Três aplicativos pedagógicos desenvolvidos por professores da rede pública do Estado do Rio de Janeiro visam contribuir para solucionar os desafios cotidianos da educação. Os apps foram idealizados pelos educadores no âmbito do projeto TecEscola, parceria entre a B2W Digital e a ONG Recode, e desenvolvidos com o suporte da Fábrica de Aplicativos, plataforma online para a criação de aplicativos.

Para Elaine Pinheiro, CEO da ONG Recode, “Ao desenvolverem essas soluções inovadoras os professores assumem o protagonismo para transformar a escola 21 e o futuro dos jovens, inspirando a mudança que queremos na Educação. Os apps são muito inovadores, pois dão aos alunos a liberdade de escolher uma disciplina e aprofundá-la no seu tempo, de conhecer mais sobre uma carreira e de aprender jogando. Esta gamificação enriquece o processo de ensino-aprendizagem e tem se mostrado muito eficaz para potencializar e maximizar o aprendizado, além de motivar e engajar os alunos na resolução de desafios”, diz.

Os aplicativos Profissap e Sonhe! têm foco em orientação vocacional. Já o Universos & Tribos é um quiz sobre o conteúdo ministrado na sala de aula, voltado para reforço escolar. De acordo com Fabio Gonçalves Polck, professor de matemática do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Catete – um dos autores do Universos & Tribos – os apps são ferramentas eficientes no processo ensino-aprendizagem: “São excelentes recursos para os professores e uma maneira muito eficaz de reduzirmos os níveis de evasão escolar, uma vez que estamos utilizando a linguagem que os alunos usam. Na era digital, não podemos mais ter uma sala de aula apenas analógica,” afirma.

O TecEscola é um projeto inovador idealizado pela B2W Digital e pela ONG Recode para apoiar professores da rede pública de ensino no uso da tecnologia em sala de aula. Ao longo de 2016, cerca de 200 educadores receberam formação para implementar uma prática pedagógica inovadora incorporando novas metodologias e a tecnologia, que desenvolva nos jovens as competências para lidar com os desafios da atualidade, preparando-os para oportunidades de geração de renda.

O projeto beneficiou 15 mil alunos diretamente, em 57 escolas do Estado do Rio de Janeiro. O TecEscola é mais uma iniciativa que integra o posicionamento de responsabilidade social da B2W Digital.

Conheça mais sobre os apps e clique para download:

Sonhe! – O aluno é convidado a dizer qual é o seu sonho e quais atividades gostaria de realizar. O app relaciona informações que são importantes para o aprendizado dessas atividades, ampliando o horizonte dos alunos.

ProfissApp – Propõe uma “timeline” de troca de informações entre alunos que é alimentada, também, por instituições de ensino e empresas. Traz mapas das faculdades, game vocacional, perguntas e respostas com profissionais da área e também dicas para estimular o empreendedorismo.

Universos & Tribos – Jogo de RPG online para facilitar o aprendizado, no qual o aluno cria um avatar para interagir com outros professores e colegas. Permite que os alunos interajam entre si e proponham novos desafios.