Depois de alguma especulação, a montadora Ford anunciou esta semana uma significativa mudança em seu regime de gestão para ressaltar suas ambições em carros conectados e auto-dirigidos: Jim Hackett, que estava dirigindo o departamento de Mobilidade Inteligente da Ford – está assumindo como CEO da empresa, substituindo Mark Fields.

O movimento é uma tentativa da companhia de ousar nesta nova geração de fabricação de automóveis, onde o foco são os veículos autônomos. Esta é uma área onde a Ford tem sido criticada por não estar sendo agressiva como concorrentes como a GM (que investe no assunto e está trabalhando com empresas como a Lyft, adquiriu novas empresas como a Cruise e iniciou novas iniciativas como o serviço de compartilhamento de automóveis Maven); e empresas como a Tesla, Google e Uber.

Hackett é considerado um especialista em reviravoltas: passou um longo período como CEO da Steelcase, transformando-o de um simples fabricante de móveis de escritório em um cujos produtos evoluíram essencialmente com o ritmo de trabalho em mudança (por exemplo, de escritórios fechados, individuais em espaços abertos), e também como os produtos foram feitos.

Ambos os desafios têm casos análogos na indústria automobilística de hoje – que é estender-se entre dois mundos onde os carros são vistos como dinossauros ou o próximo grande hardware conectado. A esperança é que ele será capaz de aplicar algumas das suas provadas magias da Steelcase na Ford.

Na conferência de imprensa que anunciou a novidade, Hackett comparou a indústria automobilística hoje como um Cubo de Rubik. “Estou muito animado para trabalhar com Bill Ford [presidente da Ford] e toda a equipe para criar uma Ford ainda mais dinâmica e vibrante que melhora a vida das pessoas em todo o mundo e cria valor para todos os nossos stakeholders. Eu desenvolvi um profundo apreço pelo povo Ford, valores e patrimônio durante os últimos quatro anos como parte da empresa e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com todos ligados à Ford durante este período de transformação”, disse o novo CEO.

Ele também pareceu advertir que precisa haver paciência em torno da nova liderança: ainda há algum planejamento e estratégia que precisa ser decidido antes de ser anunciado. “Precisamos ter não apenas um ponto de vista sobre inovações, mas um plano para como integrá-los em nossos negócios – ou não”, disse o presidente Ford na conferência de imprensa hoje. “Precisamos acelerar nossa tomada de decisão”, explicou Bill Ford.

Ford adicionou que Hackett estará focalizando em mudanças operacionais 4 lançamentos de produto, eliminando áreas não rentáveis ​​e modernizando o negócio em torno de novas inovações em torno de grandes dados, AI, robótica e assim por diante, e focando em mudanças culturais.

Fonte: TechCrunch