Mastercard  apresentou seu plano de oferecer mais opções de pagamentos usando a aguardada expansão dos programas baseados em código QR.

Com início este mês, a empresa deverá oferecer soluções com códigos QR, que são escaneados tanto por consumidores quanto estabelecimentos comerciais, de acordo com uma série de especificações globais.

A Mastercard vem trabalhando em conjunto com a EMVCo e outras empresas do setor para criar o novo padrão QR mundial. Esse padrão garante a uniformidade dos códigos QR gerados e capturados pelo telefone celular dos consumidores.

“A notícia de hoje aproveita o impulso do nosso trabalho com QR na Índia e na África”, disse Ajay Bhalla, presidente de risco e segurança empresarial da Mastercard. “Esperamos que os padrões EMOVCo para QR sejam adotados no mundo todo. Por enquanto, continuaremos trabalhando com nossos clientes e parceiros para tornar todos os dispositivos uma opção segura de fazer e receber pagamentos.”

O uso de códigos QR em alguns mercados complementa os investimentos em pagamentos sem contato como forma de oferecer aos estabelecimentos comerciais de todos os portes – de cadeias internacionais a lojas familiares e vendedores ambulantes – uma opção rápida, segura e barata de receber pagamentos.

Lançado em 2016, o Masterpass QR já permite que qualquer pessoa munida de um telefone celular faça suas compras pessoalmente sem a necessidade de um cartão de plástico. O consumidor pode escanear o código QR exibido no caixa do estabelecimento comercial com um smartphone ou digitando o código no aparelho.

A solução da empresa permitirá ao estabelecimento comercial escanear o código QR usando um telefone celular e processar o pagamento por meio da rede da Mastercard. A empresa está explorando a tecnologia M/Chip como forma de garantir a segurança dos pagamentos usando a infraestrutura EMV.