Este mês o Startupi testou o Ford Fusion Hybrid, um carro econômico com tecnologias semi-autônomas de ponta como Alerta de Colisão, sistema que informa o motorista por meio de LEDs no para-brisa e avisos sonoros quando esse risco existe, usando uma série de sensores. O Fusion também é equipado com o Piloto automático adaptativo com “stop and go” que monitora o tráfego e mantêm a velocidade programada, bem como uma distância segura do carro da frente, acelerando e freando automaticamente.

Pudemos testar o carro pelas ruas de São Paulo e notamos que essa tecnologia Auto Start-Stop economiza combustível e reduz a emissão de gases, desligando o motor quando o trânsito à frente para, mas mantém ar-condicionado e o sistema de som/multimídia funcionando. Quando o trânsito volta a andar, basta tirar o pé do freio que o motor volta rapidamente ao trabalho. Para saber mais sobre as tecnologias presentes nos novos carros da Ford clique aqui.

Aproveitamos o embalo do Ford Fusion Hybrid para estrear o novo programa do Startupi Play, o Directions, que chega ao mercado seguindo a mesma linha dos demais programas do STARTUPI, levar muito conteúdo, informação e principalmente, experiências práticas que são transmitidas diretamente por quem já está na estrada e viveu na pele os desafios e situações do dia a dia para escalar uma startup, liderar pessoas em grandes organizações, ou mesmo entender o que se passa pelas mentes dos investidores.

O programa está sob o comando do Diretor Geral do Startupi, Geraldo Santos, empreended­or há mais­ de 15 ano­s, que investi­u em start­ups de tec­nologia e ­agências d­e marketin­g e evento­s.

O programa tem como grande diferencial ser gravado em movimento, dentro de um veículo, pelas ruas de São Paulo e, futuramente, de outros estados. “Queremos que o convidado se sinta totalmente à vontade para transmitir ao público STARTUPI informações relevantes para serem aplicadas no dia a dia do empreendedor ou do executivo. Sabemos que empresários de sucesso que criaram empresas há 10 ou 20 anos, são sempre inspirações para jovens empreendedores, porém queremos complementar com jovens startupeiros que estão conseguindo decolar sua startups nos últimos três anos, ou seja, estão passando conhecimento prático super atual e necessário para quem quer empreender”, destaca Geraldo.

Este tipo de informação funciona como uma mentoria que serve para reduzir os erros, aumentar as chances de resultados efetivos, refletir sobre pivotar um projeto ou até mesmo para se ter certeza de que o caminho que estão seguindo já foi percorrido por startups de sucesso.

O programa de estreia contou com a presença de Fernando Saddi, fundador e CEO da Easy Carros, aplicativo que conecta profissionais de serviços automotivos com donos de carros. Você sabia que a ideia do negócio surgiu quando Fernando deu uma carona para Tallis Gomes, Fundador do Easy Taxi?

No vídeo abaixo você vai descobrir curiosidades sobre os bastidores do desenvolvimento da startup, o total de investimento arrecadado pelo empreendedor até agora, os planos da Easy Carros para os próximos anos e as expectativas de Fernando para o futuro do mercado automotivo. Segundo ele, “o futuro do setor automotivo está cada vez mais baseado em tecnologia, ou seja, o futuro não estará mais nas mãos de engenheiros mecânicos, mas sim de engenheiros de softwares”.

Na segunda parte do programa, no vídeo abaixo, você confere Fernando falando sobre B2B e B2C e a implementação desses modelos na Easy Carros e a importância do empreendedor saber lidar com os investimentos. Fernando também contou sobre uma parceria que estão fazendo com o novo secretário de assistência social de São Paulo no trabalho de reabilitação de moradores de rua para o mercado de trabalho. “Estamos usando essa rede para profissionalizarmos essas pessoas para que elas possam ser ‘Easy Carristas’ e este tipo de ação é muito importante”.

Fernando falou também sobre o que espera do movimento de Corporate Venture e Aceleradoras. E claro, deixou algumas dicas para os empreendedores que estão desenvolvendo negócios.

O que achou? Deixe seus comentários e sugestões abaixo! O DIRECTIONS irá ao ar mensalmente com entrevistas sempre em movimento. Temos certeza de que os próximos serão ainda melhores, pois iremos somar ao conteúdo um roteiro turístico por São Paulo ou pela cidade onde estivermos gravando.