*Por Diego Carmona

Marketing digital é um termo geral que descreve qualquer esforço que uma empresa faz para se conectar com os clientes por meio da tecnologia, incluindo e-mail, geolocalização e mobile marketing, mídia social, comunidades online, webinários e outros conteúdos.

Por isso, o marketing digital pode ajudar sua empresa a lucrar muito mais!

Como o marketing digital pode ajudar?

Com o advento da “era do cliente”, na qual predominam as preferências do cliente na interação entre consumidores e empresas, o marketing digital se tornou um esforço mais complexo, multidisciplinar e multidepartamental. As empresas precisam ser capazes de se envolver com os seus constituintes e trazer essas interações em uma única visão abrangente, por vezes referido como a visão de 360°.

O marketing digital agora engloba tanto o inbound marketing (ou de entrada) como o outbound marketing (ou de saída).

Outbound Marketing

Com táticas de outbound marketing, por exemplo, as empresas podem pôr anúncios, chamadas diretas e “frias”, e-mail ou outra forma para chegar aos clientes potenciais. Esse tipo de estratégia pode, por um lado, potencialmente atingir um público mais amplo, também corre o risco de irritar aqueles consumidores desinteressados.

Inbound Marketing

Por outro lado, com técnicas de inbound marketing, as empresas podem usar a mídia social, conteúdo digital em e-books, webinários ou newsletters para incentivar os clientes a clicar em links e aprender mais sobre a empresa e seus serviços. Tudo de forma muito mais sutil.

O marketing de entrada é projetado para atingir potenciais clientes por meio da segmentação de público, e por causa da sua natureza pode atingir um segmento muito mais restrito de clientes potenciais.

O marketing de entrada também pode ser uma ferramenta importante na retenção contínua de clientes existentes, criando mais comunicações regulares com os clientes e permitir que as empresas se envolvem com os clientes, fornecendo informativos, conteúdo educacional, bem como promoções de produtos.

Sabe-se que Inbound Marketing é mais utilizado do que o outbound marketing por ser mais estratégico e é capaz de mudar a forma como o público percebe as campanhas de marketing. Afinal, não há mais a compra de lista para newsletter ou mala direta.

Essa técnica atrai mais clientes com a sua vantagem comercial mais valiosa para você: o seu próprio site e posicionamento de marca.

O marketing de entrada atrai esses clientes por meio de pesquisas de palavras-chave, mídias sociais e blogs. Uma vez em seu site, você é capaz de apresentar à audiência uma oferta de valor, um e-book, um estudo de caso ou qualquer outro conteúdo no qual o consumidor possa encontrar benefícios.

5 maneiras como o marketing digital pode ajudar sua empresa

Há muitas formas de como o marketing digital pode ajudar uma empresa, principalmente nos quesitos alcance e visibilidade. Ao fazer uma campanha correta, repleta de relevância e qualidade, a probabilidade de o cliente se tornar fiel é muito maior. Conheça algumas técnicas relevantes:

E-mail marketing

O e-mail marketing é importante por muitas razões e uma delas é o fato de ser altamente adaptável. Você pode criar e-mails para promover seu negócio de modo que se adequem a qualquer necessidade. Pode, inclusive, direcionar muitos grupos sociais diferentes e adaptar o conteúdo conforme o nível dos potenciais consumidores.

Além disso, outra razão pela qual essa ferramenta é valiosa para qualquer negócio e não deve ser ignorada e tampouco esquecida é pelo fato de ser muito barata. Você pode incorporá-la a qualquer tipo de plano de marketing que sua empresa possa ter, sem quaisquer custos adicionais. Conseguir lucro, sem qualquer investimento, é um aspecto que cada negócio vai levar em consideração.

Redes sociais

A presença nas redes sociais permite que marcas e usuários interajam livre e rapidamente. Ela assume um diálogo mais pessoal com o consumidor, resultando em uma exposição que pode desenvolver uma imagem de qualidade para a marca.

Com cada perfil, as empresas podem criar a personalidade de suas marcas nas redes sociais. Para muitas empresas, o seu perfil nas redes sociais pode ser até mais importante que o próprio site, já que é por esse meio que há mais contato com os clientes.

É nas redes sociais onde o seu público-alvo se conecta, portanto, você pode criar um canal de comunicação muito eficaz, prestando atenção nos feedbacks e comentários e interagindo por completo com quem realmente está engajado.

Você vai se surpreender como o uso da mídia social pode ser benéfico na sua estratégia de marketing. A comunicação é importante para qualquer negócio, e um engajamento positivo com a base de clientes pode realmente conduzir a uma melhor reputação e lucratividade.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica que auxilia as empresas a apresentar materiais que impactem na vida de sua audiência. Além disso, como seu conteúdo será exposto para movê-lo em direção de seus objetivos relacionados a marketing digital.

Em segundo lugar, o seu conteúdo deve beneficiar um público claramente definido. Vá além da demografia. Quais são os desejos, necessidades, interesses, perguntas, preocupações de seus clientes potenciais? Como o seu produto ou serviço se encaixa em suas vidas? Que tipo de conteúdo que você poderia distribuir que informaria, entreteria e poderia envolvê-los de forma significativa?

Em terceiro lugar, o seu conteúdo deve ser valioso, relevante e consistente para o seu público:

  • Valioso – as pessoas que leem seus blogs ou assistem aos seus vídeos precisam obter algo de valor a partir do seu conteúdo. Eles devem sentir que aprenderam alguma coisa ou que foram entretidos de uma maneira que ressoe com sua vida e valores;
  • Relevante – seu conteúdo necessita abordar desejos, necessidades e interesses dos consumidores. Seja especialista em confiança para que possam recorrer para respostas;
  • Consistente – o conteúdo eficaz, entregue ao longo de um período de tempo, te torna imediatamente consistente e expert. Afinal, consistência é o que tem fundamento, segue uma ordem lógica e é duradoura; tornando-se eficaz para os clientes.

Marketing de conteúdo dá a você a oportunidade de ganhar credibilidade, criando mensagens que demonstram como o seu produto ou serviço pode fazer diferença positiva na vida de seus clientes potenciais.

Geolocalização

A geolocalização e o marketing móvel também surgiram como uma maneira pela qual o marketing digital pode ajudar o crescimento do negócio!

As empresas podem agora identificar onde os clientes estão em seus dispositivos móveis e enviar promoções, bem como descontos e cupons. Elas ainda estão projetando aplicativos móveis para permitir programas de fidelidade e facilitação de compras, tal como promovendo outras experiências do cliente.

Dessa forma, o marketing digital pode ajudar a sua organização. Ele se tornou mais complexo, não só em termos dos diversos canais de comunicação novos que surgiram, como também em termos da análise. As empresas agora estão usando uma variedade de ferramentas para compreender o comportamento e as preferências dos clientes, leads e clientes potenciais.

Como obter métricas de marketing digital

Conversão

As taxas de conversão são uma das métricas mais importantes que o marketing de entrada pode oferecer. Isso porque medem o número de clientes atuais ou potenciais que tomaram uma ação desejada em seu site.

Dessa maneira, as conversões de negócios podem variar e devem se alinhar com os seus objetivos globais de marketing digital.

Com essa métrica, você terá em mãos os seguintes resultados:

  • Conclusões de meta = o número total de conversões;
  • Valor da meta = o valor total atribuído a conversões de meta em seu site (exibido em termos monetários);
  • Conversão da taxa = o total (ou soma) de todas as taxas de conversão;
  • Taxa de abandono total = percentagem de metas que foram abandonadas em seu site.

Ao acompanhar seu desempenho de mídia social é válido medir o engajamento ao longo do tempo. Isso porque o seu alcance só determina o tamanho do seu público e ao mesmo tempo, enquanto é importante que o seu público esteja sempre crescendo, é ainda mais valioso que os seus fãs estejam envolvidos ativamente com a sua marca e seu conteúdo.

O engajamento também pode expandir significativamente o seu alcance, assegurando que o seu conteúdo esteja sendo compartilhado e falado entre o público certo.

Tráfego

Outra métrica é em relação ao tráfego.

  1. Total de visitas do site

Este é o número do quadro geral que você deve monitorar e acompanhar ao longo do tempo, para dar uma ideia aproximada de quão eficaz são suas campanhas. Esse número deve crescer de forma constante; se cair mês a mês, é hora de verificar seu planejamento de marketing para identificar o problema e revertê-lo.

  1. Origem de Tráfego

Isso é útil para segmentar suas fontes de tráfego. Em geral, você deve dividir esses padrões em quatro canais/fontes:

  • Os visitantes diretos – são os que vêm para o seu site digitando o URL no próprio navegador;
  • Organic/Pesquisa – são os visitantes que chegam ao seu site com base em uma consulta nos sites de busca;
  • Referências – são os visitantes que chegaram ao seu site a partir de um link em outro site ou blog;
  • Social Media – se você tem presença na mídia social, provavelmente quer medir os visitantes que chegam ao seu site a partir de suas plataformas de mídia social. O tráfego social também dá algumas dicas gerais sobre a eficácia global do seu marketing de conteúdo e outras campanhas digitais.
  1. Número de novos visitantes vs. o número de visitantes de retorno

Esta é uma distinção importante para acompanhar: visitantes de retorno dão indicação da utilidade e qualidade do seu conteúdo, se é “engajador” o suficiente para atrair diversas visitas.

Por exemplo, se você tem uma alta proporção de novos visitantes em comparação ao mês anterior, é uma indicação de que o novo conteúdo está atraindo melhor o tráfego, mas, em contrapartida, é possível que o resto do seu site não atenda às necessidades desses novos visitantes.

  1. Interações por visita

Esta é uma análise mais detalhada do seu site, contudo, produz visão prática, se você souber como interpretá-la. Você observará variáveis ​​como o número de páginas que o usuário visita, quanto tempo permanecem em páginas individuais e o que fazem em cada página (quando deixam um comentário, por exemplo).

Não confunda as interações com as conversões, embora o objetivo final seja fazer com que suas interações levem a mais conversões, tais como downloads, assinaturas, compras etc. Uma análise das suas interações por visita dá a oportunidade de descobrir quais atividades e comportamentos estão mantendo os visitantes no seu site e o que você pode fazer para incentivá-los mais.

A importância de Software de Automação de Marketing Digital

Software de automação de marketing digital, que cuida de aspectos como as métricas e o e-mail marketing, tornou-se cada vez mais importante para marketing digital, onde as empresas estão tentando alcançar uma faixa mais ampla de clientes potenciais e também tentando vincular o comportamento do cliente com novas compras.

As empresas podem usar automação de marketing para medir o comportamento do visitante em seu site, direcionando-os por meio de software de automação de marketing e potencialmente aumentar as vendas, porque o público já estará segmentado e mais propenso a realizar a aquisição.

Avaliando as estratégias de marketing digital

Cada estratégia de marketing digital pode ajudar sua marca. Basta ter um objetivo específico para que você possa finalmente distinguir entre o sucesso e o fracasso.

Embora seja possível considerar uma campanha bem-sucedida com base em números, é preciso olhar essas variáveis mais detalhadamente. Essa mesma campanha pode ter uma falha em dados demográficos, o que é um ponto crítico. Para realmente avaliar seu sucesso, o foco é na identificação de sua base de clientes. É o que dará uma ideia melhor de quão eficaz foi sua segmentação.

Uma presença digital eficaz pode influenciar áreas distantes de uma empresa, não importando seu tamanho real.

A capacidade de resposta da web pode ter um enorme impacto sobre a presença digital de uma empresa, tanto positiva como negativamente, e seus efeitos podem se estender para todas as áreas do negócio. As empresas devem tomar cuidado porque um incidente em uma campanha na web pode ter grandes repercussões.

Por isso que, a partir do momento em que há um investimento correto no marketing digital, você deve ter uma equipe pronta e bastante profissional que vai aliar os objetivos da empresa às necessidades do público-alvo. Só será possível observar o resultado das campanhas se você analisar as métricas e aguardar pelos feedbacks nas mídias sociais.

Hoje em dia, há muita competitividade, em que organizações fazem de tudo para entregar um conteúdo de qualidade aos seus clientes. É hora de se destacar e ter um planejamento consistente e bastante estratégico, e o marketing digital pode ajudar nisso!


Diego CarmonaDiego Carmona é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet. O leadlovers é uma plataforma pioneira no país que oferece serviços completos em automação de marketing para startups, pequenas e médias empresas e produtores do mercado digital.