O WhatsApp lançou recentemente uma nova atualização na AppStore, trazendo o número da versão para 2.17.40. De acordo com o WABetaInfo, esta atualização possui muitos recursos ocultos (que ainda não estão disponíveis para o público) e um dos quais é a possibilidade de visualizar vídeos do YouTube diretamente no WhatsApp.

Com este novo recurso, que utiliza o conceito de Picture in Picture, ao receber um link do YouTube no aplicativo, o usuário não precisará sair do WhatsApp para abrir e assistir o vídeo. Você pode apertar o modo Imagem expandir o vídeo ou pode abrir o vídeo em uma nova seção do WhatsApp para vê-lo no modo de tela cheia.

É possível também esconder momentaneamente o modo Picture in Picture sem interromper o vídeo para ler melhor suas mensagens, deslizando-o para a direita. Este recurso ainda está em desenvolvimento e, por enquanto, ainda não é possível manter ativo o vídeo se você mudar o bate-papo: nesse caso, o modo Picture in Picture desaparecerá.

Da mesma forma, não é possível usar o modo Picture in Picture WhatsApp em seu Springboard, visto que esse recurso está disponível apenas para o iOS 9 para iPad: provavelmente, se uma nova API estará disponível nas próximas versões iOS que permitirão Use o modo Picture in Picture em seu Springboard também para o iPhone, o WhatsApp certamente irá suportá-lo.

Provavelmente, a informação mais importante é que esta funcionalidade é realmente compatível com iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6S, iPhone 6S +, iPhone 7 e iPhone 7 Plus apenas, devido ao bom tamanho da tela. Isso pode mudar no futuro (visto que, como mencionado acima, o recurso ainda está em desenvolvimento, então, neste caso, tudo pode mudar), apoiando também iPhone 5, iPhone 5C e iPhone 5S.

Este não é um recurso que será habilitado remotamente, no momento (assim também isso pode mudar no futuro), mas será ativado com uma nova atualização do WhatsApp na AppStore quando o recurso estiver pronto. Não há notícias sobre esse recurso para usuários de Android e Windows Phone.