A Microsoft inaugura nesta quarta-feira, 31, na cidade de Campinas, o novo Microsoft Innovation Center, centro de inovação da empresa desenvolvido em parceria com o Instituto Eldorado. A abertura do espaço, o primeiro MIC no estado de São Paulo, faz parte das comemorações de 18 anos do Instituto, que terá ampliação da infraestrutura tecnológica e iniciativas de aceleração de Startups.

Os MICs são difusores locais de tecnologias inovadoras que apoiam e fomentam o ecossistema de desenvolvedores, industrial e de startups, acelerando o uso de novas tecnologias e ampliando a competitividade do setor no cenário internacional. Além disso, contribuem para o empreendedorismo, uma vez que são pontos de encontro entre empresas, academia, empreendedores e desenvolvedores de novas tecnologias em geral.

Segundo o diretor de Inovação da Microsoft, Alessandro Jannuzzi, a inauguração é resultado de uma parceria bem-sucedida entre a empresa e o Instituto Eldorado. Ele ressalta que o espaço servirá de estímulo para a criação de ideias inovadoras. “O apoio à educação e o estímulo ao empreendedorismo estão entre nossas prioridades, porque acreditamos que ambos são os alicerces para o desenvolvimento do país”, comenta Jannuzzi.

“Para o Eldorado, ser um Innovation Center da Microsoft é de especial importância para promover o acesso à tecnologia de ponta, gerar inovação aplicada desde o início da carreira do jovem em uma Universidade até sua caminhada rumo ao empreendedorismo e ao sucesso profissional”, acredita Jaylton Ferreira, superintendente do Eldorado.

18 anos Instituto Eldorado

Para comemorar os 18 anos de atividade, o Instituto Eldorado inaugurará quatro novas áreas: o Espaço Startups, com um novo conceito de “aceleração tecnológica” para empresas nascentes, em parceria com a aceleradora Baita; o Imaging Lab, que conta com a mais completa infraestrutura dedicada a P&D em imagens digitais para câmeras de celulares do Hemisfério Sul, em parceria com a Motorola; a sede do único MIC – Microsoft Innovation Center – do Estado de São Paulo; além do ambiente Experience, que mostra todo o know-how e tecnologias inovadoras do Instituto.

A sede de Campinas do Instituto Eldorado está localizada dentro da Unicamp, universidade pública líder em patentes e em número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS, além de responsável por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil.

Mais centros

A Microsoft inaugurou, no dia 17 de maio, o Microsoft Innovation Center de Fortaleza, uma parceria entre a Organização Educacional Farias Brito e a Microsoft. O projeto conta ainda com a parceria do Governo do Estado do Ceará, da M Dias Branco, da Lanlink, da WDA e da Wave Accelerator. Este será o quinto MIC em operação no Brasil e terá por objetivo a transformação digital do ecossistema local, oferecendo capacitação tecnológica para estudantes e startups, ampliando as suas oportunidades no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

O Microsoft Innovation Center Fortaleza fomentará o empreendedorismo digital por meio de seus programas de pré-aceleração, eventos e treinamentos, que abrangerão todo o Estado do Ceará. O auxílio a startups, com o programa BizSpark, fornecerá acesso gratuito às tecnologias da Microsoft, aumentando as chances de crescimento das empresas no mercado nacional.

As startups também poderão usufruir da conexão com os parceiros locais do Centro de Inovação, o que possibilitará troca de experiências, novas parcerias e geração de negócios.