Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) realiza a CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo que é um dos eventos mais importantes para o ecossistema de toda a América Latina. Segundo os organizadores, a edição 2016 reuniu em São Paulo mais de 3 mil pessoas, entre empreendedores, investidores e os principais players do mercado de startup do Brasil.

Durante os dias 7 e 8, foram mais de 40 horas de conteúdo de palestras e inúmeros debates que tinham o objetivo de estimular networking e matchmaking entre os participantes. 17 caravanas de todo o Brasil estiveram presentes para acompanhar apresentações de mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, todos especialistas em áreas-chave para os empreendedores presentes. As palestras foram divididas em quatro grandes blocos temáticos: Vendas, Internacionalização, Gestão de Produtos e Captação de Investimentos.

Além das áreas reservadas para as apresentações dos dois dias, o público pode conferir a íntegra do evento online, por meio de streaming pela plataforma da Netshow.me. As palestras também tiveram tradução simultânea para inglês, português e libras.

img_3275

Investimento-Anjo

Um dos temas mais discutidos no evento foi o cenário de investimento-anjo no Brasil. Isso porque no fim de outubro foi sancionada a Lei Complementar 155, que alterou as regras do regime do Simples Nacional e regulamentou a atuação do investidor-anjo no País.

De acordo com o deputado Otávio Leite, autor do Projeto de Lei Complementar, a medida é um divisor de águas para o empreendedorismo no Brasil, uma vez que os artigos 61-A até 61-D da Lei visam incentivar o investimento-anjo e diminuir os riscos desta atividade. “Ela (a lei) cria uma retaguarda jurídica que permite que os anjos sejam muito mais atraídos a aportarem capital em boas ideias. A consequência disso é o desenvolvimento do ecossistema”, diz.

“É convivendo dentro deste ambiente empreendedor que nós vamos aprendendo as necessidades das startups para fazermos com que a regra brasileira seja a melhor possível para estas empresas”, completa o deputado.

Abaixo, deputado Otávio Leite, autor da proposta de Lei Complementar do Investidor-Anjo, fala sobre o assunto. Assista:

Quem também falou ao STARTUPI sobre investimento-anjo foi Camila Farani, presidente do Gávea Angels, cofundadora do MIA, partner do DealMatch e eleita pelo Startup Awards a melhor investidora-anjo do Brasil em 2016. Camila Farani  destaca o que é mais relevante para o investidor-anjo na hora de realizar um aporte. 

Completando o assunto, Pedro Sorrentino, do Founders Club, traz uma visão internacional sobre como está o cenário de investimento-anjo no Brasil e o que é preciso para que esta prática cresça ainda mais. Confira as dicas para quem está começando a trilhar o caminho do investimento-anjo.

Palestras

O evento esteve recheado de conteúdo relevante e de qualidade para os presentes. Dentre os principais nomes do evento, selecionamos representantes de empresas como VivaReal, Nubank, Telefônica, Contentools, Movile, MaxMilhas, Amazon Web Services e Intuit para conversarem com o STARTUPI e falarem sobre tópicos que vão desde a utilização de Lean Content Marketing até um overview do cenário de corporate venture no Brasil.

Abaixo, Renato Valente, da Wayra, fala sobre como está o mercado de corporate venture no País, assista:

Fabrício Bloisi, da Movile, fala sobre a importância de um evento como o CASE para os empreendedores do País e se estamos próximos de encontrarmos o primeiro unicórnio nacional, confira:

A Amazon Web Services também esteve presente no evento. André Nazaré, gerente de desenvolvimento de negócios da AWS, fala sobre como as startups podem se beneficiar das soluções da companhia, veja:

Você sabe o que é Lean Content Marketing? Raissa Fernanda, da Contentools, fala sobre como entregar ao cliente da sua startup mais conteúdo, mesmo com budget reduzido, entenda mais:

O ecossistema empreendedor está em constante evolução e aprimoramento, se tornando mais sólido e rico a cada dia. Para falar sobre o constante crescimento do mercado, André Macedo, fundador da ZeroPaper e country manager da Intuit no Brasil, conversou com o STARTUPI, confira:

Recentemente a Nubank, startup brasileira, foi eleita uma das 100 Fintechs mais inovadoras do mundo. Gabriela Rojas, gerente de produto da startup, explica como a empresa conseguiu alcançar um marco tão relevante:

Startup Awards – Santa Catarina é destaque na noite de premiação mais aguardada do ecossistema

E finalmente chegou a data de uma das premiações mais importantes do mercado. Na noite do último dia do CASE foram revelados os vencedores das 12 categorias do prêmio. O maior destaque da noite foi o ecossistema de Santa Catarina, vencedor cinco categorias do Startup Awards  (mentor, assessoria de imprensa, universidade, comunidade e aceleradora), além de ser tema da reportagem vencedora do ano.

Confira os vencedores:

Melhor Mentor: Rafael Assunção
Melhor Assessoria Jurídica: Natalie Witte
Melhor Assessoria de Imprensa: Dialetto
Melhor Reportagem: “São Paulo e Florianópolis são melhores para empreender”, da Revista Exame
Melhor Coworking: Google Campus
Melhor Equipe Fundadora: Méliuz
Melhor Fundo de Investimento: Monashees
Melhor Universidade para Empreendedores: UFSC
Melhor Comunidade de Startups: Startup SC
Melhor Investidor-Anjo: Camila Farani
Melhor Aceleradora: InovAtiva
Startup do Ano: Méliuz

Startup vencedora

Encerrando a noite, Amure Pinho da ABStartups faz um convite especial aos leitores do Startupi, confira abaixo:

Quer saber mais sobre o que acontece de importante no ecossistema de Startups brasileiro e na SP Tech Week 2016? Fique ligado e acompanhe o Startupi.