A Magnetis, uma das maiores fintechs de investimento do Brasil, está lançando seu web app. O chamado Progressive Web App (PWA) é tendência do mercado de aplicativos de celular e tablet ao permitir uma experiência rápida, com menor utilização de dados e maior engajamento.

O PWA é, na verdade, mais do que um site responsivo. É a combinação da web e  dos aplicativos nativos, sem a necessidade de download. “Para a Magnetis, que tem a missão de simplificar investimentos, torná-los mais fáceis, acessíveis e inteligentes, faz todo sentido a utilização de uma ferramenta que represente estes valores em termos de experiência e usabilidade”, explica o CEO e fundador da Magnetis, Luciano Tavares.

Vantagens do web app

  • App-like: o usuário sente que é um aplicativo comum, com um ícone customizado na home do celular e design de aplicativo para celular etablet;
  • Seguro: O PWA funciona somente com sites que têm protocolo de segurança HTTPs, como é o caso da Magnetis.
  • Funciona off-line: é possível utilizar mesmo sem internet, graças a uma tecnologia chamada Service Workers;
  • Sempre atualizado: nunca será preciso baixar atualizações. Toda vez que o usuário acessar o app, já terá a versão mais recente.
  • Economia de dados: o PWA exige menos em comparação com um aplicativo nativo
  • Não ocupa espaço: como não há instalação, o usuário fica livre para armazenar fotos, vídeos ou outros apps.

Tudo o que o cliente precisa é salvar o site como favorito na tela inicial de seu dispositivo mobile. Por celular ou tablet, é possível ter acesso às mesmas ferramentas disponíveis via desktop, como acompanhar a rentabilidade da carteira, fazer investimentos adicionais, ver histórico de movimentações e pedir resgates.

Este vídeo explicativo mostra funciona o web app:

A tendência PWA

Desde o boom de aplicativos em 2008, as pessoas vêm lotando seus aparelhos com apps de todos os tipos. Naturalmente, os índices de download começaram a cair a medida em que estes usuários passaram a não precisar de novos apps ou a priorizar espaço. Neste cenário, o PWA surge como alternativa e, também, apontamento para o futuro, por não só resolver estes problemas como ainda aumentar engajamento.

Entre os cases de grandes sites internacionais que utilizam o sistema, estão nomes como The Washington Post, Flipboard, AliExpress, Alibaba, Telegram eFlipkart.

De acordo com dados apresentados na conferência anual Google I/O, a Housing.com, plataforma imobiliária da Índia, teve, como exemplo, um aumento na taxa de conversão de 38% e queda de 40% de rejeição com o lançamento de seu PWA.