* Por Diego Carmona

Quem entende um pouco de marketing digital já sabe: é preciso conhecer o avatar e definir o máximo possível de conhecimento sobre o perfil dele. Você precisa conhecer bem a sua persona, entendendo seus problemas, desafios e objetivos, antes de ensinar as principais estratégias para aumentar o engajamento da audiência.

É importante compreender quais são os canais que o avatar utiliza para se informar e observar qual tom usar para que sua mensagem seja assimilada de maneira clara. Mas não adianta focar nas dúvidas e nos problemas do seu cliente ideal se você não tomar os devidos cuidados para que seu artigo seja encontrado, e recentemente o Google começou a penalizar os sites que distribuíam conteúdo raso e de baixa qualidade, focado apenas em garantir visitas pela palavra-chave, hoje em dia, os conteúdos de bom posicionamento são aqueles que realmente ajudam e engajam o leitor.

Como engajar o avatar

A melhor maneira de conquistar o avatar é resolvendo um problema e promovendo a empresa como uma autoridade no mercado. Algumas formas de conseguir esse engajamento são:

Tutoriais e checklists

Os famosos “como fazer” costumam ajudar e facilitam o cotidiano da persona, educando o leitor. Lembre-se de ilustrar seu texto com imagens, prints e vídeos que facilitem a compreensão. Além disso, os posts que apresentam problemas e suas soluções com listas do que deve ser feito também costumam ser úteis. Uma lista de afazeres que possa guiar sua persona na realização de uma tarefa é fácil de ser digerida e compreendida, e pode conseguir muitas visitas.

Cases de sucesso

Os estudos de caso e situações exemplares de clientes, por exemplo, podem ser ótimas formas de gerar valor para a empresa. Você mostra na prática o que fez e funcionou bem, confirmando sua autoridade no assunto. Aproveite para contar detalhes do que deu certo para conquistar de vez a audiência.

Pesquisas próprias

Se a empresa pode organizar uma pesquisa própria, o resultado pode ser muito positivo. Elas agregam valor à sua marca e mostram um conteúdo exclusivo. Procure apresentar dados inéditos e relevantes para seu público, esclarecendo bem quais são as suas metodologias de pesquisa.

Com essas estratégias, você passa a conhecer melhor seu público alvo, ou seu avatar, o resultado disso é o aumento de vendas, fidelização do cliente e menor gasto com disparos de e-mail marketing ou de investimentos em redes sociais com a segmentação errada, fazendo do seu processo de vendas mais assertivo e lucrativo.


Diego Carmona Diego Carmona é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet. O leadlovers é uma plataforma pioneira no país que oferece serviços completos em automação de marketing para startups, pequenas e médias empresas e produtores do mercado digital.