* Por Exame.com

Com uma fortuna avaliada em 34 bilhões de dólares, o fundador da Alibaba, Jack Ma, é um dos homens mais ricos do mundo. Todo esse dinheiro, porém, não veio de graça.Antes de se tornar um bilionário, Ma foi rejeitado mais de 30 vezes quando buscava seu primeiro emprego. Ele levou ainda dez negativas da universidade Harvard e ouviu mais alguns nãos na adolescência, quando as escolas da região onde vivia, na China, o rejeitaram por sua educação muito falha.

Nada disso impediu que Jack Ma acreditasse em si mesmo e se tornasse um empreendedor de sucesso.

Nesta semana, Ma participou de uma conferência da Alibaba nos Estados Unidos e deu algumas dicas para outros empreendedores também realizarem seus sonhos. O material foi divulgado pelo site Inc.com.

Veja a seguir:

1 – As pessoas precisam confiar em você

Segundo o empresário, para ter sucesso é preciso conquistar a confiança de quem trabalha com você, sejam empregados ou investidores. “É a confiança que nos mantém unidos. Dezoito investidores confiaram em mim e por isso eu preciso ser muito leal a eles e à nossa missão”, disse Ma em entrevista durante uma conferência.

2 – Esqueça os concorrentes e foque no cliente

Questionado sobre quais seriam os principais concorrentes da Alibaba, Jack Ma respondeu que simplesmente não sabia. “Como empreendedores, não vejam o seu vizinho como um concorrente. Não foquem seus olhos nisso. Foque em seus consumidores. Fazer os consumidores felizes é que é importante”, disse.

3 – Pense em seu negócio de forma global

Para Jack Ma, mesmo pequenos negócios devem pensar em vender para fora do país, se quiserem sobreviver ao longo do tempo. “Se você não tenta globalizar o seu negócio através da internet, você pode não ter uma oportunidade de negócio”, afirmou.

4 – Contrate pessoas jovens e espertas

“Quando éramos jovens, ninguém nos deu uma chance. Agora nós devemos dar uma chance para os jovens. Eles trabalham muito melhor do que nós”, defende o fundador da Alibaba.

A recomendação remete à própria história do empresário, que foi rejeitado mais de 30 vezes quando buscava seu primeiro emprego.

Dentro dessa lógica, Ma afirma que gosta de contratar pessoas mais inteligentes do que ele, porque sabe que isso é o melhor para a empresa.

5 – Apenas continue

Com uma história de vida cheia de obstáculos, Ma recomenda aos empreendedores que se mantenham firmes e lembra que a perseverança é necessária. “Hoje é difícil, amanhã é difícil, mas depois de amanhã é muito lindo.”

* Por Mariana Desidério, para Exame.com