* Por Anjos do Brasil

Para começar bem um negócio inovador, você precisa de um produto ou serviço que agregue novidades e soluções e também é preciso entender o mercado em que irá atuar!

Até essa fase da sua startup, é possível caminhar sem um mentor ou conselheiro, mas chegará um momento em que isso se tornará necessário. E para que o seu negócio decole, encontre o mentor perfeito!

Por isso, reunimos algumas dicas para identificá-lo:

1 – Experiência

O mentor precisa ter experiência, ou seja, ter passado por situações e desafios que você ainda não vivenciou. Com isso, ele poderá ajudar o empreendedor a encontrar soluções diferentes e até a identificar novos problemas – isso normalmente acontece porque o empreendedor está tão focado na dinâmica da empresa que não consegue ter uma visão externa da startup.

2 – Conhecimento de mercado

Procure alguém do segmento de mercado da sua startup! Mas, se isso não for possível, você pode selecionar um conselheiro que conheça alguma área específica em tecnologia, por exemplo. Damos essa dica porque um conselheiro muito genérico pode  agregar conhecimento, mas talvez não tanto na fase inicial da startup!

3 – Habilidade de coaching

O mentor precisa ser direto e sincero quando se refere aos problemas da empresa para que juntos, ele e o empreendedor, consigam encontrar as mudanças positivas. Por isso, o investidor precisa ter tato, ou seja, uma habilidade de coaching/de orientação.

4 – Credibilidade

Um bom conselheiro trará credibilidade ao seu negócio, mas é importante que os empreendedores saibam que também há uma responsabilidade ao se ter um conselheiro. Porque se o seu negócio não der certo, isso poderá afetar a reputação dessa pessoa. O conselheiro empresta credibilidade para o empreendedor e vice-versa.

Outra dica: Alguns conselheiros conseguem até ajudar na captação de novos recursos!

Mas lembre-se que o mais importante é encontrar um conselheiro que possa dedicar tempo e foco!

Você está em busca de um investidor-anjo que também possa ser o seu conselheiro? Submeta o seu projeto de startup pelo nosso site. Se ele for aprovado, os nossos investidores terão acesso a sua apresentação e, com isso, poderão realizar investimentos e ter o papel de mentores também.