A Arena de Empreendedorismo do Fórum E-Commerce Brasil 2017 recebeu, nos dias 26 e 27 de julho, dois DemoDays com startups de diversos segmentos. Com o apoio do Movimento 100 Open Startups, se apresentaram empresas do segmento de Inteligência Artificial, Lawtech, Marketing Digital e muito mais.

No dia 26, a primeira apresentação foi realizada pela Justto. A lawtech é um sistema de resolução inteligente de conflitos, o que reduz consideravelmente os custos de departamentos jurídicos contratantes. A startup – que tem um time de especialistas em conflitos e tem sua tecnologia baseada em Machine Learning, Análise de Big Data, Cloud Computing – apresentou dois produtos: Acordo Fácil e Arbitranet.

O primeiro deles é um sistema online de negociação de acordos. Por meio de análise inteligente de big data, identifica a melhor forma de encerrar cada conflito e, por meio de negociação online, encerra reclamações extrajudiciais e processos judiciais da forma mais eficiente possível para as partes. Já o Arbitranet é uma câmara de arbitragem online. O sistema conta com árbitros especializados e um procedimento simples, rápido e com valores acessíveis para solução de conflitos.

O segundo pitch foi realizado por André Bain, fundador da Flowsense. A startup faz análises geográficas dinâmicas, o que gera aos comércios uma segmentação detalhada de seus usuários e um melhor engajamento. A inteligência O2O (online to offline) da Flowsense realiza um panorama completo sobre a jornada dos consumidores dos estabelecimentos.

O sistema da empresa funciona assim: a partir da localização dinâmica, a startup utiliza data analytics para entender a jornada do consumidor e, assim, traçar um perfil comportamental deste. Assim, conhecendo quem, quais lugares frequentam e com que frequência, é possível engajar este usuário de forma mais rápida e precisa.

Por fim, apresentou-se a Standout, inteligência em Trade Marketing Digital. A startup é uma plataforma de publicação de vitrines em lojas online, que realiza uma ponte entre as indústrias e os sites de e-commerce.

A empresa torna a experiência de compra online mais próxima a uma experiência de loja física, por meio de vitrines mais claras, conteúdo mais rico, completo e dinâmico. A startup também gera relatórios comparativos de visualização e mapas de calor, dando aos lojistas uma visão mais detalhada sobre a experiência de compra do usuário.

Durante o dia 27, último dia do evento, apresentaram-se a Novidá, Omnize e AudioMonitor.

A solução da startup Novidá é baseada em um aplicativo que permitira aos clientes se auto atenderem dentro das grandes lojas de varejo. A Novidá une tecnologias de Internet das Coisas e geolocalização para gerar inteligência para os negócios, sejam eles indústria, varejo ou logística.

O diferencial da Novidá é o desenvolvimento e requisição de  patentes de tecnologias e hardware para localização indoor, que funciona como um GPS para ambientes fechados, só que mais preciso, usando wi-fi, bluetooth, beacons. Essas tecnologias permitem saber em que corredor o cliente está, na frente de qual gôndola, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa da Forrester, 77% dos usuários que abandonam uma compra online citam como principal motivo a inabilidade de falar com alguém. Para ajudar os e-commerces a resolver este problema nasceu a Omnize.

A startup é um software de relacionamento multicanal feito para que as empresas atendam seus clientes com eficiência por diversas formas. Em 5 minutos é possível se cadastrar, configurar sua conta e começar a atender por chat, voz, vídeo, redes sociais e mensageiros. Em breve, a empresa disponibilizará também sua plataforma em WhatsApp, redes sociais, e-mail e outros.

Por fim, apresentou-se a AudioMonitor. A startup é uma empresa de Big Data especializada em identificação em tempo real de spots comerciais e músicas em mais de 4.500 emissoras de TV e Rádio do Brasil. Por meio de uma plataforma proprietária de reconhecimento automático de conteúdo em áudio e vídeo, a empresa identifica veiculações de comerciais e músicas em tempo real, o que oferece soluções sob medida para planejamento, pesquisa, monitoramento e análise de mercado e de concorrência.

A startup faz parte do grupo Sky Software, companhia de alta tecnologia responsável também pelo Footstats, referência na América Latina em monitoramento e estatísticas de futebol.

O DemoDay foi apresentado por Geraldo Santos, diretor-geral do STARTUPI. “De três anos pra cá o ecossistema de startups cresceu muito no Brasil e cada vez mais empresas têm se aproximado das statups para trazer estas empresas para dentro de suas iniciativas de inovação aberta. Este é um caminho sem volta e todos nós devemos ficar atentos a este movimento”, disse Geraldo.

Para contribuir com o fomento deste ecossistema e aproximar cada vez mais as grandes empresas das startups, o STARTUPI realizará, em parceria com a Wenovate, a 10ª edição do Open Innovation Week, que acontecerá em março de 2018. Para saber mais sobre o evento, acesse aqui.