Menos de um ano após iniciar sua operação comercial no Brasil, a Wecash Brasil, fintech de origem chinesa, anuncia um aporte de R$120 milhões para investir no País. O valor faz parte da terceira rodada de investimentos provenientes do levantamento de US$80 milhões oriundos da matriz chinesa.

Com o recurso, a empresa desenvolveu uma reestruturação administrativa, passando a atuar institucionalmente como Wecash Group. No Brasil, a Wecash passa a oferecer para o mercado oito iniciativas diferentes no conceito fintech. Além da plataforma de avaliação de crédito, que se tornou a maior da Ásia em três anos de atuação, a empresa está lançando também outros sete empreendimentos distribuídos entre os setores de empréstimos, avaliação de crédito, meios de pagamento, varejo e o primeiro bureau de aluguel do Brasil.

O CEO da Wecash, Roger Madeira, explica que o início das operações comerciais no país revelou uma grande variedade de oportunidades para a estrutura tecnológica desenvolvida pela Wecash e seu modelo de negócios disruptivo. “Muitos dos serviços que prestamos em outros países, serviços que beneficiam e resolvem problemas tanto para os consumidores quanto para as instituições financeiras, inexplicavelmente não existem no Brasil. A decisão lógica, obviamente, é explorar essa defasagem, oferecer um serviço mais amplo e completo, aproveitando a sinergia que tais serviços oferecem em relação ao nosso negócio principal que é a avaliação de crédito e risco como um todo”, diz.

Desde o início do mês de abril, a Wecash Brasil passou a ser composta pelas marcas  Wecash Big Data (plataforma de avaliação de crédito que produz o Relatório Wecash), iEmpréstimos.com.br S/A (promotora de crédito que opera com funding originado por capital do próprio grupo), OnlineEmprestimos.com.br (promotora de crédito com funding de 15 bancos parceiros), NossosEmpréstimos.com.br (fornecedora de crédito com funding híbrido vinculada a uma franqueadora de serviços de saúde do Paraná), RentalScore (o primeiro bureau brasileiro de avaliação de risco focado exclusivamente em análise de crédito na locação de imóveis), WecashPay (atuação no varejo, com financiamento online e CDC Eletrônico para pagamentos em comércios eletrônicos),  Assets 700 (empresa especializada em cobrança e recuperação de crédito) e Wecash Card (cartão de crédito e débito).

De acordo com Madeira, todas as iniciativas já estão com suas plataformas tecnológicas desenvolvidas, seus parceiros operacionais estabelecidos e em fase de expansão comercial. Ele afirma que os projetos da companhia adotam sempre a premissa básica de trazer vantagens para todas as partes envolvidas. “Só investimos em um negócio se ele trouxer ganhos para os consumidores, para nós e para nossos parceiros. Em todos estes casos isto acontece e por isso temos forte convicção do sucesso que eles terão”, afirma.

Outra característica comum é o fato de todas as operações terem como ponto de partida a necessidade da produção da análise de crédito. “Construímos uma plataforma realmente muito potente para executar esta tarefa. Isto nos garante um diferencial competitivo cujo limite é a nossa própria capacidade de descobrir oportunidades e aplicar inovações nos modelos de negócios existentes”, completa.