A Amazon.com Inc. adquirirá Whole Foods Market Inc. por US $ 13,7 bilhões, uma bomba de um acordo que catapulta o gigante do comércio eletrônico em centenas de lojas físicas e cumpre um longo objetivo de vender mais mantimentos.

Amazon concordou em pagar US$ 42 por ação em dinheiro para a cadeia de alimentos orgânicos, incluindo dívidas, um prêmio de aproximadamente 27% ao preço das ações no fechamento da última quinta-feira. John Mackey, cofundador da Whole Foods, continuará a gerir o negócio – uma vitória após uma briga com o investidor ativista Jana Partners que ameaçou expulsá-lo do poder.

O negócio envia ondas de choque em ambas as indústrias. As cadeias de supermercados caíram na sexta-feira – a WalMart Stores Inc. caiu 7,1 por cento, enquanto a Kroger Co. caiu 17 por cento – como os investidores preocupados com o fato de que os problemas irão crescer na indústria cada vez mais agressiva.

Amazon e Whole Foods nem sempre foram vistos como parceiros óbvios, mas Mackey sofreu pressão para encontrar um adquirente depois que a Jana divulgou uma participação de mais de 8% e começou a pedir uma compra. Esse incômodo irritou Mackey, que se referiu a Whole Foods como seu “bebê” e a Jana como “bastardos gananciosos”.

Ao alistar a Amazon, ele consegue manter seu cargo como diretor executivo da cadeia de compras, enquanto sacode o preço das ações. Na sexta-feira, ele saltou 27 por cento para US$ 41,98 às 11 horas em Nova York, aproximando-se do preço da transação. As ações da Amazon ganharam 2,9% para US $ 992,11.

A Amazon obtém uma rede de lojas onde pode implementar décadas de experimentos em como as pessoas escolhem, pagam e recebem mantimentos. O negócio com a Whole Foods é um reconhecimento de que não pode construir sua própria pegada física rapidamente o suficiente sozinho.

O CEO Jeff Bezos tentará reformular o negócio em dificuldades da Whole Foods, provavelmente começando com a tecnologia atualizada, na mesma medida que ele revogou a venda de livros, varejo, jornais e outras indústrias.

A Amazon anteriormente contemplava uma aquisição da Whole Foods no ano passado, mas não seguiu o acordo no momento, disse uma pessoa com conhecimento da situação. A empresa de comércio eletrônico revisitou a ideia depois que Jana entrou.

“A Amazon claramente quer estar no supermercado, acredita claramente que uma presença física lhes dá uma vantagem”, disse Michael Pachter, analista da Wedbush Securities Inc. “Eu acredito que a presença física lhes dá a capacidade de distribuir outros produtos mais localmente. Então, teoricamente, você poderia receber uma entrega de 5 minutos.”

A transação também pode ajudar a Amazon Instacart Inc., uma startup que entregou pedidos de supermercado de lojas Whole Foods em mais de 20 estados nos Estados Unidos.

O acordo diminuía o tamanho das aquisições anteriores da Amazon. Sua maior compra anunciada veio em 2014, quando concordou em comprar o serviço de videogame Twitch Interactive Inc. por US$ 970 milhões em dinheiro, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. A empresa com base em Seattle tinha cerca de US $ 21,5 bilhões em dinheiro e equivalentes no final de março.

Fonte: Bloomberg