completo e dinâmico. A startup também gera relatórios comparativos de visualização e mapas de calor, dando aos lojistas uma visão mais detalhada sobre a experiência de compra do usuário.

Prêmio

A vencedora da noite foi a Standout, representada por Andréa Miranda, CTO da startup. A empresa recebeu das mãos de João Kepler, sócio da micro venture capital, o troféu pela premiação e a possibilidade de investimento de R$100 mil. “O pitch da Andréa é matador: mostra o problema real e a solução de forma rápida, além de demonstrar resultados, crescimento e seriedade do produto da empresa”, explica o investidor.

Flávio Horta, da Digitalks, a vencedora Andréa Miranda, da Standout, e João Kepler, da Bossa Nova

“Todas as startups participantes aqui são ótimas e tem um grande potencial. Foi páreo duro entre elas, mas a banca decidiu por unanimidade pela Standout pelo conjunto da obra, além de fazer sentido para a Bossa Nova, no contexto do nosso portfólio”, diz João Kepler.

“Para nós é uma emoção muito grande poder apresentar nossa empresa neste evento e principalmente levar a premiação. O João Kepler e a Bossa Nova representam o que há de melhor no investimento brasileiro, tanto na quantidade de investidas quanto na qualidade delas, e para nós é uma honra ser convidada a fazer parte deste portfólio”, completou Andréa.