* Por Diego Melo

Você sabe o que é UX e UI? Já não é de hoje que essas siglas tem se popularizado. Cada vez mais comuns em blogs, projetos e até nas redes sociais, se tornou o assunto queridinho de toda agência e startup.

Mas afinal, o que é UX, UI, e toda essa sopa de letra quando se refere a design?

UX

É a sigla do termo inglês User Experience, que na tradução literal significa experiência do usuário. É a área do design responsável em criar uma interação agradável do usuário com interfaces, produtos e sistemas. A experiência do usuário envolve desde os fluxos de telas até mesmo pequenos detalhes como a localização e cores de botões para aumentar o número de cliques!

UI

A sigla abrevia o termo User Interface, retrata toda parte visual de uma interface tanto digital como física. O termo entrou em destaque com a necessidade de novas interfaces para aplicativos e sites, mas envolve desde a criação de painéis de carros até a concepção de um controle remoto!

AI

Architecture Information, traduzido seria a arquitetura da informação. É a área de estudo responsável por organizar as informações de uma interface de forma a facilitar seu entendimento pelo usuário. Ficou muito conhecida com o aumento de demanda por SEO, onde o conteúdo e toda informação entrou como foco principal nos mecanismos de pesquisa!

IHC

Interação humano computador, é a disciplina que estuda o comportamento do ser humano e sua interação com a máquina. Engloba não só design, mas psicologia, computação e engenharia.

Usabilidade

É a habilidade que um objeto tem de ser usado empregando facilidade de uso para realização de uma tarefa específica. Envolve não só a habilidade mas também pode ser relacionado a mensuração da capacidade que um objeto tem de oferecer facilidade de uso assim como o estudo dos princípios para se obter e definir essas métricas.

Exemplos:

“Vamos estudar usabilidade em interfaces de jogos”

“Eu não consegui reproduzir o CD no som, não consegui nem ligar”, a interface tem uma usabilidade muito ruim.

“Esse novo relógio da apple é muito fácil de usar” O relógio tem uma usabilidade boa!

Ergonomia

É um conjunto de disciplinas que estuda a adaptação de um objeto de forma a melhorar ao máximo a interação do ser humano com ele.

Está presente desde a cadeira que se senta até a posição do volante de um carro! Atualmente é muito usado para se referir ao conforto que um objeto pode oferecer, principalmente no que diz respeito a posição, é muito utilizado na área de design industrial!


Designer, empreendedor, curioso e típico libriano. Sniper nas horas vagas, e  sonhador fulltime! Vê na tecnologia uma oportunidade de melhorar a vida das pessoas! Gosta de ler sobre desenvolvimento humano e nas horas pagas é o responsável pela concepção criativa de produtos na Usemobile. Pode ser visto comendo queijos e tomando Jägermeister no instagram @dodiegomelo.