EXCLUSIVO: Este mês o Startupi lançou o Directions, que tem como objetivo levar muito conteúdo, informação e principalmente, experiências práticas que são transmitidas diretamente por quem já está na estrada e viveu na pele os desafios e situações do dia a dia para escalar uma startup, liderar pessoas em grandes organizações, ou mesmo entender o que se passa pelas mentes dos investidores.

O grande diferencial do programa é que ele acontece em movimento, dentro de um veículo, e dessa vez, Geraldo Santos, diretor geral do Startupi, embarcou a bordo do Ford Fusion Hybrid, para conversar com Luciano de Menezes, CEO do WTC – a filial criada e dirigida por empreendedores brasileiros, do World Trade Center de Nova York.

O WTC São Paulo foi fundado em 1995 e é considerado o maior complexo de negócios da América Latina. Quando foi construído na região da Avenida Berrini, onde os principais setores da economia se encontram, o Complexo foi um marco econômico para a capital paulista e hoje representa um polo de negócios onde vários segmentos da economia se concentram, principalmente o de Tecnologia e Telecom.

World Trade Center São Paulo é um dos primeiros complexos multiuso do Brasil, com 200.000 m² de área construída, composto de 5 unidades:

  • Uma torre de negócios com 25 andares com importantes empresas nacionais e internacionais (WTC Business Tower)
  • Um shopping de decoração e design com 120 lojas (D&D Shopping)
  • Um hotel com 300 apartamentos (Sheraton São Paulo WTC Hotel)
  • Um centro de convenções de mais de 10.000 m² (WTC Events Center)
  • Um Clube de Neócios com mais de 5.000 associados (WTC Business Club)

A  Avenida Luís Carlos Berrini é uma das que mais se modificaram nos últimos 20 anos. Originalmente a região, próxima à Marginal Pinheiros, era pouco habitada. Hoje é o endereço dos edifícios mais modernos da cidade, reunindo algumas das principais empresas, hotéis e centros de convenções.

Av. Luis Carlos Berrine em 1990

Av. Berrini hoje

O WTC conta hoje com uma plataforma de negócios sustentada por seis pilares de negócios: conteúdo relevante, comunicação e exposição de marca, relacionamento, internacionalização, acesso a mercados regionais, e ainda geração de negócios. O acesso a mercados regionais é feito através de uma rede de parceiros e clientes que pode apoiar iniciativas em praticamente todas as regiões do País, incluindo importantes centros do interior e também acesso a mercados internacionais. O World Trade Center Brasil está integrado a uma rede em mais de 300 cidades em aproximadamente 100 países. Com operações próprias nos EUA e na Europa, ele oferece um portfólio de serviços completo para os objetivos de internacionalização, negócios e investimentos internacionais, seja no sentido Brasil-Exterior ou Exterior-Brasil. Acompanhe a entrevista completa com Luciano onde anunciamos a parceria com o Startupi para levar todos estes benefícios para o ecossistema de startups brasileiro.

Luciano Menezes foi o primeiro executivo de uma grande empresa a participar do Directions, e no vídeo abaixo você vai conhecer um pouco mais da sua carreira, visão executiva e o que pensa sobre empreendedorismo e time. Começou a trabalhar com 14 anos, passou pela Câmara Americana onde entrou como trainee e saiu como Diretor Executivo. Ele contou quais foram os seus maiores aprendizados durante esse período e também falou sobre intraempreendedorismo. “O empreendedorismo não está na empresa, mas sim na pessoa”. Abordou também a inovação dentro de uma grande empresa e falou sobre o momento de expansão do WTC pelo Brasil e para outros Países, liderados por ele.

Todos sabemos a importância de ser um bom líder e manter a equipe motivada e engajada, o que não é uma tarefa tão fácil, mas que Luciano tira de letra. O WTC conta hoje com mais de 500 funcionários. No vídeo abaixo ele fala sobre as características de um bom líder, a importância de enxergar o lado positivo das coisas e ter disciplina, o que é fundamental para o ambiente corporativo.

Luciano também anunciou em primeira mão uma parceria com o Startupi para o lançamento de um espaço no WTC que oferecerá para os empreendedores todas as ferramentas necessárias para que as startups possam prosperar e obter sucesso.”Será um projeto espetacular com tudo o que os empreendedores precisam para gerar negócios com grandes empresas e/ou obter investimentos, além de escalar internacionalmente utilizando a rede WTC presente no mundo, em mais de 300 cidades e 100 países”, afirma.

Geraldo Santos, Diretor do Startupi completa dizendo que “mais do que um espaço para trabalho, será um espaço de conexão e inteligência onde as grandes empresas e investidores já estão presentes e os empreendedores poderão usufruir para gerar negócios efetivos que serão apoiados pelo Startupi. “Vamos capacitar empreendedores e grandes empresas para fazerem negócios entre si. Em junho faremos o lançamento de um programa inédito no mercado para apoiar e fomentar ainda mais o ecossistema no amadurecimento rumo a escala mundial junto com o WTC”, conclui Geraldo.

Quer saber mais? Dá o Play!

Gostou? Então comente e compartilhe com seus amigos. Quer sugerir um nome para carona no Directions? Fale com o Startupi: [email protected] Não quer perder nenhum detalhe? Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais!