EXCLUSIVO: Este mês o Startupi lançou o Directions, que tem como objetivo levar muito conteúdo, informação e principalmente, experiências práticas que são transmitidas diretamente por quem já está na estrada e viveu na pele os desafios e situações do dia a dia para escalar uma startup, liderar pessoas em grandes organizações, ou mesmo entender o que se passa pelas mentes dos investidores.
O grande diferencial do programa é que ele acontece em movimento, dentro de um veículo, e dessa vez, Geraldo Santos, diretor geral do Startupi, embarcou a bordo do Ford Fusion Hybrid, para conversar com Luciano de Menezes, CEO do WTC – a filial criada e dirigida por empreendedores brasileiros, do World Trade Center de Nova York.
O WTC São Paulo foi fundado em 1995 e é considerado o maior complexo de negócios da América Latina. Quando foi construído na região da Avenida Berrini, onde os principais setores da economia se encontram, o Complexo foi um marco econômico para a capital paulista e hoje representa um polo de negócios onde vários segmentos da economia se concentram, principalmente o de Tecnologia e Telecom.
World Trade Center São Paulo é um dos primeiros complexos multiuso do Brasil, com 200.000 m² de área construída, composto de 5 unidades:
- Uma torre de negócios com 25 andares com importantes empresas nacionais e internacionais (WTC Business Tower)
- Um shopping de decoração e design com 120 lojas (D&D Shopping)
- Um hotel com 300 apartamentos (Sheraton São Paulo WTC Hotel)
- Um centro de convenções de mais de 10.000 m² (WTC Events Center)
- Um Clube de Neócios com mais de 5.000 associados (WTC Business Club)
A Avenida Luís Carlos Berrini é uma das que mais se modificaram nos últimos 20 anos. Originalmente a região, próxima à Marginal Pinheiros, era pouco habitada. Hoje é o endereço dos edifícios mais modernos da cidade, reunindo algumas das principais empresas, hotéis e centros de convenções.

Av. Luis Carlos Berrine em 1990

Av. Berrini hoje
O WTC conta hoje com uma plataforma de negócios sustentada por seis pilares de negócios: conteúdo relevante, comunicação e exposição de marca, relacionamento, internacionalização, acesso a mercados regionais, e ainda geração de negócios. O acesso a mercados regionais é feito através de uma rede de parceiros e clientes que pode apoiar iniciativas em praticamente todas as regiões do País, incluindo importantes centros do interior e também acesso a mercados internacionais. O World Trade Center Brasil está integrado a uma rede em mais de 300 cidades em aproximadamente 100 países. Com operações próprias nos EUA e na Europa, ele oferece um portfólio de serviços completo para os objetivos de internacionalização, negócios e investimentos internacionais, seja no sentido Brasil-Exterior ou Exterior-Brasil. Acompanhe a entrevista completa com Luciano onde anunciamos a parceria com o Startupi para levar todos estes benefícios para o ecossistema de startups brasileiro.
Luciano Menezes foi o primeiro executivo de uma grande empresa a participar do Directions, e no vídeo abaixo você vai conhecer um pouco mais da sua carreira, visão executiva e o que pensa sobre empreendedorismo e time. Começou a trabalhar com 14 anos, passou pela Câmara Americana onde entrou como trainee e saiu como Diretor Executivo. Ele contou quais foram os seus maiores aprendizados durante esse período e também falou sobre intraempreendedorismo. “O empreendedorismo não está na empresa, mas sim na pessoa”. Abordou também a inovação dentro de uma grande empresa e falou sobre o momento de expansão do WTC pelo Brasil e para outros Países, liderados por ele.
Todos sabemos a importância de ser um bom líder e manter a equipe motivada e engajada, o que não é uma tarefa tão fácil, mas que Luciano tira de letra. O WTC conta hoje com mais de 500 funcionários. No vídeo abaixo ele fala sobre as características de um bom líder, a importância de enxergar o lado positivo das coisas e ter disciplina, o que é fundamental para o ambiente corporativo.
Luciano também anunciou em primeira mão uma parceria com o Startupi para o lançamento de um espaço no WTC que oferecerá para os empreendedores todas as ferramentas necessárias para que as startups possam prosperar e obter sucesso.”Será um projeto espetacular com tudo o que os empreendedores precisam para gerar negócios com grandes empresas e/ou obter investimentos, além de escalar internacionalmente utilizando a rede WTC presente no mundo, em mais de 300 cidades e 100 países”, afirma.
Geraldo Santos, Diretor do Startupi completa dizendo que “mais do que um espaço para trabalho, será um espaço de conexão e inteligência onde as grandes empresas e investidores já estão presentes e os empreendedores poderão usufruir para gerar negócios efetivos que serão apoiados pelo Startupi. “Vamos capacitar empreendedores e grandes empresas para fazerem negócios entre si. Em junho faremos o lançamento de um programa inédito no mercado para apoiar e fomentar ainda mais o ecossistema no amadurecimento rumo a escala mundial junto com o WTC”, conclui Geraldo.
Quer saber mais? Dá o Play!
Gostou? Então comente e compartilhe com seus amigos. Quer sugerir um nome para carona no Directions? Fale com o Startupi: [email protected] Não quer perder nenhum detalhe? Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais!
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.