* Por Fernanda Nascimento

De repente você entrou no seu LinkedIn e ele estava bem diferente. Se você disser que não se perdeu pelo menos um pouquinho, vou estranhar. Mas vou ficar mesmo intrigada se você contar que já encontrou tudo o que usava na versão anterior. Porque não foi uma simples mudança visual, mas uma revisão completa da arquitetura de tecnologia da plataforma. A ideia do LinkedIn é, a partir desta mudança, oferecer uma experiência mais intuitiva, rápida e  que crie mais valor para o usuário, acessando facilmente conversas, conteúdo e as oportunidades profissionais mais relevantes. E não importa se está no desktop ou no aplicativo, a experiência se parecerá uma só, com o conteúdo e as conversas protagonizando, no centro de tudo.

O LinkedIn listou em seu blog as mudanças mais significativas. Compartilho aqui com vocês essas explicações, incluindo a minha opinião.

Navegação mais simples: Sete são as áreas principais na barra de navegação – Home (feed de notícias), Minha Rede, Vagas, Mensagens, Notificações, Eu, Trabalho e Learning, que é a integração do Lynda (plataforma de e-learning do LinkedIn), em uma área incrível com cursos online de alta qualidade.

Mensagens mais inteligentes que o ajudam a conectar e desbloquear novas oportunidades: Com a nova interface de mensagens em tempo real, você pode enviar uma mensagem para uma conexão onde você estiver no LinkedIn. Insights também serão veiculados em todo o site para ajudá-lo a quebrar o gelo em qualquer conversa e conectá-lo à sua próxima oportunidade. Por exemplo, se você vir uma nova postagem de trabalho em que estiver interessado, o LinkedIn irá sugerir alguém da sua rede que trabalhe na empresa.

Clique na imagem e assista a apresentação do novo design da plataforma

Com uma combinação de algoritmos e editores humanos trabalhando juntos, nós aperfeiçoamos seu Feed para exibir o conteúdo mais relevante de pessoas e editores que mais lhe interessam. Aqui também houve uma integração, a do Pulse. Os artigos publicados nos canais específicos serão sugeridos na timeline de quem segue esses canais.

Pesquisa mais intuitiva: agora uma caixa de pesquisa universal permite encontrar facilmente pessoas, trabalhos, empresas, grupos e escolas. Você pode refinar sua pesquisa usando opções de filtro no lado direito, com a capacidade de pesquisar posts logo mais. Além disso, o LinkedIn está investindo mais para entender melhor os sinais sobre o que os usuários procuram. Ou quem ele procura, para que possam trazer os melhores resultados para qualquer consulta de pesquisa. Isso quer dizer que a pesquisa avançada não acabou, basta começar uma pesquisa na “lupa” e essa caixa com filtros se abrirá para você.

Maior percepção de quem está visualizando seu conteúdo: agora você pode ver quem está lendo e se envolvendo com o conteúdo compartilhado, incluindo a empresa, o cargo e a localização das pessoas interessadas em suas atualizações.

Sugestões melhores para destacar seu perfil: as sugestões de perfil foram aprimoradas para que possamos entender mais facilmente o que é preciso para um melhor desempenho profissional como, por exemplo, habilidades sugeridas com base no que os recrutadores estão procurando.

Mesmo que no começo possa parecer um pouco confuso, o novo design vai nos fazer ser mais produtivo. Se o design da sua página ainda não foi atualizado, logo mais você estará dentro desse novo layout. Aproveite e faça bons negócios!


fernandaFernanda Nascimento tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico.