O megaevento São Paulo Tech Week, de 05 a 13 de novembro, promete transformar a capital paulista em um hub global de inovação e tecnologia. Serão mais de 200 atrações nacionais e internacionais que irão se espalhar em vários locais da cidade propondo debates, palestras, painéis, fóruns e outras atividades que visam discutir assuntos relacionados à inovação e empreendedorismo em tecnologia. O movimento teve início em 2015 e celebra o DNA criativo, inovador e empreendedor de São Paulo, fazendo da cidade palco para experimentação de tecnologias inovadoras.

O STARTUPI é parceiro de mídia do evento e irá apresentar a abertura da SPTW, que acontece neste sábado (5), no Museu Catavento. O evento contará com a participação de representantes da Prefeitura de São Paulo, TOTVS, Qualcomm, AES entre outros e irá abordar temas como Inovação na saúde e no setor financeiro. Você também terá a chance de trocar experiências com startups de sucesso como Nubank, Viva Real e Love Mondays. Para ver a programação completa e fazer sua inscrição gratuita clique aqui.

Ainda no dia 5,  acontece a LIGHTS ON – Festa oficial da São Paulo Tech Week 2016 na cobertura do Shopping Light. O espaço será invadido por inovadores, criativos e amantes de SP. O STARTUPI também estará por lá e como apoiador do evento, conseguiu 20 ingressos Vips para os nossos leitores! Quer curtir essa festa com a gente? Preencha esse formulário e aguarde sua confirmação.

Além disso, a cidade estará repleta de atividades gratuitas para crianças, pais e educadores em que a tecnologia será o foco, por meio de atividades e eventos dinâmicos. A SPTech Kids trará opções para o público infantil, com intervenções, debates, exibições, trilhas e oficinas. Entre os destaques da programação está o TechKids Day, evento que ocorrerá dia 12 de novembro com mais de 8 horas de programação especial para crianças, pais e educadores com atividades envolvendo ciência, tecnologia e aprendizagem lúdica.

Confira abaixo a lista completa dos eventos já confirmados para a São Paulo Tech Week:

I DRONE RACING SÃO PAULO – 10 DE NOVEMBRO: primeira corrida de drones na cidade de São Paulo. Este tipo de evento está ganhando repercussão mundial e reúne tecnologia, inovação, diversão, competição, tem grande potencial de atração de público e é a cara de São Paulo. Neste evento, um cenário com referências futurísticas em ambiente controlado é montado, os competidores trazem seus equipamentos e devem cumprir algumas tarefas que serão detalhadas posteriormente.

9º CONCURSO ACELERA STARTUP (GRATUITO) – 07 E 08 DE NOVEMBRO – Maior Concurso de Investimento Anjo da América Latina, durante dois dias juntamos Empreendedores, Mentores e Investidores. Informações e inscrições no site.

100 OPEN STARTUPS | ENCONTRO CAPITAL DA INOVAÇÃO SÃO PAULO – 11 DE NOVEMBRO (EVENTO PARA CONVIDADOS): Trata-se da rede que reúne grandes empresas e startups na co-criação da inovação. Com 120 empresas líderes conectadas e presente em 9 países, o programa gera o Ranking das 100 startups mais atraentes para o mercado. Uma das etapas do processo passa pelos encontros nas Capitais da Inovação, São Paulo é uma das Capitais e integra a etapa Brasil, onde serão realizados encontros simultâneos no dia 11/11 em 11 Capitais pelo País.

API SUMMIT – 10 de NOVEMBRO: Neste evento você entenderá porque a Economia de APIs irá mudar sua maneira de fazer negócios. O evento gratuito online reunirá pessoas conectadas simultaneamente durante a transmissão de palestras. O API Summit 2016 promete uma experiência inédita com muito conhecimento em duas trilhas especiais: técnica e negócio.

B2MAMYDAY – 8 DE NOVEMBRO – Planejamento estratégico para o seu negócio: O propósito do dia será colocar experts do mercado se debruçando sobre o seu negócio e avaliando o seu posicionamento, as suas estratégias e propor mudanças e novas formas de se organizar para que em 2017 você ande pra frente de forma consciente, sabendo onde está pisando. Durante o dia iremos ter mentores renomados do mercado circulando pelo espaço olhando os seguintes aspectos do seu negócio: – Design da marca – Estratégias – Marketing – Faturamento e Finanças – Canais de venda e demanda

BANCO DE DADOS, A PROFISSÃO DO FUTURO – 8 DE NOVEMBRO: O São Paulo Tech Week na Faculdade Impacta será a oportunidade ideal para quem quer conhecer tecnologia e se ficar atualizado com as novidades da área. O encontro conta com palestras que abordam os principais avanços tecnológicos e oportunidades. O foco desse dia será em conteúdo para quem quer conhecer a área de banco de dados.

[email protected] – 07 A 09 DE NOVEMBRO (GRATUITO): o programa BIN (Business and Innovation Network) é uma iniciativa bem-sucedida organizada por Brasil, Portugal e Inglaterra, com a participação de mais de 15 países, visando o desenvolvimento de inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico, bem como evoluir a forma de relacionamento com empresa. O encontro ocorre uma vez ao ano e conjuga cerca de 500 participantes com um rico elenco de atividades. A audiência é composta de pesquisadores, estudantes e empresas com foco definido na interface pesquisa-negócio. Nesta versão, haverá uma coleção de atividades que envolve desde as empresas juniores, programa PIPES de inovação com empresas, empresas incubadas e empresas de base tecnológicas.

BLUEHACK – 5 A 6 DE NOVEMBRO: O Bluehack é um grande desafio da IBM com a companhia de clientes e parceiros que será realizado durante a SP Tech Week. Serão quatro maratonas de programação no mesmo final de semana, 5 e 6 de Novembro, que irão reunir programadores, desenvolvedores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas (como aplicativos web / mobile e hardware / IOT) em um ambiente de criatividade e empreendedorismo! Escolha o seu desafio e participe!

BOTS: O FUTURO DOS ROBÔS QUE CONVERSAM – 8 DE NOVEMBRO – Os chatbots conquistaram de vez seu espaço, especialmente nos aplicativos de mensagens. Neste debate, vamos discutir como será a nossa comunicação com as máquinas e o futuro dos robôs que conversam.

CAMPUS PRESENTS: CHRIS O’NEIL, CEO EVERNOTE – O FUTURO DO TRABALHO – 9 DE NOVEMBRO: O Evernote é uma das principais startups do Vale do Silício e possui mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, no Brasil mais de 10 milhões. O CEO, Chris O´Neill, virá ao Brasil para compartilhar sua visão sobre o Futuro do Trabalho, tecnologia, experiência do usuário, inovação e aprendizados à frente da empresa em um encontro com usuários e/ou entusiastas de tecnologia.

CARREIRA EMPREENDEDORA – PALESTRA COM SEBRAE – 11 DE NOVEMBRO: Palestra realizada pelo SEBRAE SP sobre os desafios do empreendedorismo no mercado brasileiro.

CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo – 07 a 09 DE NOVEMBRO: o evento espera mais de 6 mil participantes em uma conferência com conteúdo de alto nível. Serão 54 keynotes, palestrantes e show cases divididos em trilhas para atender aos diversos estágios de maturidade de uma startup. Além disso, haverá oportunidades de negócio por todos os lados e muita inovação.

CERTIFICAÇÃO OU GRADUAÇÃO? COMO SE PREPARAR PARA O MERCADO DE TECNOLOGIA – 8 DE NOVEMBRO: O São Paulo Tech Week na Faculdade Impacta será a oportunidade ideal para quem quer conhecer tecnologia e se ficar atualizado com as novidades da área. O encontro conta com palestras que abordam os principais avanços tecnológicos e oportunidades. O foco desse dia será em conteúdo para quem quer conhecer o mercado de TECNOLOGIA.

CO-CRIAÇÃO E CARREIRA EMPREENDEDORA – 10 DE NOVEMBRO: Apresentação de caso empreendedor com Caio Camargo – fundador do blog “Falando de Varejo” Desafios da co-criação com Ligia Zepelini – CEO da UpaLuppa.Me. (uma das mais ativas empreendedoras do Brasil tendo participado de iniciativas no Buscapé, Netshoes, Fashions.me, entre outros).

COMO CRIAR UM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – 8 DE NOVEMBRO: Hoje em dia cada vez mais instituições procuram criar espaços de experimentação, os chamados laboratórios de inovação. Qual o segredo para o sucesso desses labs? Como fazer a estruturação de um laboratório de forma a garantir o sucesso dos experimentos? Em qual tecnologia apostar? Como não cair no erro de criar soluções em busca de problemas? Esses e outros pontos serão discutidos pelo coordenador do Laboratório de Inovação da Empresa de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, o LabProdam.

COMO USAR O PODER DA TECNOLOGIA MOBILE PARA POTENCIALIZAR A LEITURA? – 8 DE NOVEMBRO: Nesse evento promovido pelo coletivo AED, especialistas vão debater como smartphones e outros dispositivos móveis podem potencializar a leitura e o acesso a conteúdo no Brasil – um país de dimensões continentais, mas com poucas livrarias e bibliotecas.

Conferência Internacional de Nanotenologia – 09 à 11 DE NOVEMBRO: Conferência Internacional de Nanotecnologia e os Workshops Setoriais de Inovação.

COSTURA DE RELAÇÕES, UMA ARTE HIGH TECH E HIGH TOUCH 11 DE NOVEMBRO: Acostumada a costurar relações com a inquietude de quem mistura escrita, design, antroposofia, teoria integral, the artist way, felicidade interna bruta e constelações sistêmicas estando, ao mesmo tempo, muito próxima a ambientes corporativos, me proponho a falar sobre pontes, tecidos e possibilidades num resgate daquilo que é essencial quando ousamos retornar às nossas Humanidades.

CURSO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM JAVASCRIPT – 7 A 13 DE NOVEMBRO: O curso aborda pensamento lógico, a prática da lógica de programação, linguagens e suas estruturas básicas, usando bastante JavaScript, a linguagem mais importante na Web. É um curso com muitos exercícios e código, acompanhamento de instrutores capacitados e experientes, e a qualidade Caelum reconhecida há mais de 10 anos. Após esse treinamento, o aluno terá uma boa base de lógica e computação e poderá seguir seus estudos na parte de Web ou em alguma outra linguagem de programação.

CURSO: CÓDIGO DE BARRAS AVANÇADO: DADOS VARIÁVEIS, ADICIONAIS E LOGÍSTICOS – 8 DE NOVEMBRO: Apresentar uma visão sobre a forma mais eficiente de criar a identificação e aplicação dos códigos de barras para a melhoria da gestão logística, codificação de dados variáveis/adicionais garantindo controles precisos e a base de processos de rastreabilidade utilizando os padrões Sistema GS1. Inclui regras de utilização dos códigos GS1-128, GS1 DataBar, GS1 DataMatrix e GS1 QR Code, estruturas numéricas que permitem a identificação de Produtos, Unidades Logísticas, Locais, Ativos e Serviços entre outros e seus respectivos requisitos técnicos.

CURSO: CÓDIGO DE BARRAS: ENTENDA, CRIE E GERENCIE A IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS EM LOJAS FÍSICAS E VIRTUAIS – 8 DE NOVEMBRO: Apresentar uma visão sobre a forma mais eficiente de identificar e aplicar código de barras nos produtos e caixas utilizando as ferramentas do Sistema GS1. Inclui regras para atribuição de códigos, estruturas numéricas e requisitos técnicos para a correta construção da identificação e utilização do código de barras seja em lojas físicas ou virtuais.

DA TECNOURBE À NEWURBE – O QUE QUEREMOS DAS CIDADES NO FUTURO – 12 DE NOVEMBRO: A palestra abordará como a evolução tecnológica poderá impactar as cidades no futuro e como a própria tecnologia poderá ser impactada pelo meio ambiente se ambas não caminharem em conjunto. Apresentada pela escritora e jornalista Giovanna Picillo, sócia-diretora da GPCOM Comunicação, a palestra terá como tema as cidades retratadas no romance futurista “Zitz e a Rede Etérea”, de sua autoria, lançado na 24ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.

DESAFIO – ROBÔ SUMÔ – 5 A 13 DE NOVEMBRO: Em parceria com a ZOOM Education, o Catavento promoverá uma vivencia com o kit de robótica da Lego Education. No desafio, os participantes divididos em equipes, deverão equipar um Robô feito com peças de Lego e ao final torcer para o que o seu Robô seja o vencedor. Essa atividade busca potencializar e incentivar a criatividade e o trabalho em equipe através da elaboração de um projeto consistente que possibilite a participação de pessoas de todas as idades.

 DESAFIO RUNWAY – EMBRAER – 05 DE NOVEMBRO: Venha sozinho ou monte um time para o primeiro desafio Runway Embraer. O desafio? Quais são as formas disruptivas que a Embraer pode gerar lucro com seus produtos e serviços atuais? Queremos ouvir suas ideias de como podemos quebrar a forma em que a indústria aeronáutica faz negócios. E ai, pensou em algo? As duas melhores ideias ganharão uma visita para ver como são feitos nossas aeronaves em São José dos Campos/SP. Agora, se sua ideia for realmente incrível, ela poderá participar do pitch de inovação interna da Embraer em Dezembro/16. Se você é um sonhador, um realizador ou um apaixonado por tecnologia exponenciais venha participar com a gente!

DESAFIOS PARA SE EMPREENDER NO MERCADO DE TECNOLOGIA – 10 DE NOVEMBRO: Palestra com Rodolfo Ohn , CEO da Medium.com, ex Country Manager do SuveryMonkey do Brasil sobre os desafios enfrentados por empreendedores na área de tecnologia.

DESIGN FOR ALL – 9 DE NOVEMBRO: Corporações investem bilhões de dólares no desenvolvimento de produtos, linhas de produção automobilísticas, aplicativos de planejamento financeiro e serviços digitais que as pessoas usam todos os dias. No entanto, muitas mulheres se perguntam: “Isso foi realmente feito para mim?” O fato é que uma grande porcentagem de produtos e serviços em várias indústrias não estão satisfazendo as mulheres. Elas são as responsáveis por 85% das decisões principais de compras de carros, mas 74% delas se sentem como se elas fossem mal interpretadas pela indústria automotiva. Em 80% dos casos, são as mulheres que tomam decisões sobre saúde nas famílias, mas 66% delas se sentem incompreendidas pelos profissionais de marketing de saúde. Mulheres com mais de 50 anos controlam mais da metade de toda a renda nos Estados Unidos, mas 53% delas se sentem ignoradas pelas marcas. Por que as indústrias de design e inovação vêm falhando tanto? A resposta pode ser atribuída à disparidade entre a participação das mulheres no consumo – onde elas têm poder de influencia em 85% das decisões de compras – e o seu baixo envolvimento efetivo na concepção e design desses produtos. Apenas 15% das mulheres trabalham como engenheiras na indústria. Essa palestra tem como proposta discutir como a falta de diversidade nas empresas se traduz em ambientes, produtos e serviços menos amigáveis e em alguns casos, mais perigosos – para mulheres. Em seguida, pensar em produtos e serviços que contemplem todos.

DEVFEST SÃO PAULO – 12 DE NOVEMBRO: Edição anual do evento com foco em tecnologias web, mobile, realidade virtual e internet das coisas organizado pela comunidade GDG-SP.

DIA DO DESENVOLVEDOR – 7 DE NOVEMBRO: O São Paulo Tech Week na Faculdade Impacta será a oportunidade ideal para quem quer conhecer tecnologia e se ficar atualizado com as novidades da área. O encontro conta com palestras que abordam os principais avanços tecnológicos e oportunidades. O foco desse dia será em conteúdo para futuros desenvolvedores.

ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR PARA TECNOLOGIA 11 DE NOVEMBRO: Entrepreneurial Talks: Ecossistema de apoio ao empreendedorismo no Brasil: Franklin Ribeiro, Gerente da SPInveste e Mestrando da FECAP João Burke, Sócio da Vainer&Villela Sociedade de Advogados, Mestre em Administração de empresas pela Fecap e Edson Barbero Coordenador do Centro de Empreendedorismo Fecap.

ESPAÇOS INTELIGENTES NO CONTEXTO ACADÊMICO – 7 DE NOVEMBRO: A Universidade proporciona espaços de convivência e troca de conhecimento. De modo físico ou virtual e, subsidiados por TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), estes espaços estão imersos em meios técnicos e informacionais, que ofertam produtos e serviços para melhorar a experiência das pessoas que os utilizam. Nesta linha, recursos tecnológicos como Internet das Coisas e Big Data Analytics estão em evidência, na perspectiva de melhorar este contexto com a produção de conhecimento aplicável na busca de soluções sustentáveis. Entende-se que este cenário possui objetos de estudo interessantes, em diferentes áreas do conhecimento humano. O objetivo deste workshop é aprofundar a discussão sobre o tema das cidades inteligentes, olhando a universidade como uma micro cidade como objeto de estudo que também pode protagonizar novos padrões de oferta de serviços para os seus partícipes.

ESTAÇÃO MULTIMINAS 7 e 9 DE NOVEMBRO: Em novembro, junto com o House of Learning, o MulheresDigitais.ORG invade a estação mais charmosa da linha amarela. Convidamos mulheres engajadas do meio digital para falar sobre tecnologia, igualdade, educação e cidadania. Nos dias 07 e 09 de novembro a Estação Fradique Coutinho mudará de nome. Ela vai se chamar: “Estação MultiMinas”.

EXPERIANCE JAM 5 A 6 DE NOVEMBRO: Primeiro hackaton aberto a participantes externos, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, na sede da empresa, em São Paulo. Os 80 inscritos selecionados terão das 9 horas do dia 5 até às 18 horas do dia 6 para resolver desafios focados em produtos e serviços ao consumidor. As premiações totalizam R$30 mil (R$10 mil para cada um dos três desafios).

Experimentação com arduino & juventude – Aprender fazendo na quebrada: 9 DE NOVEMBRO: Nesta oficina jovens do Centro da Juventude do Projeto Arrastão e de escolas públicas da região do Campo Limpo darão os primeiros passos com arduino. Os jovens irão colocar a mão na massa para aprender a programar, conectar componentes, ler sensores e entradas e atuar em saídas como lâmpadas, LEDS e gerar sons. Serão estimuladas reflexões sobre as possíveis aplicações da tecnologia em startups de impacto nas quebradas. Essa oficina será realizada em parceria do Projeto Arrastão,  Fundação Telefônica Vivo e Mauricio Jabur – PandoraLab.

FAST TABLEAU – 4 HORAS – 7 A 11 DE NOVEMBRO: Irá capacitar o participante a compreender como o Tableau trabalha com os dados, com a prática de exercícios gerar insights de como analisar e apresentar os dados da sua empresa usando a ferramenta líder de mercado. Ao final do curso você será capaz de produzir dashboards com visualizações impactantes para compartilhamento corporativo.

 Ferramentas Gratuitas de Gestão de Projetos e Empreendimentos: 09 DE NOVEMBRO: Os alunos da Uninove, durante a oficina promovida pela Uninove em parceria com o Projeto Arrastão e a Fundação Telefônica Vivo, vão desfazer vários nós da gestão de projetos e empreendimentos com ferramentas gratuitas para o desenvolvimento das estratégias de negócios e startups.

 FINAL CONCURSO STARTUPTUR 2016 – 9 DE NOVEMBRO: Final do Concurso StartupTur, o primeiro e único concurso de startups brasileiras voltado exclusivamente ao setor de turismo. Será a grande final: nesse dia as Startups selecionadas durante as etapas preliminares apresentam suas soluções para um juri formado por investidores e empresários que elegerão uma vencedora.

FINTECH CLASS – 9 DE NOVEMBRO: O futuro do mercado financeiro contado pelas startups que estão reescrevendo a história

FLASK NA PRÁTICA 9 DE NOVEMBRO: Flask é um framework leve, mas poderoso para o desenvolvimento de aplicações web utilizando a linguagem de programação Python. O curso consiste de uma introdução ao uso do Flask com exemplos práticos de suas funcionalidades básicas. Necessário conhecimento básico de Python.

FORMAÇÃO INOVA STARTUPS – 10 DE NOVEMBRO: 10 melhores projetos de SP do Desafio Inova Paula Souza participam de oficinas de MVP, Pitch e Validação de modelo de negócios, além de receberam mentorias de fundadores de startups.

FORMATURA {REPROGRAMA} – 11 DE NOVEMBRO: Após 6 semanas de aprendizado intenso, a {reprograma} forma sua segunda turma! O curso, focado em front-end, teve seu conteúdo dividido entre HTML, CSS e JavaScript, além de aulas de empreendedorismo, user experience e orientação profissional. Nada disso seria possível sem a ajuda de cada voluntário, mentor e empresa parceira e, por isso, no último dia do curso vamos realizar a formatura de nossas de nossas alunas para comemorar os resultados desta iniciativa e as conquistas destas mulheres incríveis.

GAROA JAM – GLOBAL SUSTAINABILITY (GRATUITO) – 05 E 06 DE NOVEMBRO – Você vai se conectar a pessoas, descobrir novas ideias e construir um projeto inovador! O Jam acontece em dezenas de cidades espalhadas pelo mundo, onde todos podem participar! Vamos unir pessoas para criar, gerar insights e transformar a inteligência coletiva em inovação pura! Temos 48 horas para entender, observar, definir, idealizar, prototipar e testar. Vamos criar projetos com potencial de se tornarem realidade. Ao final, o mundo todo compartilha as ideias geradas durante o Jam.

HACKATHON LADY PROBLEMS (GRATUITO)– 05 e 06 DE NOVEMBRO: Hackathon para propor soluções que viabilizem maior acesso de mulheres ao mercado de trabalho.

HACKATHONUSP – E-GOVERNANCE5 A 6 DE NOVEMBRO: O HackathonUSP e-Governance focará seus esforços no lema: “criando soluções de ética em pesquisa, transparência e eficiência na gestão pública”. Será um evento focado para alunos da Universidade de São Paulo (USP) que visará gerar soluções efetivas e inovadoras nas áreas propostas. Os projetos vencedores terão a possibilidade de implementar sua solução de maneira efetiva com apoio do Núcleo de Empreendedorismo da USP e parcerias.

HACKERSPACE ITINERANTE – 10 DE NOVEMBRO: (Des)oficinas de Arduino, robôs e circuitos experimentais, além de algumas desplugadas, continuando com uma visita e bate-papo no Garoa Hacker Clube.

HORA DO CÓDIGO NAS ESCOLAS – 7 A 11 DE NOVEMBRO: Com o objetivo de preparar professores para disseminar o ensino da programação ao maior número possível de alunos, o Programaê!, representante da Hora do Código no Brasil e fruto de uma parceria entre Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo realiza, entre os dias 7 e 11 de novembro, a primeira edição da Hora do Código nas Escolas, iniciativa que visa impactar educadores do Ensino Fundamental I e II e mostrar que a tecnologia pode ser uma facilitadora para a educação. Aquecimento para a Hora do Código global, que acontece em dezembro e convida pais, educadores e professores a dedicarem ao menos uma hora de suas vidas à linguagem dos códigos. A ação mobilizará professores de todo o Brasil e com apoio de um hot-site desenvolvido especialmente para a ocasião: o programae.org.br/educador.

HTML5 STUDY GROUP #61 (GRATUITO) – 07 DE NOVEMBRO: Grupo de estudos de Html5.

INOVAÇÃO ABERTA: COMO TRABALHAR COM UMA GRANDE EMPRESA – 9 DE NOVEMBRO: Em meio a uma onda de inovação aberta e inúmeras empresas realizando diversos programas para atrair startups, os empreendedores se perguntam: Qual programa escolher? Onde devemos colocar meus esforços? Qual será a melhor fonte de investimento? O que realmente buscam as grandes corporações? Pensando nisso, realizaremos um encontro com 4 grandes empresas, que investem, aceleram e buscam inovações no mercado, por meio de programas diferentes de inovação aberta. São elas: Telefónica Open Future & Wayra Brasil, inovaBRA do Bradesco, AES e Movile. Empreendedores terão a oportunidade de entender melhor seus programas de inovação e tirar dúvidas sobre os processos abertos.

INOVAÇÃO EM AUDIOVISUAL: PARA ALÉM DA TELEVISÃO E DO YOUTUBE – 9 DE NOVEMBRO: Um painel de discussão sobre os limites da linguagem audiovisual, na forma de modelos de negócio inovadores com 3 startups com diferentes visões do setor (Stayfilm, Cobaia e ProDeaf) e um mediador do meio, Victor Dias da Raven Filmes para explorar a diversidade e as possibilidades de criar e empreender em audiovisual.

INTERNET ABERTA – 11 DE NOVEMBRO: O programa Agentes de Governo Aberto foi implementado pela São Paulo Aberta, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para fomentar ações de Governo Aberto na cidade. Resumo da oficina: O objetivo desta oficina é ensinar o cidadão a usar ferramentas básicas e intermediárias da internet. Afinal, saber navegar online possibilita a interação com diversas esferas de participação que a internet proporciona, sendo possível descobrir conteúdo útil (sites que oferecem cursos e outros materiais essenciais grátis), até fazer parte de fóruns e comunidades com discussões relevantes, tanto para os cidadãos, quanto para a gestão pública.

INTRODUÇÃO AO QGIS – 9 DE NOVEMBRO: O QGIS é um software livre/open source de Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite ao usuário visualizar, editar e analisar dados georreferenciados. Através de exemplos práticos com o software QGIS na sua versão mais recente 2.18 ‘Las Palmas’, o curso é voltado para aqueles que querem aprender como inicializar um projeto neste programa, gerar seus próprios mapas temáticos, e muito mais.

IT FORUM EXPO – 08 e 09 DE NOVEMBRO: O Palco do setor de TI – que integra toda a comunidade de tecnologia e já conta com mais de 40 patrocinadores, 100 palestrantes e espera reunir mais de 4mil profissionais de TI em um ambiente para geração de Conteúdo, Relacionamento e Negócios.

KM BRASIL 2016 – 8 A 10 DE NOVEMBRO: Descrição: Principal evento sobre gestão do conhecimento do Brasil, a 13a. edição do congresso tem como tema “Conhecimento que faz diferença”. Destaques: trilha principal com 4 painéis sobre temas atuais em GC, trilha de casos com 12 iniciativas selecionadas e trilha acadêmica, com 20 artigos científicos, além de novidades, como o Open Space, que terá programação proposta pelos participantes.

LAB 60+ – 03 À 05 DE NOVEMBRO (GRATUITO) – Trabalho, tecnologia, saúde, finanças, mobilidade, autonomia, arte, cultura, lazer, sexualidade, empreendedorismo e outros assuntos estarão na pauta. 58 atividades paralelas para mais de 3.000 participantes. Filmes, palestras, debates com especialistas, um andar com oficinas e experimentações. Pátio com gastronomia. Performances, exposição de fotos, enfim, três dias de celebração da longevidade.

LIVROS NÃO SOMEM, MUDAM 10 DE NOVEMBRO: A Oddball – Creative Coworking trás para a São Paulo Tech Week uma discussão polêmica no mercado de Letras & Publicações sobre a relação de livros, revistas e outras publicações e os meios digitais. No formato de open-talk com startups que estão inovando no mercado, a Ubook, Kidint e o Árvore de livros vão compartilhar opiniões e contar como enxergam a inovação no meio, mediador por Thiago Gringon da Kreakatali.

MAKERFEST BRASIL – 05 E 06 DE NOVEMBRO: parte feira de ciência, parte reunião de uma comunidade, e em parte algo inteiramente novo, MakerFest é um encontro para todas as idades de entusiastas de tecnologia, artesãos, educadores, amadores, engenheiros, clubes de ciência, autores, artistas, estudantes e expositores comerciais. Todos estes “fazedores” vêm à MakerFest para mostrar o que eles têm feito e para compartilhar o que aprenderam

MICROSOFT TECH SUMMIT SÃO PAULO7 A 8 DE NOVEMBRO: Convidamos você para participar do Microsoft Tech Summit, um evento voltado para profissionais de TI e desenvolvedores que conta com mais de 50 sessões técnicas sobre diversos assuntos – desde produtividade e segurança a containers, big data e mais. Você terá acesso direto às pessoas que desenvolvem e administram os serviços de Office 365, Azure e Windows 10. Não perca esta oportunidade!

Mini Hackathon ArraStart – Soluções de Impacto Social: 8 DE NOVEMBRO: O Programa ArraStart –iniciativa da Fundação Telefônica Vivo (Projeto Pense Grande) e do Projeto Arrastão, em parceria com a Uninove, promove para os alunos da universidade a oportunidade de fazer uma rápida trajetória de construção de soluções de impacto social. No mini hackathon, os participantes vão partir para a formação de equipes de trabalho, identificar problemas sociais vividos ou observados pelas equipes (“problemão”), escolher “probleminhas” a serem focados por cada equipe, verificar tecnologias possíveis para apoiar na solução dos “probleminhas”, gerar brainstorm de soluções e, por fim, apresentar as soluções desenhadas numa dinâmica de pitch.

MUNDO API – HACKATHON SP DO FUTURO11 A 13 DE NOVEMBRO: Esta é sua oportunidade de desenvolver um aplicativo mobile que transforme a vida dos moradores de SP! Venha tornar a nossa cidade um lugar melhor! Como vai rolar? Vocês terão 48 horas para desenvolver um aplicativo mobile de acordo com o nosso tema que será revelado apenas no dia!

NANOAVENTURA – 5 A 13 DE NOVEMBRO: Nano é uma palavra que indica uma coisa muito, muito, mas muito pequena! De maneira lúdica e divertida, esta seção passa conceitos de nanociência e nanotecnologia, com muita interatividade, vídeos e jogos eletrônicos.

NANO TRADESHOW – 09 A 11 DE NOVEMBRO: Apresentação de grandes inovações da área de nanotecnologia através da pesquisa aplicada gerando ótimas oportunidades de parcerias e negócios. A feira reunirá fornecedores, instituto e parques tecnológicos, universidades, pesquisadores e a indústria de todo o mundo a fim de impulsionar os negócios e incentivar o investimento em inovação no país. Paralelamente à Nano TradeShow será realizada a Conferência Internacional de Nanotecnologia e Inovação.

NET CODERS – CODING DOJO – 8 DE NOVEMBRO – Coding Dojo Workshop

NEXT MONEY SP – FINTECH SUMMIT – 11 DE NOVEMBRO: Next Money SP – Fintech Summit é um evento global que reunirá 230 pessoas na sede da Telefônica em São Paulo, juntamente com os melhores palestrantes da Amércia Latina, para discutir os assuntos mais quentes sobre Fintech e realizar a etapa Semi-final da competição de Startups FF17. Essa edição é parte da programação da São Paulo Tech Week, o maior festival de tecnologia da América Latina!

NOVOS PARADIGMAS ECONÔMICOS PARA O SÉCULO XXI – O DESIGN COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO – 9 DE NOVEMBRO: Lidia Goldenstein recebe Ellen Kiss Meyerfreund, superintendente de inovação do Itau Unibanco e Charles Bezerra, sócio fundador da Swarms Consultoria para um bate papo sobre o novo papel do design na economia de grandes corporações e grandes nações mundiais.

NUBANK – TECH BUILDING BLOCK – 10 DE NOVEMBRO: O Nubank tem uma parte que nem todo mundo vê. Por trás do roxinho e dos Xpeers, temos uma estrutura incríviel de engenharia de programação que sustenta toda a nossa eficiência, velocidade e crescimento rápido. Quer ser um dos poucos que conhecem esse lado do Nubank?

NORWAY TECH – DATA VISUALISATION AND IMMERSIVE EXPERIENCES 7 DE NOVEMBRO: Especialistas noruegueses e brasileiros se reunirão para palestrar sobre aplicações de Visualização de Dados e Experiências de Imersão na Mídia, Jogos e outras indústrias.

OFICINA DE FRONT-END PARTE 1 – 9 DE NOVEMBRO: Nessa oficina você aprenderá criar uma Landing Page, usando HTML e CSS.

OFICINA DE FRONT-END PARTE 2 – 12 DE NOVEMBRO: Nesse oficina você aprenderá personalizar sua Landing Page, usando Bootstrap.

O MERCADO EM JOGOS DIGITAIS – 9 DE NOVEMBRO: O São Paulo Tech Week na Faculdade Impacta será a oportunidade ideal para quem quer conhecer tecnologia e se ficar atualizado com as novidades da área. O encontro conta com palestras que abordam os principais avanços tecnológicos e oportunidades. O foco desse dia será em conteúdo para futuros desenvolvedores de JOGOS DIGITAIS.

PALESTRA: LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL – QUE DIABOS É ISSO? – 8 DE NOVEMBRO: Essa palestra pretende apresentar para quem não conhece a linguística computacional (LC) e o processamento de linguagem natural (PLN). Vamos falar sobre o que são essas duas coisas e quais as diferenças entre elas. Depois, vou apresentar os principais desafios da área e qual é o estado atual de cada um deles. Por fim, vou apresentar alguns exemplos de aplicações e como elas podem ser úteis no nosso dia a dia.

PITCH – PRÊMIO DE INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS CHAVES9 DE NOVEMBRO: Esta premiação visa reconhecer, gerar notoriedade e chancelar profissionais, empresas e universidades ou instituições que cujas inovações foram desenvolvidas com tecnologias chaves (KET´s – Key Enabling Technologies) sendo capazes de gerar benefícios diretos à indústria e, consequentemente, à sociedade como um todo.

Plus Day CASE – Visita à Startup Farm (gratuito)09 DE NOVEMBRO: Possibilita que empreendedores conheçam o dia a dia da Startup Farm, a aceleradora residente do Campus São Paulo, do Google.

POR DETRÁS DA REDE: MINICURSO SOBRE A ESTRUTURA E GOVERNANÇA DA INTERNET – 7 A 9 DE NOVEMBRO: O InternetLab, em parceria com a ICANN, promoverá um minicurso voltado para a estrutura e a governança da internet.A principal ideia do minicurso, além de garantir ao participante conteúdo preparatório sobre o tema, será o acompanhamento ao vivo da reunião Assembleia Geral Anual da ICANN (57ICANN), que ocorrerá na Índia.

 PROTOTIPANDO SEU GAME COM UNREAL ENGINE 4 – 10 DE NOVEMBRO: Neste workshop nós iremos quebrar a primeira barreira no desenvolvimento de Games, aprender sobre mecânicas de jogos e nos familiarizar com o Unreal Engine 4, ferramenta de criação de games, através de seus Scripts de programação – fica tranquilo que são scripts visuais, não é necessário saber programar com código ;) O Unreal Engine 4 foi utilizado para desenvolver diversos jogos, como o Batman: Return to Arkham (2016) e é um software totalmente gratuito. Pra incentivar a participação, todas as mulheres tem 20% de desconto com o código LETSGOGIRL. Basta inserir na hora da compra no site \o/ O workshop é presencial com o pessoal da Garage227 Studios, desenvolvedores do Shiny – indicado o Melhor Jogo Brasileiro pela Uol Jogos!

ROUND N AROUND – CONFERÊNCIA E WORKSHOP (GRATUITO): Conferência e workshop sobre a bikeability da cidade de São Paulo. Serão apresentados cases de abordagens tanto internacionais como locais para a capacitação dos cidadãos a respeito de temas como o ciclismo, através de meios digitais e dados urbanos, e será realizada uma oficina de criação de protótipos que abordarão questões levantadas em um prévio mapeamento da experiência dos ciclistas na cidade.

SAMSUNG OCEAN (GRATUITO): trata-se de uma série de oficinas realizadas no centro de capacitação tecnológica da Samsung, localizado no Prédio da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

  • A3 – Laboratório de Desenvolvimento de Aplicativos Android & Samsung Mobile SDK – 07 de novembro: Desenvolvimento Android na prática e Samsung Mobile SDK na prática.
  • A4 – Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android & Samsung Mobile SDK – 07 de novembro: introdução ao Android. Ambiente de desenvolvimento, Interfaces Gráficas, Tratamento de Eventos, Persistência de Dados, Intent, Introdução ao Samsung Mobile SDK, Instalação e Configuração, Overview: Gesture, Motion, ImageFilter, S-Pen, Visual View, MultiWindow, Pass.
  • A6 – Android CodeLab de Web Services Criando o projeto – 07 de novembro: configuração do Web Service, Utilização do Google Volley, Tratamento de dados do Web Service, Atividade prática em laboratório.
  • A7 – Android CodeLab de Banco de Dados – 08 de novembro: configuração da Base de Dados, Criação da Base de Dados, Utilização da Base de Dados, Atividade prática em laboratório.
  • A8 – Android CodeLab de GPS & Lista (UI) – 09 de novembro: configuração do acesso ao GPS, Utilização do GPS, Utilizando Listas de Itens, Atividade prática em laboratório.
  • A9 – Android CodeLab de Multithread & Menu (UI) – 10 de novembro: sobre Multithreading: Worker-Thread e AsyncTask, Definição dos Itens de Menu, Implementação do menu Activity, Atividade prática em laboratório.
  • A10 – Android CodeLab de Push & Imagem – 11 de novembro: Oficina sobre utilização de Push Notifications, imagens em Android e Bitmaps, Problemas com Bitmaps, Estratégias para Bitmaps, Processamento de Bitmaps e Imagens.
  • B1 – Fundamentos de Backend – 11 de novembro: Sistemas Distribuídos Arquiteturas Distribuídas – Integração de sistemas – Web Services – Computação na nuvem.
  • Web com Volley. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.sidia.ocean
  • G1 – Introdução aos Jogos Digitais – 09 de novembro: Principais conceitos, Mercado de jogos digitais, Mecanismo de prototipação, Produção de jogos digitais.
  • G2 – Laboratório de Jogos Digitais Utilizando Plataforma Unity – 09 de novembro: prática sobre o desenvolvimento de jogos digitais utilizando a plataforma Unity.
  • W1 – Desenvolvimento de Aplicativos para Wearables I – 08 de novembro Contexto de wearables, Introdução ao Tizen, Ambiente de Desenvolvimento, Criando o Primeiro Projeto – Interfaces Gráficas – Eventos e Tratamento de Dados.
  • W2 – Desenvolvimento de Aplicativos para Wearables II – 08 de novembro: jQuery Mobile, APIs padrão.
  • W3C/HTML5, APIs de extensão Tizen, Comunicação com Celular.

SEMINÁRIO DE INCENTIVO À INOVAÇÃO – 10 DE NOVEMBRO: No dia 10 de novembro, das 8h00 às 17h45, na Universidade Presbiteriana Mackenzie no campus Higienópolis, em São Paulo, acontece a 5° edição do Seminário Nacional de Incentivo à Inovação promovido pelo Instituto Valor e co-realização da universidade.

SEJA EMPREENDEDOR EM TECNOLOGIA! – 9 DE NOVEMBRO: Palestra com apresentação de caso empreendedor com a presença de Eduardo Migliano, CEO da 99Jobs.

SEJA PROTAGONISTA E ACELERE! – 9 DE NOVEMBRO: Palestra sobre protagonismo criativo: navegando os desafios do futuro Daniel Gurgel – Co-Fundador da Polifonia , Pós Graduado pela The Amsterdam School of Creative Leadership Felipe – Diretor de Marketing da ACE , considerada a melhor aceleradora de startups da América Latina

 SILICON DRINKABOUT @DISTRITO POWWERED BY SOL – 11 DE NOVEMBRO:  TODA SEXTA A NOITE em um LUGAR DIFERENTE de São Paulo, o SILICON DRINKABOUT é um meetup/happy hour que reúne a galera ligada a startups, inovação e negócios criativos. O evento nasceu em Londres e hoje está presente em 18 cidades ao redor do mundo, fomentando empreendedorismo e colaboração. Em São Paulo somos 5 organizadores voluntários bem ligados à cena local de startups que vão te ajudar com o melhor networking do ecossistema paulista. Nossa comunidade de empreendedores, criativos e startupers é apoiada por vários parceiros com Plug.co, Yelp, Eventbrite, Cubo Coworking Itau, Enpower Brasil, BeerorCoffe, Rankmyapp entre outros. Junte-se a nós!

SMART DESIGN: ESTÉTICA APLICADA COM EFICIÊNCIA COMERCIAL 12 DE NOVEMBRO: O evento organizado pela Oddball – Creative Coworking trás para a São Paulo Tech Week três startup maduras no mercado (WeDoLogos, Trakto e Taqtile) para discutir em um open-talk, inovação no setor de design e acima disso a inteligência por trás da estética. O painel será mediado pela Carla de Bona, professora da FIESP e da Caelum.

SONHE GRANDE, COMECE PEQUENO ! CASOS DE EMPREENDEDORISMO11 DE NOVEMBRO: Estudo de casos de empreendedorismo com a presença de dois renomados empreendedores brasileiros: Eduardo Chazan, CFO e Founder da HomeRefill – empresa inovadora que revolucionou a forma de se fazer compras e Tatiane Lobato, CEO da Magic Clean Lavanderias e embaixadora da Rede Mulher Empreendedora, Palestrante do TED Ex.

SPEED DATING MAKER – PROTOTIPAGEM, AGILIDADE E COLABORAÇÃO – 8 DE NOVEMBRO: Workshop que impulsiona o entendimento e experimentação de algumas práticas e princípios do universo maker como Prototipagem Rápida, Tipos de Espaço Maker, Desenvolvimento Ágil, Colaborativo e de Baixo Custo. Organizado como um “speed dating”, pequenos grupos irão aprender através de conversas intimistas com makers e entender como funcionam as metodologias e objetos criados a partir do movimento e como este vem se conectando ao mundo corporativo.

SPEED DATING RUNWAY EMBRAER – 10 DE NOVEMBRO: Você tem uma startup? Sua nova empresa tem um produto ou serviço que pode nos ajudar a mudar o mercado aeronático? Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas você acha que pode adaptar seu negócio ao nosso? Então venha conversar conosco, porque realmente queremos ouvir suas ideias de como podemos mudar a nossa forma atual de fazer negócios. E ai, pensou em algo? Se você é um sonhador, um realizador ou um apaixonado por tecnologia exponenciais venha participar com a gente!

STARTUP FARM DAY – 10 DE NOVEMBRO: O Startup Farm Day é um workshop intensivo de um dia promovido pela Startup Farm, maior aceleradora de startups da América Latina, e patrocinado pela IBM. Com ferramentas inovadoras de gestão e empreendedorismo, o programa é cuidadosamente estruturado para auxiliar os participantes a explorar uma ideia de negócio.

STRAIGHT LINES AND CURVES – 9 DE NOVEMBRO: Com a atual taxa de câmbio, expandir o seu negócio para o mercado norte-americanos pode ser uma grande oportunidade de crescimento. Se você já está fazendo negócios lá, ou apenas começando a pensar sobre isso, seu sucesso vai depender de quão bem você entende as diferenças entre a forma como os brasileiros e norte-americanos fazem negócios. Iremos olhar para as diferenças e semelhanças entre brasileiros e norte-americanos e discutir como isso se traduz no ambiente de trabalho. E falar também sobre formas de superar essas diferenças. Venha aprender a arte de fazer negócios com americanos e descubra todo um novo mercado para sua empresa!

TECHTALK INSPER 7 DE NOVEMBRO: O TechTalk tem por objetivo fomentar a discussão sobre temas atuais relacionados a design e tecnologia, promovendo o encontro de entusiastas com especialistas. Nessa edição iremos nos aprofundar no tema Economia Circular: Como podemos gerar capital a partir dos nossos resíduos por meio do redesign de produtos e serviços? Para conduzir a discussão, contamos com a participação de Guilherme Brammer, sócio diretor da empresa Wise Waste, especialista em gestão de resíduos.

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO (GRATUITO): superando desafios e potencializando talentos – a definir: Debate sobre o uso da educação nas escolas, tanto no aperfeiçoamento de professores quanto na metodologia de ensino. Apresentação de boas práticas e sugestões de caminhos para melhorias na educação.

VENTURE CAPITAL EXPO9 A 11 DE NOVEMBRO: A Venture Capital Expo é uma feira internacional de negócios que tem como objetivo reunir as startups, indústria e investidores. Paralelamente à feira serão realizadas palestras, startups também participarão de uma competição através de “pitchs” e concorrerão a prêmios no valor de US$ 120 mil. Nesta edição, espera-se atrair um público de 2000 visitantes e a feira tem a expectativa de movimentar um volume na ordem de R$ 20 milhões em negócios. Mais informações: http://www.vcexpo.com.br/

VISÃO COMPUTACIONAL – 8 DE NOVEMBRO: Neste workshop iremos discutir o que é visão computacional, qual sua relação com processamento de imagens digitais e como podemos utilizar a biblioteca de código aberto OpenCV para realizar algumas tarefas dessa área emergente em Python ou C++, também iremos conhecer alguns exemplos de aplicação desenvolvidos pelo LabProdam.

VISITA GUIADA AO CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – GS1 BRASIL – 7 e 11 DE NOVEMBRO: Você está convidado para conhecer este ambiente inovador que oferece acesso à tecnologia GS1 e às tendências de mercado, além do apoio de um time especializado para compartilhar soluções específicas para cada categoria de negócio.O CIT – Centro de Inovação e Tecnológica da GS1 Brasil é uma referência mundial em conhecimento, capacitação e experiência que vai ampliar suas perspectivas sobre automação, logística e cadeia de suprimentos.

VISUALIZE YOUR WORLD – 9 DE NOVEMBRO – Tomada de decisão orientada por dados. Está no coração das bem sucedidas estratégias de negócios de hoje. Mas a criação de uma organização orientada por dados requer a plataforma analítica correta. A Qlik ajuda as organizações a serem mais ágeis, mais orientada por dados, mais colaborativas.

WEAR FESTIVAL – 8 DE NOVEMBRO: A Roupa do Futuro é tema da 2ª edição do festival WeAr. O evento reúne estilistas e pesquisadores nacionais e internacionais para discutir tecnologia vestível e o futuro da moda. O tema são os wearables, ou vestíveis conectados, que estão mudando a maneira como as pessoas se relacionam com o vestuário. Com discussão sobre o futuro das roupas através de seminário, oficinas hands on, exibição de peças, instalações de realidade virtual e um hackaton (maratona de hackers) que vai construir em dois dias um novo item que poderá ser produzido em escala. O objetivo do WeAR é explorar a interseção da moda com a tecnologia, fortalecer o mercado brasileiro e promover o contato entre makers e estilistas para assim incluir o Brasil como um player forte neste segmento. Ingressos com 20% de desconto até 20 de outubro.

WORKSHOP DE ARDUINO BÁSICO – 8 DE NOVEMBRO: O workshop constitui um curso introdutório sobre o hardware, interface e linguagem de programação Arduino, abordando diferentes técnicas de programação, estrutura de programa e as principais funções básicas, como delays, manipulação dos pinos, leitura do conversor A/D e PWM.

WORKSHOP: LEGO OU QUEBRA CABEÇAS? COMO EMPREENDER COM ALTO IMPACTO – 11 DE NOVEMBRO: Workshop sobre empreendedorismo efectual – com Profº Drº Edson Barbero – Coordenador do centro de empreendedorismo Fecap.

WORKSHOP SOBRE PROTAGONISMO CRIATIVO – 9 DE NOVEMBRO: Workshop sobre protagonismo criativo ministrado por Rafaela Cavalcanti – Gerente da Polifonia.

SPTECH KIDS

 IV CONGRESSO INOVAEDUCA 3.0 – PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO – 7 a 9 DE NOVEMBRO: O IV Congresso Internacional InovaEduca sobre Práticas Inovadoras na Educação é um evento sem similar no Brasil, tratando a inovação do ensino aprendizagem com profundidade e como sempre, trazendo palestras e oficinas práticas que empoderam os educadores. Nesta edição está inovando mais uma vez, com Palestras Interativas, reproduzindo conceitos da Educação 3.0 também no modelo do próprio Congresso. Traremos também especialistas nacionais e internacionais para mediar o conhecimento e trazer suas contribuições como mentores de projetos de sucesso que já estão acontecendo pelo mundo. Voltaremos a buscar educadores para serem os PROTAGONISTAS da troca de experiências, com exclusivos painéis voltados para a prática pedagógica inovadora que realizam em suas instituições.

ARDUINO BRINCANDO – ENTENDENDO PROGRAMAÇÃO COM DIVERSÃO: 10 DE NOVEMBRO: Os educandos jovens do Projeto Arrastão e de Escolas Públicas da Região do Campo Limpo, terão contato lúdico com uma das plataformas de prototipagem abertas mais versáteis do mundo, o Arduino. Serão três horas para desvendar o mundo da programação de modo acessível aos jovens do ensino médio, levando para casa o bastidor de como funciona o mundo da interação eletrônica. O Projeto Arrastão e a Fundação Telefônica Vivo promovem essa oficina com o apoio da GBK Robotics.

ARDUINO & JUVENTUDE – APRENDER FAZENDO NA QUEBRADA (PROJETO ARRASTÃO) – 9 DE NOVEMBRO: Nesta oficina jovens do Centro da Juventude do Projeto Arrastão e de escolas públicas da região do Campo Limpo darão os primeiros passos com arduino. Os jovens irão colocar a mão na massa para aprender a programar, conectar componentes, ler sensores e entradas e atuar em saídas como lâmpadas, LEDS e gerar sons. Serão provocadas reflexões sobre as possíveis aplicações da tecnologia em cases de startups de impacto na realidade das quebradas.

ARRASTA LATA ELETRÔNICA – A EVOLUÇÃO MAKER DO SOM (PROJETO ARRASTÃO): 9 DE NOVEMBRO: O grupo de percussão Arrasta Lata (Projeto Arrastão | Campo Limpo) alia linguagem musical à conscientização ambiental. Nessa oficina, promovida pelo Projeto Arrastão e a Fundação Telefônica Vivo, o grupo traz uma novidade eletrônica para suas latinhas. As crianças e adolescentes da organização vão misturar sua famosa sensibilidade rítmica à eletrônica. Será um encontro mão na massa para construção de instrumentos que geram som, luzes e o que mais a imaginação criar aliada à tecnologia.

CIRCUITO FUTURA CODE – 10 DE NOVEMBRO: Visitação guiada com oficinas e workshops para Pais e Alunos.

CRIAÇÃO DE GAMES 2D – 5 A 13 DE NOVEMBRO: Nesta oficina, os alunos irão aprender a criar um jogo 2D, utilizando uma ferramenta profissional de desenvolvimento de games. Evento ocorrerá em diversas localidades.

DANTE INCIÊNCIA – 20ª FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – 05 DE NOVEMBRO (GRATUITO): momento de divulgação dos trabalhos de investigação científica de aproximadamente 2.100 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com público estimado de visitantes de 5 mil pessoas. A mostra bienal de projetos de ciências é a oportunidade para se conhecerem a criatividade, a reflexão, o aprofundamento e a metodologia científica com que os alunos se ocuparam durante meses de trabalho em suas pesquisas científicas.

EVENTO PORVIR – ENCONTRO APRENDIZAGEM MÃO NA MASSA – 10 DE NOVEMBRO: Encontro com especialistas sobre Aprendizagem Mão na Massa.

EXPO LUG BRASIL 2016 – 12 DE NOVEMBRO: Exposição de criações feitas com peças de LEGO®, construídas por membros do LUG Brasil. Em 2016 será a 6ª edição do evento, que é gratuito e contará com mais de 20 estações distribuídas em cerca de 1.000m².

LANÇAMENTO DO GAME: CALL OF DUTY IW – 05 DE NOVEMBRO: Lançamento do Game: “Call of Duty IW” – Demonstração de jogo.

MAKERFEST (ENGENHO MAKER) – 06 DE NOVEMBRO: Cursos, oficinas e competição com Eletrônica e Robótica, para crianças e jovens de 6 a 18 anos.

OFICINA MAKER – CRIE SEU ROBOZINHO (ROBOTA EDUCACIONAL) – 10 DE NOVEMBRO:Crie seu robozinho

OFICINA DE MINECRAFT MODDING – HAPPY CODE – 5, 8 DE NOVEMBRO: Os alunos aprendem as habilidades de programação usando o seu jogo favorito. Juntos, os alunos trabalham em um servidor exclusivo, aprimorando e criando seus próprios blocos, itens e mods do Minecraft com a linguagem de programação Java. Evento ocorrerá em diversas localidades.

OFICINA DE QUADRINHOS COM O INSTITUTO HQ – 5 A 7 DE NOVEMBRO: Oficina de Quadrinhos com o Instituto HQ, com o Leandro Casco e Guilherme Raffide.

PROGRAMAÇÃO NO MINECRAFT – 5 A 13 de NOVEMBRO: Nesta oficina, os alunos irão conceitos básicos de programação, dentro do Minecraft, por meio da programação de um robô construtor. Evento ocorrerá em diversas localidades.

PROGRAMAÇÃO E CRIAÇÃO DE JOGOS – ROBOTA EDUCACIONAL – 9 DE NOVEMBRO: Programação e criação de jogos.