Com o tema ‘Comida do amanhã”, o Carrefour trouxe para o Brasil o Desafio de Startups, competição que integra a conferência global da ONG francesa Hello Tomorrow, realizada anualmente em Paris. Desde 2015, o Grupo Carrefour é o único parceiro do Desafio Global da Hello Tomorrow na área de Alimentação & Agricultura. Juntos eles procuram inovações revolucionárias que possam cooperar com os desafios da indústria de alimentos.

Foram mais de 120 projetos inscritos e 6 startups foram selecionadas para apresentarem um pitch de 5 minutos durante um evento que aconteceu nesta quarta-feira (4) no Cubo e que reuniu diversos especialistas, investidores e empreendedores.

As soluções propostas pelas startups e empreendedores seguiram os três critérios eleitos para o desafio: o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis (produção, distribuição, manuseio, armazenamento e informações nutricionais), mais sustentáveis (desenvolvimento, produção, distribuição), e com menos desperdício (produção, manuseio, armazenamento, comercialização, aproveitamento e reciclagem).

“Diante do crescimento da população e da escassez de alimentos, o Brasil se posiciona cada vez mais como um importante player do futuro da alimentação mundial. Como líder do varejo alimentar no Brasil, o grupo Carrefour entende a importância do desenvolvimento de soluções inovadoras para equacionar essas questões e, por isso, a inovação faz parte do propósito e dos valores da companhia”, destaca Charles Demartis, CEO do Carrefour Brasil

“Queremos ajudar os empreendedores conectando-os com investidores, grandes empresas e oferecer recursos para que eles possam desenvolver seus projetos e também oferecer uma visibilidade global”, comenta Sarah Pedroza international Development Director da Hello Tomorrow.

Geraldo Santos, Diretor Geral do STARTUPI, esteve na banca avaliadora junto com Claudia Worms, Diretora de Inovação do Google; Patrícia Iglecias, Superintendente de Meio Ambiente da USP; Arnault Gournac, Diretor de Inovação do Grupo Carrefour França; Stephane Engelhard, VP de Assuntos Corporativos CRF BR; Andrea Gimenes,  Diretora de Inovação CRF BR, Sandra Boccia, Diretora de Redação da PEGN e Elodie Perignon, Diretora de Controle de Gestão CRF BR.

Jurados da competição durante evento realizado no Cubo

Confira a lista das startups finalistas:

Mel de Cacau – Inovação na cadeia de produção e comercialização da mucilagem líquida, “mel de cacau” através do desenvolvimento de bebidas funcional e açúcar do cacau, com um resíduo inexplorado pela indústria de alimentos com perdas anuais na escala de bilhões de litros.

Bioclube – Snacks saudáveis para quem tem uma rotina agitada e acaba por não se alimentar de forma correta. Produz chips de batata doce feitos com óleo de coco e temperados com sal do himalaia.

PW – O hidroabsorvente biodegradável PW1 é isento de quaisquer produtos químicos, feito a partir de bioprodutos (cascas de laranja, tangerina, abacate, limão…), possui uma excelente capacidade de absorção de água, apoiando as plantas em seu crescimento em solos que sofrem com crise hídrica.

Seias – Tem como objetivo conectar vendedores e consumidores, com a divulgação de ofertas de produtos com baixo prazo de validade para os consumidores finais de modo que haja cada vez menos desperdício de alimentos no mundo.

CBA Sementes – empresa de Agronegócio que desenvolve tecnologia acessível de fazendas inteligentes através do sistema produtivo de aeroponia.

Feitosa Gourmet – Produz e desenvolve produtos a base de banana desde o fruto até a casca de maneira sustentável, sem o uso de conservantes, corantes ou qualquer ingrediente que prejudique a saúde.

Levando em consideração o modelo de negócio,  inovação, sinergia com o Carrefour, equipe e potencial de mercado, a CBA e a PW foram as grandes vencedoras.

Com um projeto inovador, a CBA Sementes desenvolveu uma tecnologia para a produção de batatas sementes por meio do sistema de aeroponia. A técnica, uma evolução da hidroponia, permite que o alimento seja cultivado de forma suspensa, ou seja, sem o uso da terra. O chamado “cultivo no ar”, apresentado pela campeã, não utiliza substratos, reduz em 98% o consumo de água e em 80% o uso de fertilizantes em comparação aos processos produtivos tradicionais.

Em conversa com o STARTUPI, Lucas Moreira idealizador do projeto, contou que nunca havia apresentado um pitch antes e ficou sabendo do Desafio através do seu professor de mestrado. Com o prêmio, ele pretende desenvolver um sistema de ensino para que pequenos e médios produtores rurais trabalhem com as suas sementes.

Já a PW, segunda colocada, desenvolveu hidroabsorventes biodegradáveis. Feito a partir de cascas de frutas, a tecnologia pode ser utilizada na agricultura em regiões áridas, como o Nordeste brasileiro. O hidroabsorvente é aplicado nas raízes dos cultivos, criando um ambiente úmido propício ao seu desenvolvimento. Dentre os grandes diferenciais do produto estão baixo custo, alto rendimento e isenção de insumos químicos.

Rodrigo, idealizador do projeto, conta que enxergou no Desafio uma ótima oportunidade para apresentar o seu negócio e fazer bons contatos. “Consegui o que precisava para terminar o prótótipo da PW, existem muitos pequenos e médios produtores rurais esperando por esse produto, estou muito feliz!”.

O primeiro e segundo colocados da edição brasileira do Desafio de Startups ganharam respectivamente R$50 mil e R$20 mil em dinheiro. Além disso, o Carrefour irá apoiar o desenvolvimento dos dois projetos vencedores. A CBA Sementes ainda ganhou duas passagens aéreas e hospedagem para participar do Hello Tomorrow Global Summit 2017, encontro mundial promovido pela ONG nos dias 26 e 27 de outubro, na França. Na ocasião, startups, pesquisadores e demais convidados participarão de diversos debates sobre os temas selecionados para a conferência deste ano.

“As startups vencedoras desenvolveram projetos alinhados à estratégia de sustentabilidade do Grupo Carrefour. Apoiamos modelos de produção mais sustentáveis e com menos impacto ao meio ambiente, como o apresentado pela campeã CBA Sementes. Da mesma forma, trabalhamos para encontrar os melhores destinos para os resíduos que geramos em nossa operação. Por isso, a proposta da PW é uma alternativa para o combate ao desperdício em todas as formas”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. Após a edição brasileira, a Hello Tomorrow levará o Desafio de Startups será realizado, ainda neste ano, no Peru, Correia do Sul, Índia, Turquia e Paquistão.