Com execução da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e patrocínio da Samsung, o Programa de Promoção da Economia Criativa está selecionando 20 startups e projetos para participar de sua terceira rodada, que oferece treinamentos, mentoria, capacitações e aportes financeiros que podem chegar a R$250 mil por empreendimento.

Criado em 2015, o programa vem aumentando a cada ano o número de iniciativas selecionadas, o volume do aporte financeiro e o suporte oferecido. “Para esta rodada, disponibilizamos benefícios que permitirão que os empreendedores acelerem, de forma consistente, suas empresas e ideias”, destaca Sheila Oliveira Pires, superintendente executiva da Anprotec.

Uma primeira chamada destina 10 vagas a empreendimentos que tenham um MVP (Produto/Serviço Mínimo Viável) concluído ou em andamento em uma das áreas de interesse do programa.

Por meio de chamada específica, 10 vagas foram reservadas a propostas da região da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia). Além de possuir um protótipo, os empreendimentos devem manifestar o compromisso de formalizar o projeto em Manaus para concorrer ao aporte financeiro e ao pacote de serviços e benefícios oferecidos pelo programa.

Os projetos, em ambos os casos, devem necessariamente se enquadrar nas áreas de saúde digital, bem-estar, fitness; segurança, privacidade e furto; soluções de convergência e conectividade; fintech (finanças digitais); gestão de baterias e dados; agricultura digital; inteligência artificial; educação digital; novas experiências com redes sociais; operadoras de telefonia móvel e consumidores.

Uma novidade desta terceira rodada foi a inclusão de Agricultura Digital como área de interesse do programa, viabilizada por parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Outro atrativo do programa é que o empreendedor selecionado não entrega equity ou porcentagem de seu negócio e não arca com contrapartidas financeiras, já que os recursos aportados estão vinculados à Lei de Informática. “Esse modelo pioneiro, em conjunto com uma rede de apoiadores de excelência, torna o programa uma importante plataforma de estímulo a P,D&I no Brasil”, ressalta Sheila.

Os interessados em participar da chamada têm até o dia 20 de agosto para submeter suas propostas de produtos ou serviços. Os projetos serão avaliados por uma banca composta por executivos da Samsung, da Anprotec, da Embrapa e da rede de incubadoras credenciadas no projeto. No momento de submissão das propostas, os candidatos deverão indicar sua incubadora de preferência dentre as 26 pré-selecionadas pelo programa.

O Programa de Promoção da Economia Criativa é apoiado pelo Centro Sul-Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae) é parceiro do programa.

Links

Edital da chamada para seleção de projetos na Amazônia Ocidental

Inscrições da chamada para seleção de projetos na Amazônia Ocidental

Edital da chamada para seleção de empreendimentos

Inscrições da chamada para seleção de empreendimentos