* Por Lucas Paschoal

Desde o ano passado quando o Facebook Live surgiu, podemos dizer que passamos por um novo divisor de águas quanto a produção de conteúdo relevante na web. Tanto marcas quanto pessoas comuns passaram a ter uma série de possibilidades de compartilhar suas vidas e ações de real impacto para suas audiências.

Essa ferramenta é mais poderosa do que você pensa pois favorece o formato de conteúdo preferido de quem acessa a internet. Segundo um estudo recente da Hubspot, um terço da atividade on-line em média é gasto assistindo vídeos! Vamos combinar, é um volume bem interessante para você deixar de usar o vídeo.

Adicione a isso o fato de que 90% dos usuários disseram um vídeo foi útil em seu processo de decisão e 50% dos executivos buscam mais informações depois de assistir a um vídeo de um produto ou serviço.

Combine a esses fatores o poderoso impacto do vídeo com a audiência do Facebook, cerca de 1.8 milhão de usuários mensais ativos médios. O que temos? Uma união ideal para o sucesso. Enquanto plataformas como Youtube têm capacidades de vídeo ao vivo, nenhuma chega aos pés em alcance de pessoas como o Facebook.

Agora que você já tem uma dimensão maior sobre o que estamos falando, que tal algumas dicas para fazer sua startup voar e obter cada vez mais audiência qualificada?

Vamos a elas:

  1. Entrevista com um especialista da indústria

Quer ampliar a sua audiência? Marque uma entrevista com um especialista em seu campo, um pesquisador bem conhecido ou outra pessoa que se adequa à sua indústria e objetivos. Seja pelo assunto ou a popularidade do entrevistado, um vídeo ao vivo pode atrair mais do que apenas seus seguidores do dia-a-dia. Durante a entrevista, incentive seu público a fazer perguntas e mantenha esse tipo de engajamento durante todo o vídeo.

  1. Crie um novo formato para perguntas frequentes

Toda empresa já fez um FAQ. Com o Facebook Live você pode fazer a mesma coisa, só que ao vivo! O bônus também é que as pessoas terão a oportunidade de fazer perguntas auxiliares e você poderá fornecer respostas mais completas. Além disso, se houver mudanças em sua empresa você terá como abordar as preocupações de clientes e prospects na hora.

3. Lançamento do seu novo produto

Até então, os lançamentos de produtos eram exclusivos à imprensa e dependiam em grande parte do local. Eu como RP sei bem disso. Criar todo um ambiente favorável, reunir os jornalistas-chave para repercutir o assunto. Não que isso seja errado, apenas precisamos nos adaptar se quisermos resultados melhores. O Facebook Live abre essa experiência para mais pessoas que talvez não tenham as circunstâncias para participar pessoalmente, mas que ainda podem compartilhar a emoção do lançamento.

Use essa ferramenta e a entenda como vantagem competitiva para sua operação. Se tiver com a alguma dúvida ou projeto relacionado a comunicação, estamos abertos na Híbrida para bater um papo. No mais, é perder a vergonha, ir para frente da câmera e olhar bem nos olhos do seu cliente ao vivo. Gostou do desafio? Tenho certeza que será difícil voltar atrás.


Lucas é jornalista e fundador da Híbrida Comunicação, agência de comunicação que atua como assessoria de imprensa, relações públicas, consultoria e produtora de conteúdo voltada a startups, PMEs e profissionais liberais.