* Por Agência Reuters

Citigroup listou sete companhias que podem ser alvos da Apple para aquisições, incluindo Netflix, Walt Disney, e Tesla, como uma forma de colocar suas reservas de mais de 250 bilhões de dólares em movimento.

Com mais de 90% de seu caixa no exterior, a empresa teria 220 bilhões de dólares para aquisições e recompras, após pagamento de 10% de imposto na repatriação, disse analista do Citigroup Jim Suva.

A proposta tributária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelada no mês passado, prevê a redução do imposto incidente sobre os recursos de multinacionais no exterior repatriados para os EUA de 35 para 10%.

As outras aquisições potenciais incluem as desenvolvedoras de vídeo games Activision Blizzard, Electronic Arts e Take Two Interactive Software, além do serviço de vídeo por streaming Hulu.

O analista disse que esses alvos foram selecionados com base em cinco critérios – adequação estratégico, escala global, tamanho da transação, poucos ativos não-estratégicos e impacto provável no preço das ações da Apple.

Sob pressão dos acionistas para entregar mais dessas reservas, a Apple recentemente elevou seu programa de retorno de capital em 50 bilhões de dólares, ampliando seu programa de recompra de ações em 35 bilhões e aumentando seus dividendos trimestrais em 10,5 por cento.

* Por Derek Francis, para a Reuters