A Propz, empresa para soluções de Inteligência Artificial e Big Data para o varejo físico, anuncia o lançamento do 1º Retail Big Data Lab para o varejo. O laboratório funcionará dentro do Oasis by Distrito, espaço de inovação especializado em tecnologias para o segmento varejista.

Segundo o 27º Relatório Anual sobre Tecnologias Aplicadas ao Varejo da RIS (Retail Info Systems), hoje apenas 35% dos varejistas investem em sensores que avisam quando um cliente em específico está na loja, 27% customizam a visita e 22% criam alertas avisando quando um comprador online está no estacionamento para retirar uma mercadoria. Tais informações demonstram que o segmento ainda explora pouco as tecnologias disponíveis no mercado.

Para Israel Nacaxe, COO da Propz, a iniciativa de lançar o Retail Big Data Lab aproximará empresas inovadoras dos varejistas e proporcionar acesso do mercado aos experts da Propz para viabilizar projetos, desenvolver novas ferramentas e obter resultados cada vez mais efetivos para o segmento.

“Após anos de vivência diária no varejo vimos a oportunidade de criar um ambiente capaz de encarar os complexos desafios de inteligência dos varejistas frente a enorme quantidade de dados capturados no dia-a-dia do relacionamento com os consumidores e fornecedores. Queremos acelerar a transferência de conhecimento analítico para o mercado e orientar no desenvolvimento de novas tecnologias para o segmento”, explica o empreendedor.

A principal missão da Propz é entregar inteligência de segmentação e decisão de ofertas com execução automatizada para os varejistas. Além disso, a Propz poderá ainda acelerar ou ‘incubar’ diversas outras aplicações e startups que desejam utilizar sua plataforma de AI e Big Data em suas soluções.

O espaço está localizado na Rua Cristiano Viana, nº 517 em Pinheiros, São Paulo.