A Telefónica Open Future_ implementou uma nova ferramenta dirigida a empreendedores tecnológicos que queiram solucionar dúvidas com especialistas qualificados.

Esta ferramenta chama-se Open Guru_ e, por meio dela, é possível se conectar a inúmeros especialistas em áreas como financiamento, empreendedorismo, marketing ou desenvolvimento de produtos, que desejam responder as perguntas feitas por empreendedores e outros usuários.

Podem fazer parte do Open Guru_ especialistas e usuários que procuram respostas para suas dúvidas, e que possam contribuir, de forma geral ou específica, com os seus conhecimentos, além de participar de conversas compartilhadas sobre um determinado tema.

É um serviço bidirecional, cuja finalidade é hospedar uma crescente rede colaborativa de informações sobre inovação aberta globalmente.

Para participar do Open Guru_ como especialista, basta acessar o site, se inscrever, indicar qual ou quais áreas sobre as quais deseja oferecer ajuda e, a partir daí, se tornar um novo membro para receber perguntas relacionadas e respondê-las, rejeitá-las ou redirecioná-las para algum contato que considere ter mais conhecimento sobre o tema.

Caso queira participar como usuário e enviar perguntas, também é preciso se inscrever na ferramenta. Por fim, é possível ainda ver as discussões sem fazer parte da comunidade, apenas tendo acesso às perguntas formuladas por participantes e às respostas oferecidas pela rede de especialistas.

Open Guru_ é mais um serviço que se torna parte da plataforma openfuture.org, a ferramenta digital aberta a qualquer empreendedor ou startup tecnológica. Para participar das discussões não é necessário que a startup ou o empreendedor esteja sendo acelerado ou recebendo investimento por parte das iniciativas do Open Future_.

A plataforma é aberta a todos interessados, que podem inclusive encontrar conteúdos sobre empreendedorismo na Toolbox, chamadas abertas em todos os espaços Wayra e Crowdworking, agenda de eventos, além de cursos e congressos que se realizam nos diferentes locais com a presença do Open Future_, transmissão ao vivo ou posterior de eventos sobre inovação aberta, ou se beneficiar de um buscador de empresas, segmentado por países e setores, de toda a rede Open Future_.

Atualmente, esta ferramenta já conta com mais de 58.000 usuários, lançou mais de 170 desafios e acumula mais de 19.000 projetos apresentados.