A Samba Tech, startup brasileira pioneira na distribuição de vídeos online na América Latina, está comemorando mais um grande marco em sua trajetória. A empresa está presente na lista das 250 empresas mais promissoras do mundo, segundo relatório do primeiro concurso Global de Empresas Privadas, realizada pela Alchemist.io, principal rede de mídia social, com parceiros da Sunrise (Silicon Valley).

Na lista, constam nomes como Airbnb, BuzzFeed, Didi Chuxing, Dropbox e Uber.

A empresa mineira foi avaliada e inserida no ranking com base nestes critérios: inovação, potencial de mercado, comercialização, valor do stakeholder e posição de liderança na categoria.

As empresas mais promissoras do mundo serão homenageadas no Festival Anual de Sunrise [Silicon Valley] Innovation.io, em julho deste ano. O Festival Innovation.io reúne as mentes mais brilhantes e os principais empresários, investidores e negociadores corporativos no Vale do Silício Global.

Presente e Futuro

Para a empresa, fundada em 2004, este não é o primeiro marco importante na história. “A Samba recebe diversos reconhecimentos e premiações. São 2 por ano, em média”, diz o CEO da startup, Gustavo Caetano.

Em entrevista ao STARTUPI, Caetano diz que um dos motivos pelos quais a empresa está em uma lista ao lado de algumas das maiores startups do mundo é a inovação que carregam na cultura da empresa. “Tem duas frases que eu gosto muito que são ‘Fail Fast’ e ‘Entre o mapa e o terreno, fique com o terreno’. Quando identificamos um problema a ser resolvido, nós buscamos uma solução simples e colocamos em prática. Ou seja, seguimos aquilo que o terreno (mercado) nos diz”.

A Samba Tech vem crescendo expressivamente e, segundo o CEO, encontrando também grandes oportunidades em meio à crise que atingiu o País nos últimos anos. “Entendo que o cenário brasileiro é delicado, mas promissor. Digo isso não só pelo que acredito, mas com base no que os especialistas. Hoje, somos muito fortes no Brasil e continuaremos ampliando a nossa atuação no mercado nacional”, diz.

Para este ano, os planos da empresa já estão traçados. A atuação  da Samba Tech será ampliada no mercado nacional, com o lançamento do Samba Play (plataforma que permite que qualquer pessoa possa criar um canal de vídeos por assinatura e lucrar).

De acordo com Caetano, o foco é ajudar produtores de conteúdo, empresas e empreendedores a terem sucesso na internet através de vídeos online. “Lançamos o produto no início de Janeiro e os resultados estão acima do esperado. Esse início promissor é mais um motivo que mostra o potencial do nosso país e nos dá segurança para seguir acreditando que ainda há espaço para crescer no Brasil”, finaliza.