O Google Cloud Next 2017 reuniu executivos, clientes, parceiros, desenvolvedores e engenheiros com objetivo de construir o futuro da tecnologia em nuvem. Durante o evento, realizado em São Francisco, o Google Cloud apresentou parcerias, produtos, avanços e novos modelos de atendimento aos seus clientes

“A adoção da nuvem, em geral, apresentou uma aceleração incrível. A qualidade das conversas de nossos clientes estão realmente mudando. Tem sido um ano notável, nossos engenheiros fizeram mais de 500 lançamentos, sempre buscando oferecer funcionalidade e eficiência aos nossos clientes, inovações e melhorias em tudo o que fazemos e em termos de segurança e confiança. A nuvem está a revolucionando a forma como trabalhamos dentro de diferentes indústrias e atualmente fornece recursos para clientes se posicionarem com vantagens competitivas no mercado”, disse Diane Greene, VP sênior do Google Cloud.

Avanços em Machine Learning

Um dos principais objetivos no Google é que o machine learning se torne um elemento transformador para organizações, independentemente do tamanho, indústria ou nível de sofisticação. Com os avanços do Google, o machine learning torna-se acessível para qualquer negócio, analista de dados e desenvolvedor:

Google Cloud Video Intelligence API (disponível em Beta) – permite que vídeos possam ser pesquisados e descobertos extraindo individualidades com uso simples de um REST API. Esta nova API coleta informações de vídeos armazenados no Google Cloud Storage, com informações técnicas, como número de frames, e informações contextuais do vídeo.  Assim, é possível procurar em cada gravação ou frame de cada arquivo de vídeo catalogado.

Lista de funções:

    • Detecção de rótulos – identifica objetos do dia a dia, lugares e coisas, como elefantes.
    • Anotações temporais – busca por unidades relevantes em todo vídeo catalogado e automaticamente agrega a pesquisa em cada posição do frame.
    • Detecção na mudança de captura – detecta as mudanças de cena dentro do vídeo.
  • Google Cloud Machine Learning em Google Analytics – é uma opção para organizações que procuram para treinar e desenvolver os seus próprios modelos de produção na nuvem, por meio da integração com serviços analíticos Google Cloud como Dataflow, Datalab e Google BigQuery.
  • Cloud Vision API 1.1 (disponível em Beta). Cloud Vision é uma das APIs de nuvem mais populares do Google. Desde o seu lançamento, em abril de 2016, permite que desenvolvedores extraiam metadados de mais de um bilhão de imagens. No Next 2017, foram anunciados novos recursos para parceiros de negócios para ajudá-los a classificar uma série de imagens diferentes. A API agora reconhece milhares de entidades e fornece uma análise de caráter mais detalhada.

Reimaginando o atendimento aos clientes

Clientes de nuvem precisam de um relacionamento flexível e responsável com seus fornecedores. Assim, o Google renovou seu modelo de suporte.

Engineering Support –  um atendimento ao cliente baseado nos usuários dos clientes e suas funções. Esta é uma mudança significativa em relação às atuais plataformas Prata, Ouro e Platina, baseadas em uma porcentagem variável do uso dos produtos. Com o novo modelo, clientes vão pagar apenas para as funções que sua equipe precisa e também podem decidir o qual tempo de resposta se enquadra melhor para o ciclo de vida das aplicações e quais membros da equipe poderão interagir com o suporte. A oferta do serviço será progressiva, a partir de abril até o fim deste ano.

Parceria com SAP

Uma aliança estratégica com a SAP, que integra a nuvem as ferramentas de machine learning do Google Enterprise com as soluções empresariais da empresa alemã. O acordo permitirá que o Google, SAP e os consumidores têm mais alcance, escalabilidade e oportunidades para criar novos produtos.

Os desenvolvedores podem usar a edição expressa da SAP HANA para construir aplicações de negócios. Além disso, o Google está trabalhando de mãos dadas com a SAP para que a SAP Cloud Platform esteja disponível na nuvem Google.

Maior produtividade com as atualizações do G Suite

No último ano, o Google lançou mais de 300 funções e atualizações para ajudar seus clientes alcançarem todo seu potencial na nuvem. No Next 2017 foi anunciada a próxima geração das suas ferramentas de colaboração e comunicação para empresas:

  • Google Drive sob medida para as empresas: novas funções, como o Team Drives e Drive File Stream, permitem que equipes de trabalho gerenciem de forma fácil e segura as permissões, propriedades e acesso aos arquivos da empresa.
  • Uma evolução do Hangouts feita para equipes de trabalho: Hangouts evoluiu para permitir mais chats em vídeo de forma mais fácil e colaborativa: Hangouts Meet e Hangouts Chat.
    • Hangouts Meet: em questão de segundos, permite que até 30 pessoas possam se reunir em uma videoconferência.
    • Hangouts Chat: oferece às equipes uma nova forma de conexão por meio de salas virtuais. Além disso, os membros podem acessar Documentos, Planilhas, Apresentações, Calendário e outros arquivos.
  • Aplicativos dentro do Gmail. Google projetou seus aplicativos para trabalhar bem uns com os outros e também para funcionar com outros serviços. O Gmail Add-ons é uma nova maneira de integrar serviços para empresas dentro Gmail. Intuit, Salesforce e ProsperWorks são alguns dos serviços que já estão habilitados.
  • @meet, um bot que usa a linguagem da inteligência artificial para agendar reuniões dentro Hangouts Chat.

Reforço para a segurança na nuvem

Google Cloud anunciou várias ferramentas para manter a segurança dos dados de usuários, incluindo um chip que pode identificar e autenticar o acesso legítimo mais seguro nível: Titan.

Para mais informações sobre segurança na nuvem, acesse aqui.

Saiba mais sobre o Google Cloud Next 2017 e veja apresentações de Diane Greene, VPS do Google Cloud; Sundar Pichai, CEO do Google; Eric Schmidt, CEO do Google; Vint Cerf, vice-presidente e Chief Internet Evangelist; Urs Hölzle, VPS de Infraestrutura do Google Cloud; Eric Brewer, VP de Estrutura do Google e Sam Ramji, VP de Desenvolvimento de Produto, Informática e Serviços em nuvem do Google em: cloudnext.withgoogle.com.

Foto de destaque: Diane Greene,vice-presidente sênior de Google Cloud.