Há pouco tempo, a Netflix revolucionou a forma como assistíamos a filmes e séries a partir da utilização de big data. Com a ferramenta, a empresa foi capaz de criar roteiros para algumas das séries mais assistidas do mundo e, principalmente, predizer se as produções seriam ou não sucesso a partir do comportamento dos espectadores.

Agora, é a vez da Oracle, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, mexer com a indústria musical com sua plataforma de big data e analytics. Em parceria com Dudu Borges, um dos maiores produtores musicais da América Latina, a companhia desenvolveu uma ferramenta que diz ao produtor e aos músicos o que o público quer ouvir, literalmente, em tempo real.

O serviço da companhia coleta informações das redes sociais sobre o que os internautas mais estão falando, quais instrumentos musicais preferem ouvir, quais ritmos mais os agradam e quais assuntos e até palavras querem ouvir nas próximas músicas de seus artistas preferidos.

Dudu Borges, produtor musical e parceiro da Oracle neste projeto, diz que o objetivo do serviço é auxiliar na criação de novas canções, reduzir consideravelmente o tempo para a elaboração de uma música e apontar quais caminhos os profissionais devem seguir. “Quando as pessoas começaram a responder sobre suas preferências musicais, eu tinha certeza de que a sanfona apareceria. E o instrumento não apareceu na lista de preferência do público. Isso mostra para nós, da indústria musical, que precisamos repensar tudo o que a gente achava que sabia sobre o que nosso público quer consumir”, disse.

O produtor musical Dudu Borges, a VP de marketing da Oracle Carmela Borst e o VP de tecnologia e inovação da companhia Fernando Lemos

Para Carmela Borst, vice-presidente de marketing da Oracle para a América Latina, a tecnologia permitirá que produtores prevejam quais trabalhos serão os próximos hits, e também poderá ser aplicada em outras áreas. “Todos nós podemos ser cientistas de dados. Com uma ferramenta como esta que estamos lançando, a assertividade das tomadas de decisão em várias áreas podem ser otimizadas.”

Dos internautas participantes, 49% são brasileiros, 27% venezuelanos, 8% da Colômbia, 5% da Argentina e 4% do Chile. O estilo musical escolhido pelo público para a primeira música produzida com o auxílio da ferramenta foi o Pop. Ao longo de cinco dias de campanha, foram mais de três milhões de mensagens processadas pelo data analytics da Oracle. Os instrumentos preferidos do público são bateria, com 37% dos votos, seguido de violão e piano, com 12% e 10%, respectivamente.

A música já foi gravada pela dupla sertaneja Bruninho & Davi com o cantor Maluma. A música escolhida como base para a produção foi El Perdedor, do artista colombiano. A previsão é de que a música seja lançada nos próximos dias.

Carmela Borst e Fernando Lemos falam sobre a tecnologia: