*Por Mariana Morais Campos

Você possui um projeto em mente, mas não consegue se organizar para dar o pontapé inicial, desenvolver suas ideias e colocar em prática tudo aquilo que almeja? Esse post foi feito para te ajudar a encontrar as dicas certas para sair da fase de planejamento e transformar um projeto em realidade! Confira o passo a passo completo para você sair do mundo das ideias.

Sua cabeça está confusa. São tantos planos futuros, ideias novas misturadas com  indecisões, medos e insegurança, não é mesmo? Se sua resposta for sim eu tenho uma notícia boa para você: Se você sente que nada até aqui deu certo, fique feliz por ter a oportunidade de recomeçar. Só depende de você se dedicar e esperar o tempo necessário para transformar seu projeto em realidade. Por isso…

Tenha foco em um alvo

Comece fazendo perguntas a si mesma(o). Porque eu quero começar um novo projeto? Qual minha maior qualidade? e meu maior defeito? O que preciso mudar em mim para ser uma pessoa melhor? Como anda minha organização? E minha saúde? O que esse novo projeto vai trazer de bom para minha vida? Quando você quer acertar o alvo para ter melhoria em todos os pontos da sua vida, nunca se esqueça o quanto vale a pena batalhar pelo seu objetivo.

Não deixe para amanhã

Você está dormindo e alguém te acorda. Ao abrir os olhos enxerga uma pessoa que te estende a mão e diz: “É só entrar nessa porta e sua vida vai mudar para melhor!” quando você coloca a mão na maçaneta seu despertador toca, e tudo isso era apenas um sonho. Escrevi essa historinha só para te contar uma coisa: Pare de esperar por um sinal, de imaginar que de um dia para o  outro alguém vai te estender a mão e vai mudar a sua vida. Isso não vai acontecer!

Só você pode começar. Não deixe para amanhã,  faça alguma coisa hoje, por menor que seja, liberte sua ideia e comece a concretizar seu projeto em realidade. O primeiro passo pode ser comprar um bloquinho para anotações ou uma agenda. Vou te ajudar a fazer um planejamento para isso, leia os próximos passos…

Escreva suas ideias no papel

Você com certeza já passou por uma situação em que estava falando com alguém, mas parou no meio do caminho porque esqueceu o que ia falar. Isso acontece com as ideias, quando temos muitas ideias em nossa mente elas acabam se perdendo com os outros milhares de pensamentos.

E o primeiro passo para transformar um projeto em realidade é escrever suas ideias no papel, porque de lá, sua ideia não sai. Ao anotar, elas viram uma meta e ficam no seu campo de visão, fazendo com que você não esqueça o que quer,para transformar seu projeto em realidade.

Mas não adianta só escrever e deixar anotado no papel o que quer, por isso, é fundamental que você se organize e consiga eleger uma meta e ter foco para cumpri-la. Depois de feita, é hora de passar para a próxima fase anotada. É muito melhor uma ideia implementada do que não se organizar e se perder no meio de tantas anotações. Todos os empreendedores que obtiveram sucesso passaram por isso até aprenderem a lição. É preciso fazer o difícil ser mais fácil e organização é primordial. Veja os outros passos para se organizar melhor…

Trabalhe com suas possibilidades

Você precisa olhar ao seu redor antes de implementar uma ideia. É necessário saber o seu orçamento, que tipo de recursos tem a sua disposição, como é sua rotina e quanto tempo tem para se dedicar nessa etapa. Definir prazos e colocar prioridades para serem executadas de acordo com o tempo definido por você. É importante ressaltar que até chegar no seu objetivo há um longo caminho a ser feito,transformar um projeto em realidade demanda paciência e muito foco.

Você já leu essa frase? “Até a maior árvore da floresta cresce do chão”. Ela permite uma reflexão sobre tempo e paciência para conseguir chegar até o topo, ou seja, até o seu objetivo. Ela mostra como você deve esperar as coisas acontecerem, sem ansiedade, mas com muita determinação evitando que você atropele os passos e acabe se perdendo no caminho.

Não existe ideia ruim

Durante sua “caminhada” você vai encontrar obstáculos. Como eu disse, requer muita paciência transformar um projeto em realidade porque no início, suas ideias vão sendo desenvolvidas lentamente e é nesse ponto que entra a queda de ânimo. Como a caminhada é lenta e o resultado demoram a aparecer você pode achar que sua ideia não é boa o suficiente para virar realidade. Tire isso da cabeça! Todas as ideias são válidas e podem dar certo, depende da dedicação que você tem com o seu trabalho. Por isso você precisa ter suas metas bem claras…

Como criar metas inteligentes

Vou te contar um segredo que vai ajudar a criar metas inteligentes para transformar um projeto em realidade. Sabe qual é? Desafiar a si mesmo. Você deve saber onde quer chegar e quando quer alcançar seu objetivo. Se começou a desenvolver seu projeto hoje e para isso sua etapa número um é se especializar mais na área participando de eventos e workshops defina em quanto tempo você já deve ser um especialista no assunto e qual o nível de conhecimento você quer ter sobre esse assunto. Ao definir isso, você vai ter criado uma meta e ao conseguir se especializar no prazo em que determinou vai ter cumprido essa meta. Existe uma metodologia conhecida mundialmente que te ajuda a produzir metas, ela se chama técnica S.M.A.R.T, olhe só…

Técnica S.M.A.R.T

Traduzindo para o português smart é inteligente. Ou seja, metas de uma maneira inteligente que vão te ajudar. O acrônimo SMART é a abreviação de 5  critérios necessários para fazer uma boa meta. Vamos lá:

S (Specific): Especificidade

Quanto mais específica for sua meta, melhor. O que você realmente quer alcançar?

Por exemplo, você quer ter um blog de sucesso, mas o que é ter um blog de sucesso para você? Qual o número de visualizações mensais você quer ter no blog? Qual tema você vai abordar? Vai produzir conteúdo em qual formato? Escrita, vídeo, podcast, fotos?

Cada pessoa possui uma visão de mundo e um objetivo. Talvez o meu conceito de sucesso em blog seja diferente do seu, até porque os públicos são bem diferentes. O público de um blog de culinária, não é o mesmo de um blog de tecnologia, por exemplo.  Por isso, você deve ser bem específico.

  • O que exatamente você quer conquistar? (No primeiro momento!)
  • Onde você deve ir  para conseguir uma resposta, objetivo?
  • Você vai precisar de ajuda? Quem vai te ajudar?
  • Como vai iniciar?
  • Qual o prazo para alcançar essa meta?
  • Quais são suas limitações?
  • Quais são as condições obrigatórias que você deve fazer para conquistar a meta?

Saber claramente o que você quer e organizar por etapas vão ajudar você a ser específico e cumprir a meta.

M (mensurable) : Mensurável

Pensa na sua meta, ela pode ser mensurável em termos financeiros, de tempo ou resultados?

Continuando com o exemplo de criar um blog:

A partir da data criada qual o prazo para conseguir 1.000 acessos orgânicos no blog? Para produzir conteúdo, seja ele texto, vídeo ou foto você vai precisar de desembolsar algum valor? Quanto?

Qual vai ser a cara do seu blog? Qual público você quer atingir? Como vai correr atrás de outros blogs para que divulguem o seu?

Quanto mais evidências e preparação, melhor.

A (Atteinable): Alcançável

Metas possuem limites, sim!

Não adianta você colocar como meta algo que sabe que não vai conseguir cumprir. No exemplo do blog, adianta você esperar que em uma semana seu blog seja nacionalmente conhecido? Não! Então trabalhe com metas reais para que você tenha condições de colocá-las em prática.

R(Relevant): Relevante

Uma meta para ser relevante precisa estar alinhada com a sua vida. Ou seja, deve trazer retorno positivo para você e quem está ao seu redor. Não adianta você investir em uma meta smart se ela não vai te fazer bem.

Seja criar um blog, abrir uma empresa, dar aulas ou desenvolver um aplicativo,  isso realmente vai mudar sua vida para melhor? Se sim, não desista!

Essa é a relevância de uma meta smart!

T (time-related): Temporal

Por fim, o tempo. Importantíssimo para te ajudar a cumprir suas metas smart. O tempo vai te ajudar a determinar prazos deixando a  procrastinação de lado  e tomando ações mediantes suas metas. Se você não colocar um prazo de entrega, sua meta  será adiada.

Você conhece o seu ritmo de trabalho, seu tempo necessário para o descanso e sua rotina. Por isso, coloque datas realistas. Se você coloca prazos curtos demais corre o risco de desistir por não dar tempo de cumprir sua meta e isso pode te levar ao estresse.

Entendeu como funciona a técnica smart? Para transformar um projeto em realidade é importante ter foco nessa técnica. Por outro lado, existem outros fatores externos que também podem te ajudar, vamos ver alguns?

Compartilhar sua ideia com quem pode te ajudar a transformar um projeto em realidade

Não deixe a falta de confiança afetar sua trajetória. Você precisa ter coragem para enfrentar o caminho e mostrar sua ideia para mundo. Compartilhar o que está pensando, sentindo e buscando com pessoas que confia e que podem te ajudar a transformar o seu projeto em realidade.

Busque apoio na sua família, parentes próximos e amigos, conte a eles a sua ideia e o que pretende fazer. Um bom papo pode ser combustível para te motivar ainda mais. Depois, busque pessoas que estão na área que você pretende entrar, profissionais do ramo, consultores especializados, parceiros de trabalho. Os profissionais podem te ajudar te mostrando qual o caminho mais indicado para começar. E por fim…

Acredite em si mesma(o)!

Este é o aspecto mais importante para cumprir qualquer projeto. Acreditar em você mesmo é ter autoconfiança para acordar todos os dias sabendo que todo esforço que fizer pelo seu objetivo vai dar certo. Isso porque você sabe que é capaz, sabe que pode durar o tempo que for, mas que um dia você vai conseguir chegar ao topo. Imagina como vai ser quando você olhar para trás, ver o caminho longo que percorreu e sentir o alívio de quem conseguiu transformar um projeto em realidade.


Mariana Morais Campos é assessora de comunicação da Usemobile. Tem 21 anos, é mineira, futura jornalista e mãe da Carol. Ama o universo do marketing e ideias inovadoras. Apaixonada por assessoria de comunicação e pelo galo. Sua curiosidade, espontaneidade e paciência ajudam a conviver facilmente com as pessoas e iniciar conversas sem fim! Acredita no poder da empatia e em um mundo cada vez mais amigável!