*Por Diego Carmona

É difícil falar de Marketing Digital sem pensar no bom e velho blog. E não importa se o seu negócio é grande ou pequeno: Seu público sempre buscará por conteúdos de valor para ele na internet.

Criar um blog é uma maneira bem interessante de se aproximar dos consumidores e estabelecer uma relação saudável e duradoura com eles. Além disso, criar um blog é o mesmo que ter um terreno só seu, de fato. O que é bem diferente de investir apenas em redes sociais para se comunicar com a sua audiência, por exemplo.

Foi pensando nisso que preparei 8 dicas simples e realmente úteis para você se destacar e criar um blog interessante para o seu público e para a sua empresa.

1 – Começando pelo mais óbvio: Conteúdo de qualidade

Por mais óbvio que possa parecer, não dá para deixar de falar sobre esse item porque é o mais importante de todos os outros. Não adianta seguir várias dicas complexas e esquecer do mais básico, né?!

É o seu conteúdo que vai fazer com que as pessoas se sintam atraídas e, principalmente, retornem para o seu blog. Além de fazer artigos bem feitos e coerentes, você terá que pensar no seu público para escrever. Isso é lógico, as pessoas gostam de ler coisas que são interessantes para elas. É por isso que qualidade acaba sendo bem subjetivo porque depende muito do público em questão.

Se você possuir objetivo e público-alvo bem definidos, isso se torna uma tarefa bem mais simples. Então trabalhe para compreender a fundo o seu público e sua persona, bem como os seus sonhos, metas, problemas, dúvidas e dificuldades.

Toda vez que for pensar em pautas para o seu blog, responda a seguinte pergunta: O que meu público gostaria de encontrar na internet? Que tipo de conteúdo ajudaria o meu público?

Esses questionamentos permitem que você produza conteúdos relevantes para aquelas pessoas. Acredite: Saber escrever a coisa certa, da maneira certo, para pessoa certa e no mesmo certo já é um baita diferencial para conseguir leitores fiéis e até admiradores.

2 – Invista no seu conhecimento

Por mais que você tenha objetivos e persona bem definidos, escreva muito bem e domine a Língua Portuguesa, você vai precisar sempre de mais para conseguir bons resultados. Não tem como produzir conteúdo de qualidade sem conhecimento.

Para isso, fica o conselho de sempre: Estude. Leia livros, portais, artigos científicos, faça cursos, assista vídeos e palestras. Enfim, mantenha-se atualizado sempre, independente de qual área escolher atuar. Conhecimento também tem tudo a ver com uma boa administração do tempo e momentos de lazer. Assistir filmes, séries, ouvir música, ter uma visão bem humorada da vida, tudo isso contribui para a sua criatividade e inspiração. Jamais deixe isso de lado.

Uma atitude muito bem vinda é ser alguém que não se contenta com a realidade. Sabe aquela pessoa que busca respostas, que pergunta, que enxerga além do que é visível aos olhos? Seja esse tipo. Seu público agradece, e a sua mente também.

3 – Invista em SEO

Se você ainda não sabe o que é SEO (Search Engine Optimization), trate de procurar saber agora porque será essencial para o seu blog chegar até as pessoas certas.

Sabe por quê? Porque geralmente as pessoas procuram respostas por meio do Google. Ao fazer a busca, clicam logo nos primeiros resultados que aparecem. E SEO te ajuda justamente nisso: Fazer com que suas páginas se posicionem bem no Google e outros motores de busca.

Ou seja, SEO é, na verdade, um conjunto de técnicas que juntas contribuem para que você consiga tráfego orgânico para o seu blog. E quem não quer atingir mais pessoas sem ter que gastar por isso?

Se quiser saber um pouco mais sobre esse assunto, te aconselho ler esse artigo aqui. Depois de ler, continue a aprender estudando mais e mais sobre assunto, é um tanto quanto complexo e demanda tempo, mas vale a pena.

Por isso, não desanime. Demora, mas o resultado chega. E se você usar WordPress pode até contar com plugins que ajudam um pouco nessa. Não deixa de utilizar. Uma ajudinha nessas horas não dá para dispensar.

4 – Guest Posts

Essa dica tem tudo a ver com anterior porque quando seu site é referenciado por outros sites e quando você referencia outros, o seu SEO melhora muito.

Calma. Se você não sabe o que é Guest Post, fica tranquilo que é bem fácil de entender. Guest Posts são artigos que são redigidos por um autor convidado. Exemplo: Você escreve para um blog de um colega e ele escreve para o seu.

Isso melhora não apenas a sua autoridade de domínio e de página, como aumenta o seu alcance de marca, atingindo mais pessoas e, logo, visitas e leitores. Primeiro, se preocupe em fazer um trabalho excelente no seu blog. Depois busque se relacionar com outros blogueiros do mesmo nicho que o seu e se ofereça para escrever artigos.

Além de interesses em comum e da ajuda mútua pode nascer disso até uma amizade. E amizade, a gente sabe, nunca é demais.

5 – Esteja presente nas redes sociais

Como falamos acima, não basta se dedicar e produzir conteúdos relevantes para o seu público se ninguém chegar até você.

Mas é fundamental que você tenha muito claro que SEO apesar de efetivo, é um trabalho de longo prazo. Felizmente você não precisa esperar tanto para chegar até as pessoas. Sim. A exemplo de muitos blogs de sucesso, você pode contar com a ajudinha das redes sociais. Contudo, para tal novamente você precisa conhecer muito bem o seu público para identificar quais as redes sociais deve estar.

Afinal, você deve estar onde a sua audiência está, ou seja, escolha algumas realmente relevantes para você e se faça presente por lá constantemente.

E isso é mais fácil do que você imagina: Divulgue todo o conteúdo que você produzir para o seu blog pode ser divulgado nessas redes. Além de uma página em uma rede, criar grupos também é uma ótima pedida.

O principal é que você entenda a função de cada rede social. Ou seja, além de saber qual delas deve estar para encontrar pessoas que se interessam pelo que você fala, você precisa adaptar seu conteúdo para os formatos de cada uma.

Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de se mostrar acessível, ser transparente com seu público e trabalhar para construir um relacionamento com eles.

Fazendo isso, tenho certeza que você tem tudo para conquistar um público engajado em qualquer rede social.

6 – Se for possível, anuncie

Já que estamos falando de redes sociais, você deve ter percebido que, principalmente no Facebook, o alcance orgânico dos posts torna-se cada vez menor.

É, é uma realidade cada vez mais sentida para quem posta por lá. É por essa razão que fazer anúncios nessas redes pode ser bastante interessante.

E não tem jeito, mais cedo ou mais tarde você sentirá essa necessidade. O bom é que tem opção para todos os bolsos. Você determina quanto gastará desde poucos até muitos reais. Além das opções existentes nas redes sociais, como Facebook Ads e LinkedIn Ads, também há o Google AdWords, que também é uma ótima alternativa.

Estude todas as opções, veja o que é melhor para o seu objetivo, seu público e seu orçamento. Não tem segredo: Teste muito, comece com pouco e observe o que vale a pena  investir mais depois.

7 – E-mail marketing

Para divulgar os artigos no seu blog, o e-mail marketing também entra como uma alternativa.

Você pode começar com newsletters simples, que notifiquem quem se cadastrou quando tiver um post novo por lá, por exemplo. Aos poucos, você pode amadurecer essa ideia e usufruir mais da funcionalidade. Uma plataforma de automação de Marketing Digital para que você consiga gerar e nutrir leads por meio de seus conteúdos fará toda diferença para o seu sucesso, seja no blog ou fora dele.

8 – E o essencial: Seja você

É claro que hoje em dia é bem mais difícil ter um blog de sucesso. Há muitas pessoas escrevendo e ainda há tantas outras fazendo sucesso com YouTube, Instagram etc.

Tentando se destacar muita gente acaba querendo seguir uma receita, fazendo mais do mesmo. Não cai nessa: Seja você. Você tem seu jeito de ser, de falar, de explicar, de escrever. E aí que está a graça do mundo. Tenha um diferencial em tudo que for fazer na vida.

Quando você mostra seu diferencial  fica mais fácil se destacar porque você deixa de seguir um padrão. Mas o mais importante é que quando somos nós mesmos, fazemos só o que amamos.

E quem faz o que ama sempre sai na frente. Com blogs não é diferente.


Diego CarmonaDiego Carmona é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet. O leadlovers é uma plataforma pioneira no país que oferece serviços completos em automação de marketing para startups, pequenas e médias empresas e produtores do mercado digital.