* Por Diego Simon

No meu último artigo, eu falei sobre o que é necessário para um marketplace dominar o seu mercado: foco no crescimento rápido de duas frentes, a de fornecedores e a de consumidores (oferta e demanda).

O ideal é que o crescimento da oferta e da demanda seja balanceado e sustentável, acontecendo de forma simultânea em cada mercado (quando o negócio envolve serviços presenciais, este balanceamento deve ocorrer de cidade em cidade). De uma maneira geral, a plataforma que fornece mais ofertas consegue construir a base de consumidores mais rapidamente, dada a sua maior relevância.

Atrair fornecedores para uma plataforma que ainda está crescendo seus consumidores é um desafio, mas nada impossível. Existem algumas maneiras de crescer a base de ofertas sem um grande investimento financeiro. Vamos a elas:

1 – Uma maneira bem interessante de atrair fornecedores interessados em estar na sua plataforma é disponibilizar ofertas sem custo, por tempo limitado. Oferecer acesso completo ao seu serviço pode garantir contratos fechados depois que o período de teste terminar, desta maneira você consegue transpor a barreira da cobrança inicial, quando ele ainda não percebe o valor do seu produto ou serviço.

Quando os possíveis clientes tiverem resultados interessantes ao usar sua plataforma, vai ser mais fácil garantir que os anunciantes em teste sejam convertidos em clientes pagantes. Esta é uma estratégia que se provou certeira no VivaReal e pode se encaixar em vários modelos de negócio.

2 – Oferte não só promoção, mas conteúdo de qualidade, para estabelecer sua empresa como especialista na área.  Lembre-se: quem educa o mercado, domina o mercado. Ofereça informações gratuitas, conteúdos educativos e materiais relevantes via e-mail ou no seu próprio site. Webinários, e-books, posts interessantes no seu próprio blog… tudo isso pode ser usado para atrair quem busca informações sobre o seu mercado. Temos usado esta estratégia para conectar arquitetos e designers de interiores para o Viva Decora, por exemplo.

3 – Se a ideia é gastar pouco, seu marketing B2B pode também se basear no crescimento por meio de acesso orgânico. Aplique técnicas de SEO no seu site, para garantir audiência e visitas sem a necessidade de investimentos pesados em publicidade. Organize os conteúdos e envie regularmente – mas sem exagero! – e-mails para sua base de contatos, valorizando seus posts e ajudando o possível cliente a ficar mais próximo de você na decisão da compra. Isto faz toda a diferença para o time de vendas, responsável pelo contato com todas essas oportunidades (leads) de negócio.

4 – A próxima dica é pra quem está disposto a correr mais riscos. A promoção de eventos pode se tornar uma estratégia fantástica para a formação de uma base de cadastros de possíveis clientes, além de ser uma forma muito interessante de divulgar a sua marca para o setor. Eventos presenciais envolvem custos, mas a realização de um formato consistente e relevante para o público-alvo pode levar a uma consequência interessante: empresas interessadas em patrociná-los.

No Viva Decora, realizamos eventos mensais gratuitos em nossa sede em São Paulo (totalmente patrocinados por empresas parceiras) e levamos o formato para outras cidades e estados, sempre com patrocinadores locais.

Há, portanto, várias maneiras para buscar um crescimento acelerado da sua base de clientes. Mesmo que não tenham um custo alto, o investimento de tempo e comprometimento é bem alto, mas a recompensa vem em forma de resultados acelerados e uma base de consumidores satisfeita.

No meu próximo texto, vou explorar algumas ideias para construir a demanda de um marketplace com pouco dinheiro. Veremos possibilidades de crescer a base de usuários quando você tem acesso a bom conteúdo.

* Diego Simon é CEO do Viva Decora, portal que aproxima os consumidores que estão pensando na decoração ou planejando uma reforma, aos profissionais e lojistas adequados