Hoje, apenas uma pequena porcentagem das mais de dez milhões de pequenas e médias empresas brasileiras tem um website para o seu negócio, seja porque é muito complexo, caro ou muito custoso em termos de tempo. Até o fim do ano, o Google anunciou que lançará um novo recurso que permite criar sites gratuitos e otimizados para smartphones quase instantaneamente, a partir dos dados registrados na plataforma Google Meu Negócio.

“Já estamos fazendo um teste com 50 mil empresas brasileiras para ter certeza de que tudo estará perfeito até o lançamento”, anunciou a empresa. Por enquanto, o teste é apenas por convite, mas já está um formulário em g.co/meunegocio para os empresários registrarem seu interesse e serem avisados quando o recurso for disponibilizado integralmente.

Como funciona a nova ferramenta

A ferramenta iniciará a criação do site com as informações disponíveis no cadastro do Google Meu Negócio e depois cuidarão do design, da otimização para a Busca e para smartphones, tudo gratuitamente para o usuário. Os usuários também podem personalizar os sites com fotos e outros detalhes. Os empreendedores escolherão a melhor maneira para os clientes entrarem em contato, seja por telefone ou por e-mail.

Como serão os domínios criados com o novo recurso

Uma vez que os usuários estejam satisfeitos com o site projetado, o Google criará um domínio gratuito seguindo a fórmula business.google.com/website/[nome da empresa].