Educação, inovação e tecnologia. Estes são os principais pilares adotados pela Bett Educar para a edição de 2017, que acontecerá de 10 a 13 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo), na capital paulista

Com visão global, o evento abre espaço em suas diversas atividades e discussões de temas atuais, imprescindíveis para o presente e futuro da educação brasileira, como neurociências, bilinguismo, futurismo, robótica, inteligência artificial, realidade virtual, ensino e aprendizagem em ambiente de sala de aula inteligente, discussões sobre a reforma do ensino médio brasileiro, personalização do ensino, interdisciplinaridade, extrapolação do conteúdo e da aprendizagem para além da sala de aula e a adoção do STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática), que vem adicionando as disciplinas de humanidades, linguagens, música, artes, habilidades socioemocionais e experiências que possam ser integradas às competências cognitivas e não-cognitivas.

“Na Bett acreditamos que podemos contribuir para um futuro melhor, como agentes transformadores da mudança na educação. Para isso, reunimos pessoas, práticas, conceitos, tendências, inovação e tecnologias para oportunizar o desenvolvimento dos educadores, maximizando a aprendizagem dos alunos”, diz Vera Cabral, curadora do evento.

 Novidades

Nesta edição a inovação estará ainda mais presente, de diversas formas, durante os quatro dias, tanto na Feira Bett Educar quanto nas atividades do Congresso Bett Educar, que traz como tema central a “Inovação – Novos Horizontes para a Educação”. E mesmo nas mais diversas atividades proporcionadas de forma gratuita pelos organizadores e expositores.

Cada vez mais o objetivo do evento é organizar todo o seu conteúdo para a formação continuada de equipes escolares. Por isso, o Congresso da Bett Educar é ancorado por cinco eixos norteadores: Práticas de Sala de Aula, Formação de Professores, Aprendizagem, Políticas Educacionais e Gestão.

As palestras serão ministradas por especialistas nacionais e internacionais em educação, num total de 133 atividades, em 7 auditórios diferentes, de 28 temas e 5 sessões diárias, além de palestras Magnas ao final de cada dia.  Também serão ministrados 21 cursos certificados, cada um com 4 horas de duração.

A proposta da Bett Educar 2017 é ser um local de encontro que agregue e enriqueça o repertório educacional de todos os envolvidos no evento. A atualização e o conhecimento teórico e prático apresentados compartilham das mais recentes e inovadoras discussões e análises, que permeiam o estado da arte de ensinar e aprender.

Assim, além do Congresso, desenhado para apresentar discussões sobre temas do interesse educadores em geral, a Bett Educar terá, neste ano, eventos para públicos específicos. Esse é o caso do Bett Edup, do Bett IES e do Espaço do Saber.

Além dos painéis e discussões, o Bett EduP tem, ainda, em sua programação, visita a escolas inovadoras. Para além da discussão, o objetivo é apresentar possibilidades e exemplos concretos de inovações que propiciem o alcance de resultados de excelência, compatíveis com distintos patamares de investimento e com diferentes propostas pedagógicas. Veja aqui a programação do Bett EduP – Abordagens que nortearão o Futuro das Escolas Privadas no Brasil, Perspectivas e Modelos de Gestão.

O Bett IES – Encontro de Instituições de Ensino Superior foi concebido para atender aos interesses estratégicos de gestores de tais instituições, com conteúdos definidos com base em grandes tendências ditadas pelo avanço tecnológico. O evento tem parceria de conteúdo com a ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), o que expressa a relevância dada ao tema da educação a distância no ensino superior.  Mas trata também de outras questões estratégicas a essas instituições, como é o caso da formação dos professores para atuarem no atual contexto, e do próprio perfil de formação dos alunos, tendo como referência a evolução das tecnologias, em especial da inteligência artificial. O evento tem também a parceria do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo).

Sempre com o intuito de apresentar e discutir inovações educacionais no Brasil e no mundo, o Espaço do Saber concentra atividades pertinentes ao setor público. Desta forma, líderes educacionais poderão compartilhar suas melhores práticas, conhecimentos e experiências bem sucedidas.

No espaço de exposições, a Bett Educar incentiva o engajamento dos expositores ao objetivo de criar uma área viva, vibrante, que privilegia conteúdos, experiências e interações. “Queremos que o educador e o gestor tenham experiências enriquecedoras – e isso acontece tanto no Congresso quanto na visita à feira”, explica Vera Cabral. A ideia é que o público possa conhecer, de fato, como funcionam as soluções, produtos e serviços disponíveis no mercado. E que o expositor possa atingir seu público-alvo, com feedback real e instantâneo, gerando boas possibilidades de negócios.

“A Bett Educar é um espaço para a troca de conhecimento, de experimentação de soluções, de vivências e de interação com os conteúdos de seus eventos, de aprendizagem e de aperfeiçoamento para todo o segmento educacional. Essencialmente, daquilo que agrega para a qualidade da educação”, esclarece Vera Cabral.

A Bett Educar é um evento inspirado na Bett Show Londres, referência global do segmento e organizados nos dois países pela Ascential Events, que faz parte da Ascential plc, empresa internacional de mídia Business to Business com um portfólio focado em eventos líderes de mercado, produtos e serviços de informação.

Para mais informações acesse a Agenda de eventos Startupi.