* Por Lucas Paschoal

Uma reflexão sobre como ser criativo pode ser o fator decisivo para se atingir um número maior de fãs e clientes

Em todos os meus inícios de trabalho com alguma empresa dou o pontapé nas atividades com uma pergunta: você conhece o seu público? Parece uma pergunta simples mas acredite, para muitos não é. Existe muito “eu acho”, “tenho certeza que é tal nicho” ou ainda pior “minha solução atende do B2C ao B2B, do pequeno comércio a indústria”.

Te pareceu absurdo abrir um leque tão grande de atuação? Pois bem, é assim que muitas empresas atuam, principalmente as entrantes em algum mercado. Não que um produto não possa atingir públicos diversos. Meu ponto é: se quer implementar uma estratégia agressiva como essa busque antes quem é o seu cliente e onde ele está.

Conhecer não é achar que sabe, é muito mais do que isso. Realizar pesquisas de campo, ir à rua para entender como seus concorrentes entregam resultados e o mais importante, ter foco e atacar a frente escolhida podem fazer toda a diferença.

No âmbito de comunicação estratégica com a imprensa e o mercado onde atuo com a Híbrida, ajudamos muitas PME’s e startups tanto a encontrarem seus públicos como os ativarmos da forma certa. Um de nossos parceiros, a startup Goleiro de Aluguel é um bom exemplo. Por ser um marketplace onde goleiros amadores e apaixonados por futebol à procura de um “arqueiro” para sua pelada com os amigos por si só tem um viés tecnológico e de gestão. Com seu core voltado ao futebol amador, o esporte se torna um grande pilar. E por fim, como toda startup de sucesso, possui empreendedores com trajetórias que dariam um livro.

Pronto, vejam que temos um cenário onde temos um único produto, mas com potencial de chamar a atenção de diversos nichos ao mesmo tempo. Com essa linha estratégica, traçamos diversas ações onde escolhemos quais verticais da imprensa teriam maior aderência com as pautas. Dessa forma, tratávamos dos mesmos assuntos mas trazíamos um elemento novo ou mesmo ressaltávamos um outro colocado em segundo plano para chamar a atenção dos meios de comunicação escolhidos.

É assim que se deve pensar a venda da sua marca ao mercado. Não se limite, reflita até onde sua solução pode chegar. Assim você e o mercado terão a real noção do quão incrível é o que tem nas mãos.


Lucas é jornalista e fundador da Híbrida Comunicação, agência de comunicação que atua como assessoria de imprensa, relações públicas, consultoria e produtora de conteúdo voltada a startups, PMEs e profissionais liberais.