O gigante do varejo quer acelerar drasticamente o seu desenvolvimento de tecnologia de varejo. Para fazer isso, a companhia acaba de anunciar que lançará o Store No. 8, um cluster de inovação cujos empresários estarão livres dos diktats – ou seja, exigências impostas pelo concorrente mais forte – de suas matrizes de Bentonville, Arkansas e Wall Street, para desenvolver a tecnologia de varejo e para se modernizar nos próximos cinco a dez anos. E, mais crucial, a tecnologia é destinada a ajudá-lo a lutar contra rivais como Amazon.com.
O Store No. 8 ficará situado no Vale do Silício e abrigará startups, mas funcionará de forma independente do Walmart. Esta é a mais recente manifestação da nova e dinâmica cultura que o Walmart pretende instalar em sua estratégia de comércio eletrônico sob a liderança de Marc Lore, cuja loja online Jet.com o Walmart comprou no ano passado por US$3 bilhões . “Não estamos focando apenas no hoje, podemos pensar muito maior”, disse Lore na conferência Shoptalk em Las Vegas.
Embora a varejista não tenha revelado o valor do investimento na nova incubadora, Lore apresentou alguns detalhes sobre o objetivo da nova empreitada. A ideia é a realização de parcerias com startups, empresas de capital e acadêmicos para promover inovação em robótica, realidades virtual e aumentada e inteligência artificial, entre outras tecnologias. A empresa também irá operar de forma independente do Walmart e do seu braço de pesquisa, a WalmartLabs, em São Francisco.
O comércio eletrônico do Walmart está aquecido ultimamente: a expansão de seus mercados tem atingido um crescimento online – a venda digital da companhia subiu quase 30% durante as férias. E nos últimos dois meses apenas, o Walmart comprou três varejistas (ModCloth, ShoeBuy e Moosejaw) para diversificar sua oferta online.
“Às vezes você investe nessas grandes ideias transformadoras que talvez não estejam prontas para o horário nobre de hoje”, disse Seth Beal, executivo Walmart de quatro anos que lidera a iniciativa Store No. 8 com Katie Finnegan, chefe de estratégia da Jet.com.
“Como fazer um lugar seguro para os empresários para ir inovar em torno dessas ideias?” Beal acrescentou. Mas Finnegan disse que ela e Beal, juntamente com os executivos do Walmart ocasionalmente, iriam regularmente checar o espaço para se certificarem de que eles estão desenvolvendo soluções com aplicações práticas.
As informações são do Venture Beat
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.