* Por Daniel Dahia

Elon Musk, o cofundador da Tesla e da SpaceX, participou na semana passada de uma entrevista no TED Talks, um evento de inovação bastante importante. Entrevistado, ele revelou algumas novidades e visões para o futuro de suas empresas e da humanidade.

Logo no começo ele contou sobre sua próxima empresa, que chamou atenção da mídia no mês passado. O objetivo da Boring Company é cavar túneis pela cidade para criar uma rede de locomoção de carros que impeça a formação de engarrafamento nas ruas. O vídeo abaixo foi divulgado pela primeira vez durante a entrevista e resume bem a ideia da empresa:

Como tudo que Elon faz, parece coisa de ficção científica. O empreendedor afirmou que não existe limite do quão fundo pode-se cavar para a construção dos túneis, e que a rede 3D pode acabar totalmente com o engarrafamento nas cidades.

Ainda não é possível construir principalmente por uma questão monetária. Para ser viável, o custo de escavação tem que ser três vezes menor. A ideia de Musk para baratear o custo é diminuir o diâmetro dos túneis e realizar a escavação de forma simultânea com o reforço das paredes.

Segundo o milionário, a Boring Company só ocupa de 2% a 3% do seu tempo. Perguntado até quando ele trabalhará na Tesla, respondeu que “até o futuro imaginável”.

Sobre a Tesla, Musk afirmou que até o final do ano será possível fazer uma viagem de Nova York a Los Angeles de forma totalmente autônoma (isto é, sem encostar nos pedais ou volantes em qualquer ponto da viagem). Em 2 anos, você poderá dormir em qualquer trajeto sentado em um Tesla. Impressionante.

De resto, Musk fez comentários sobre sua participação no conselho de transição de Donald Trump (segundo ele, trata-se basicamente de uma reunião mensal) e sobre o lançamento do caminhão da Tesla e do Model 3, o modelo de carro mais barato.


Daniel Dahia acredita que a tecnologia é a principal forma de moldar o Universo. Estudante e cofundador do Spotshopp, startup de varejo que conecta lojas e clientes durante o momento da compra. Escreve sobre tecnologia e empreendedorismo desde pequeno e atualmente é colaborador do MacMagazine e Startupi.